Onde encontrar oficinas e cursos de escrita criativa

Saiba o que é a escrita criativa e conheça 4 instituições que disponibilizam cursos e oficinas nesta área.

Onde encontrar oficinas e cursos de escrita criativa
Aulas presenciais e à distância em escrita criativa

A expressão «escrita criativa» é geralmente utilizada para designar qualquer produção literária, ou seja, a escrita de textos narrativos (onde podemos incluir as fábulas, os romances, as epopeias, os contos, as novelas ou as crónicas), textos líricos (como odes, sonetos, hinos, canções ou elegias) e textos dramáticos (que integram as comédias, as tragédias, as farsas, os autos ou as sátiras).

Além disso, a escrita criativa também se refere à disciplina ou área do saber que se dedica ao estudo de diferentes técnicas de escrita, geralmente trabalhadas em oficinas ou cursos, quer com formação presencial quer através do ensino a distância. Nas últimas décadas, inúmeras instituições têm organizado cursos de escrita criativa, com objetivos diversos.
 

A escrita criativa e a escrita técnica

Tradicionalmente, os géneros jornalísticos não são considerados escrita criativa: textos informativos (como as notícias, as reportagens, as entrevistas, os inquéritos) e os textos opinativos (onde podemos incluir os artigos de opinião, os artigos de análise, os editoriais ou os comentários) — embora nem sempre seja fácil estabelecer a fronteira entre o que é, de facto, escrita criativa em alguns textos do género jornalístico, como as crónicas, por exemplo.

Os textos académicos também não integram, habitualmente, o campo da escrita criativa (artigos científicos, relatórios técnicos, comunicações em conferências, teses de mestrado e doutoramento, recensões críticas). Mas há um conjunto de competências colocadas em prática na redação de qualquer texto, literário ou não literário.

Por isso, publicitários, guionistas de cinema e televisão, produtores de conteúdos, criativos, comunicadores, freelancers, professores e alunos — entre tantos outros profissionais que trabalham direta ou indiretamente nos domínios das línguas, das culturas e das literaturas — encontram muitos benefícios na escrita criativa e no desenvolvimento de técnicas de escrita.
 


Onde encontrar oficinas e cursos de escrita criativa?

Há workshops e cursos de escrita criativa um pouco por todo o país, organizados e orientados em bibliotecas, cafés literários, instituições de ensino, livrarias, feiras do livro, festivais literários e em muitos outros locais. Escolhemos 4 instituições que disponibilizam, com alguma regularidade, cursos de escrita criativa.
 

1. EC.ON – Escola de Escritas / Escrita Criativa Online

A plataforma da EC.ON disponibiliza, sobretudo em regime e-Learning (embora também proporcione formação presencial), um conjunto de cursos na área da escrita criativa. Há seminários de escrita ficcional, oficinas de experiência estética e poesia contemporânea, cursos de guionismo, escrita criativa para jornalismo e publicidade, entre outras opções.
 

2. Escrever Escrever

Situada na Rua do Alecrim, em Lisboa, a Escrever Escrever orienta um conjunto de cursos especializados na área da escrita: formação sobre a língua portuguesa e o acordo ortográfico, escrita criativa (em português e inglês), escrita em contexto empresarial (assessoria de imprensa), revisão de textos, escrita académica e literária, escrita para cinema e televisão, oficinas para crianças e jovens, escrita para redes sociais e publicidade.
 

3. Academia Zona Verde

Esta empresa de formação e consultoria, localizada em Santa Maria da Feira, dinamiza com alguma regularidade workshops de escrita criativa, para além de outras propostas. Estes workshops destinam-se a qualquer profissional ou estudante que esteja interessado em desenvolver competências específicas nesta área e na arte de comunicar.
 

4. Universidade Aberta

A Universidade Aberta também disponibiliza, regularmente, cursos de escrita criativa. Com sessões teórico-práticas, ideais para exercitar as capacidades de imaginação, de trabalho e de espírito crítico. Os formandos recebem, geralmente, excertos de obras literárias para reflexão e análise, desenvolvem exercícios de escrita e enriquecem os seus conhecimentos na área das Humanidades.

Veja também: