6 exemplos de currículos criativos

Num mercado de trabalho competitivo, nem sempre é fácil destacar-se. Deixe-se guiar por estes exemplos de currículos criativos.

6 exemplos de currículos criativos
Ideias originais para inspirar o seu CV

Quão importante é um currículo na procura de emprego? Não é tudo, é certo. Mas é a partir dele que os recrutadores formulam a sua primeira opinião sobre um candidato. Por isso, ter um currículo criativo pode ser a diferença entre conseguir ou não aquela oportunidade de emprego com a qual anda a sonhar.

Currículos criativos não servem em todos os casos, mas em algumas áreas, mais ligadas ao design, às indústrias criativas ou ao marketing, entre outras, podem ser uma boa forma de mostrar o seu potencial para assumir determinadas funções numa empresa. Claro que, em profissões mais formais, ligadas por exemplo à advocacia ou economia, este tipo de modelos já não fará tanto sentido.

Porque sabemos que chamar a atenção para o nosso currículo não é uma tarefa fácil, deixamos-lhe estes 6 exemplos de currículos criativos para o ajudar. Inspire-se!

Exemplo de currículos criativos e originais

1. O pacote de leite

cv-caixa-de-leite

Miguel Rato é art director e designer. Quando andava à procura de emprego, decidiu colocar o seu currículo num pacote de leite que enviou às agências dentro de uma “Lunch Box” criativa.

As suas caraterísticas eram realçadas nos ingredientes. Por exemplo, tinha “muitas calorias” no que toca a Photoshop, mas só “médias calorias” em HTML e CSS. A mensagem passou.

2. Uma caixa de chocolates

cv-chocolates

Também foi com comida que Rob Jervis cumpriu o seu objetivo. Depois de ter enviado dezenas de emails e ter recebido resposta de apenas duas ou três empresas, decidiu redesenhar o currículo. Transformou-o numa caixa de chocolates e aprendeu a fazer alguns que enviou lá dentro. Recebeu uma proposta para um estágio remunerado e conseguiu depois um emprego na mesma empresa.

3. Um livro

cv-livro

Lucia Paul foi por um caminho diferente mas não menos original. Transformou o seu currículo numa mostra das suas capacidades na área da ilustração criando um livro cheio de pormenores criativos. Hoje trabalha com grandes marcas.

4. Um jogo

cv-jogos

Para captar a atenção dos empregadores, uma designer criou um jogo, chamado “The game of design”, com direito a dados, instruções e cartões sobre pesquisa, clientes, comunicação e composição.

5. Uma animação

cv-animacao

Um currículo animado que salientou as principais coisas que os empregadores deveriam saber sobre ela – e em menos de um minuto. Esta foi a opção criativa de Livia Natalie.

6. Um vídeo

Com uma opção idêntica em formato, mas diferente em conceito, Miguel Durão também conseguiu muitas entrevistas e, depois delas, um emprego.

Na tentativa de chamar a atenção de várias agências, o português elaborou um vídeo sobre a namorada Erika, elogiando a sua beleza, o facto de ser uma profissional com credenciais e de também ser sensível e fazer voluntariado. Mas o que isto diz sobre o Miguel? Diz que ele é criativo e ousado.

Veja também: