AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

O essencial sobre os cursos EFA financiados

Saiba o que são os cursos EFA financiados, a quem se destinam, como estão organizados e que tipo de certificação conferem.

O essencial sobre os cursos EFA financiados
Educação e Formação de Adultos

Os cursos que integram a Educação e Formação de Adultos (Cursos EFA) são uma das várias modalidades de formação destinada a adultos que procuram melhorar e aperfeiçoar as suas qualificações.
 

Cursos EFA financiados: as perguntas mais frequentes


Quem pode frequentar estes cursos?

Os candidatos que pretendam concluir o 1º, o 2º ou o 3º ciclo do Ensino Básico devem ter idade igual ou superior a 18 anos para poderem frequentar um curso de Educação e Formação de Adultos. No entanto, excecionalmente, há a possibilidade de integração de formandos com idade inferior a 18 anos, se entretanto estiverem já inseridos no mercado de trabalho.

Para os candidatos que pretendam completar o Ensino Secundário, a idade deve ser igual ou superior a 23 anos.

Desta forma, os cursos EFA financiados destinam-se a todos os que pretendam obter uma determinada certificação profissional.
 


O que são os cursos EFA financiados?

São cursos que conferem aos candidatos a possibilidade de concluir um ciclo de estudos, adquirindo assim habilitações escolares, bem como competências profissionais.

Concluir com aproveitamento um curso EFA pode ter como principais objetivos a inserção do candidato no mercado de trabalho, ou a sua reinserção, assim como facilitar uma reconversão profissional ou uma progressão na carreira.

Os cursos EFA podem ser implementados e organizados por Centros de Formação Profissional do IEFP, por estabelecimentos do ensino público, do ensino particular ou cooperativo, assim como por tantas outras entidades formadoras devidamente acreditadas, um pouco por todo o país.
 


Como estão organizados?

Cada entidade formadora procede a um diagnóstico inicial e individual de forma a encaminhar o candidato para um determinado percurso de formação, que seja do seu interesse.

Os cursos EFA são compostos por uma formação de base e por uma formação tecnológica, embora possam ser constituídos apenas por uma delas. Integram vários módulos, com uma carga horária que pode abranger, por exemplo, as 25 ou as 50 horas por cada UFCD (Unidade de Formação de Curta Duração). Cada módulo, cujo referencial integra o Catálogo Nacional de Qualificações, irá trabalhar competências específicas.

Para os cursos EFA do nível básico, os formandos expõem as competências que adquiriram através do processo reflexivo “Aprender com autonomia”. Para os cursos EFA de nível secundário, cria-se um “Portefólio reflexivo de aprendizagens”.
 


Que tipo de certificação conferem?

Os cursos EFA podem conferir uma certificação escolar, uma certificação profissional ou então uma dupla certificação (ou seja, escolar e profissional). Assim, todos os candidatos que concluam, com aproveitamento, a totalidade de um determinado curso EFA irão receber o seu respetivo Certificado de Qualificações.

Os candidatos que, porventura, não concluírem a totalidade do curso EFA poderão registar numa caderneta individual as UFCD (Unidades de Formação de Curta Duração) em que obtiveram aproveitamento.

Veja também: