7 locais para fazer cursos de primeiros socorros grátis

Conheça locais, de norte a sul do país, onde pode frequentar cursos de primeiros socorros grátis, presencialmente ou online.

7 locais para fazer cursos de primeiros socorros grátis
Onde fazer cursos de primeiros socorros grátis

Os primeiros socorros são uma forma simples de salvar vidas e de motivação para a prevenção de acidentes. Todos nós devíamos possuir conhecimentos de primeiros socorros, pois ninguém está livre de precisar de prestar assistência a uma pessoa em dificuldades. Talvez não saiba, mas nem todos os cursos de primeiros socorros são pagos. Vamos conhecer alguns dos cursos de primeiros socorros grátis existentes.

Cursos de primeiros socorros grátis: porquê e onde fazer


Os primeiros socorros são o auxílio imediato prestado em termos de assistência médica a alguém que adoeceu repentinamente ou se encontra ferida, devido a um acidente, até à chegada de ajuda profissional.

Conhecimentos elementares

Saber o suporte básico de vida, saber o que fazer em caso de paragem cardiorrespiratória, saber desengasgar alguém, saber o que fazer em caso de hemorragia, queimaduras, intoxicações, etc., são as principais competências que se podem adquirir nos cursos de primeiros socorros grátis.

Situações mais frequentes de assistência médica em primeiros socorros

Alguns exemplos de acidentes que ocorrem e precisam dos primeiros socorros são: choque elétrico, envenenamento, queimadura, asfixia, picada de cobra, enfarte, sangramento e fraturas.

primeiros socorros

Centros de formação com cursos de primeiros socorros


Atualmente, existe a possibilidade de fazer estas formações online e presencialmente, de forma gratuita. Conheça algumas das entidades formadoras.

Porto

No Porto e em Vila Nova de Gaia, a UrbanForm – Gestão de Formação irá dar início, em outubro de 2017, a uma Formação Modular Financiada em primeiros socorros, com subsídio de alimentação. Solicite a ficha de pré-inscrição através do e-mail [email protected].

Caldas da Rainha

O Cencal abriu um curso de primeiros socorros grátis, com duração de 25 horas, às segundas e quartas das 20 às 23 horas. Irá decorrer de 6 de novembro até 4 de dezembro de 2017. Os destinatários são: profissionais de PME’s e funcionários públicos, com habilitações escolares não inferiores ao 9º ano e desempregados com habilitações escolares não inferiores ao 12º ano.

No entanto, poderão vir a ser admitidos desempregados com habilitações iguais ou superiores ao 9º ano, em caso de vagas não preenchidas com os candidatos preferenciais com o 12º ano. Mais informações através do email [email protected].

Lisboa

A Competir disponibiliza, ocasionalmente, cursos de primeiros socorros grátis. Atualmente, decorre um curso de primeiros socorros destinado à população de ativos empregados. Informe-se! A inscrição poderá ser realizada através deste link.

Os objetivos desta formação passam por identificar os diferentes tipos de acidentes, reconhecer o serviço nacional de proteção civil, reconhecer a importância da prevenção de acidentes e de doenças profissionais.

Faro

Estão abertas as inscrições para formação modular certificada em Faro – Ano 2017 na àrea de primeiros socorros. Local das formações: Serviço de Formação Profissional de Faro (Areal Gordo).

Viseu

A Entre Desafios disponibiliza um curso de primeiros socorros grátis, com a designação “Primeiros socorros – tipos de acidentes e formas de atuação”, com duração de 50 horas. A pré-inscrição poderá ser feita aqui.

Matosinhos

Com início a 11 de outubro de 2017 e a decorrer às segundas e quartas, entre as 19 e 23 horas, a Portalinforma disponibilizará um curso de primeiros socorros grátis. É destinado a empregados (desde que tenham no mínimo o 6º ano) e também desempregados (desde que tenham no mínimo o 12º ano) – os quais terão direito a subsídio de refeição. Solicite informações através do email [email protected].

Cursos online

Poderá também fazer um curso de primeiros socorros online. No site First Aid For Free basta registar-se e terá acesso a um curso totalmente gratuito.

Veja também: