AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Tudo sobre os CET - Cursos de Especialização Tecnológica

Cursos de Especialização Tecnológica: uma opção de estudos que permite fazer um curso na universidade sem tirar a licenciatura.

Tudo sobre os CET - Cursos de Especialização Tecnológica
Informações úteis sobre os Cursos de Especialização Tecnológica

Os Cursos de Especialização Tecnológica são cursos de um ano e meio para todas as pessoas que tenham concluído o ensino secundário e queiram estudar mais, sem no entanto quererem fazer uma licenciatura ou mestrado integrado completos. Saiba tudo sobre esta opção de formação!


Informações úteis sobre os Cursos de Especialização Tecnológica

O que são?

O Curso de Especialização Tecnológica (CET) é uma formação pós-secundária não superior que confere qualificação profissional de nível 5, de acordo com a Portaria n.º 782/2009, de 23 de Julho, que define os níveis de qualificação de acordo com o Quadro Nacional de Qualificações.



Quais as suas características?

Este tipo de qualificação profissional é obtido através da conjugação de uma formação secundária, geral ou profissional, com uma formação técnica pós-secundária, e caracteriza-se por:
  • Ser uma formação técnica de alto nível; 
  • Resultar numa qualificação que inclui conhecimentos e capacidades de nível superior; 
  • Não exigir, em geral, o domínio dos fundamentos científicos das diferentes áreas em causa; 
  • Adquirir capacidades e conhecimentos que permitam, através deles assumir, de forma geralmente autónoma ou de forma independente, responsabilidades de concepção e ou de direcção e ou de gestão.



Para quem?

Podem candidatar-se à inscrição num Curso de Especialização Tecnológica:
  • Os titulares de um curso secundário ou de habilitação legalmente equivalente; 
  • Os que, tendo obtido aprovação em todas as disciplinas dos 10.º e 11.º, e tendo estado inscritos no 12.º ano de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente, não o tenham concluído;
  • Os titulares de uma qualificação profissional do nível 3;
  • Os titulares de um diploma de especialização tecnológica ou de um grau ou diploma de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional.

Podem igualmente candidatar-se à inscrição num CET num estabelecimento de ensino superior os indivíduos com idade igual ou superior a 23 anos, aos quais, com base na experiência, aquele reconheça capacidades e competências que os qualificam para o ingresso no CET em causa.



Quais as áreas de formação?

Os Cursos de Especialização Tecnológica estruturam-se em três componentes distintas de formação:
  1. Científica
  2. Tecnológica
  3. Formação em contexto de trabalho
Tal significa que todos os CET, independentemente da área de formação, compreendem a realização de um estágio em contexto real de trabalho.

Os Cursos de Especialização Tecnológica podem ser lecionados em estabelecimentos do Ensino Superior, Universitário ou Politécnico, ou em centros de formação ou escolas. A qualificação obtida é a mesma, independentemente do estabelecimento em que frequentar o seu curso!

Para saber quais as áreas de formação disponíveis, deverá consultar a lista de CET no ensino superior e no ensino não superior. Depois, deverá contactar diretamente o estabelecimento de ensino em que o curso da sua preferência é lecionado para poder fazer a sua inscrição.



Qual a qualificação obtida?

À conclusão de um CET com aprovação em todas as unidades de formação é atribuído um Diploma de Especialização Tecnológica. Obtém-se a qualificação profissional de nível 5, ou seja, uma qualificação intermédia, de nível superior à conferida pelo Ensino Secundário (nível 4), mas inferior à concedida pela licenciatura (nível 6).



Tem custos?

Sim. Geralmente, a frequência de um CET tem custos para o estudante. Se o curso for frequentado num estabelecimento do ensino superior, os custos são aproximados do valor de uma propina anual de uma licenciatura ou mestrado integrado.



Onde procurar mais informação?

No site da Direção Geral do Ensino Superior encontra mais informações sobre estes cursos.

Veja também: