AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Curso de treinador de futebol: guia essencial

Saiba o que diz o Programa Nacional de Formação de Treinadores sobre o acesso ao curso de treinador de futebol e de outras modalidades.

Curso de treinador de futebol: guia essencial
Conheça os requisitos a cumprir

Quer ser o próximo Mourinho? Vai ter que começar por algum lado e, sobretudo, vai precisar de ter um curso de treinador de futebol.

A função de treinador é, cada vez mais, exigente e complexa. Para tirar um curso de treinador de desporto, incluindo um curso de treinador de futebol, é preciso possuir alguns requisitos, desde ter idade a habilitações escolares mínimas. E isso muda de acordo com os diferentes graus de formação.

A definição das normas de acesso aos cursos, dos requisitos exigidos às entidades que os vão ministrar, as normas de funcionamento, organização, avaliação e certificação estão previstas no Programa Nacional de Formação de Treinadores.

O Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ, IP) é a entidade certificadora no âmbito do desporto e as entidades formadoras são sobretudo as federações desportivas.


Qual a idade para tirar um curso de treinador de futebol?

A idade mínima é sempre de 18 anos, mas depois há outras formalidades a cumprir, de acordo com o grau do curso. Isto é válido não só para o curso de treinador de futebol, mas também para todas as outras modalidades.

Cursos de Treinadores de Grau I
  • 18 anos à data da emissão do Diploma de Qualificações requisitos específicos da modalidade, quando exigido pela respetiva federação desportiva; 
  • Escolaridade mínima obrigatória (12.º ano) à data de emissão do Diploma de Qualificações.

Cursos de Treinadores de Grau II
  • Todos os critérios anteriores e ainda desempenho efetivo de um ano (mínimo) de exercício profissional da função de treinador da modalidade de grau I.

Cursos de Treinadores de Grau III
  • Tem ainda que ser detentor do Título Profissional de Treinador/a de Desporto da Modalidade de Grau II e ter um exercício profissional da função de treinador da modalidade de Grau II de, no mínimo, dois anos.

Cursos de Treinadores de Grau IV
  • Ter curso de Grau III e exercer a função de Treinador desse grau há pelo menos três anos e ter concretizado o Plano Anual de Formação Contínua (aplicado aos Treinadores de Grau III) nos termos da lei.



Como é que funciona um curso de treinador de desporto?

São, como já percebeu, estruturados em torno das crescentes responsabilidades e competências através de graus. Além disso, têm três componentes:
  1. Formação geral – que visa proporcionar o desenvolvimento de competências de caráter transdisciplinar e transversal, na área das ciências do desporto, sendo comum a todos os cursos de treinadores de desporto.
  2. Formação Específica – que vai dotar os formandos de competências específicas da modalidade, como é o caso do curso de treinador de futebol.
  3. Formação Prática (estágio) – supervisionada, que lhe vai permitir pôr em contexto real de treino aquilo que aprendeu.



Quem são as entidades formadoras?

No âmbito do Plano Nacional de Formação de Treinadores surgem como entidades formadoras:
  • As federações desportivas (com estatuto de utilidade pública desportiva);
  • Instituições de ensino superior (Universitário e Politécnico);
  • Rede de entidades formadoras do Sistema Nacional de Qualificações, como centros para a qualificação e ensino profissional; estabelecimentos de ensino básico e secundário do Ministério da Educação e da Ciência; centros de formação profissional do IEFP; escolas profissionais; e estabelecimentos de ensino particular e cooperativo; entre outros.

Veja também: