Publicidade:

6 cursos de escrita criativa

Saiba o que é e conheça 6 instituições que disponibilizam oficinas e cursos de escrita criativa. Aposte nesta formação.

6 cursos de escrita criativa
Saiba onde pode frequentar um curso ou oficina de escrita criativa

Vamos descobrir o que é e onde pode frequentar oficinas e cursos de escrita criativa?

A escrita criativa refere-se à produção de textos originais, do género narrativo, lírico ou dramático. Os cursos ou oficinas que se debruçam sobre a escrita criativa têm como objetivo transmitir, a todos aqueles que os frequentam, conhecimentos e técnicas de redação de textos deste tipo. Podem ser cursos e oficinas presenciais ou, em alternativa, à distância, e têm sido alvo de uma procura crescente por parte do público interessado, nos últimos anos.

A escrita criativa e a escrita técnica


Tradicionalmente, os géneros jornalísticos não são considerados escrita criativa. São eles textos informativos (como as notícias, as reportagens, as entrevistas, os inquéritos) e os textos opinativos (onde podemos incluir os artigos de opinião, os artigos de análise, os editoriais ou os comentários) — embora nem sempre seja fácil estabelecer a fronteira entre o que é, de facto, escrita criativa em alguns textos do género jornalístico, como as crónicas, por exemplo.

Os textos académicos também não integram, habitualmente, o campo da escrita criativa (artigos científicos, relatórios técnicos, comunicações em conferências, teses de mestrado e doutoramento, recensões críticas). Mas há um conjunto de competências colocadas em prática na redação de qualquer texto, literário ou não literário.

Por isso, publicitários, guionistas de cinema e televisão, produtores de conteúdos, criativos, comunicadores, freelancers, professores e alunos — entre tantos outros profissionais que trabalham direta ou indiretamente nos domínios das línguas, das culturas e das literaturas — encontram muitos benefícios na escrita criativa e no desenvolvimento de técnicas de escrita.

Onde encontrar oficinas e cursos de escrita criativa?


cursos de oficina criativa

1. EC.CON – Escola de Escritas

A plataforma da EC.ON disponibiliza, em regime e-Learning ou presencial, um conjunto de cursos na área da escrita criativa. Assim, aqui poderá encontrar seminários de escrita ficcional, oficinas de experiência estética e poesia contemporânea, cursos de guionismo, escrita criativa para jornalismo e publicidade, entre várias outras opções.

Ver curso >>

2. Escrever Escrever

Situada na Rua do Alecrim, em Lisboa, a Escrever Escrever disponibiliza vários cursos especializados na área da escrita, desde formação sobre a língua portuguesa e o acordo ortográfico, escrita criativa (em português e inglês), escrita em contexto empresarial (assessoria de imprensa), revisão de textos, escrita académica e literária, escrita para cinema e televisão, oficinas para crianças e jovens, escrita para redes sociais, e ainda texto publicitário.

Ver curso >>

3. Academia Zona Verde

A Academia Zona Verde é uma empresa de formação e consultoria, localizada em Santa Maria da Feira, que dinamiza, com alguma regularidade, workshops de escrita criativa, além de outros. Este tipo de oficinas destina-se a qualquer profissional ou estudante que esteja interessado em desenvolver competências específicas nesta área e desenvolver competências de comunicação.

Ver curso >>

4. Universidade Aberta

A Universidade Aberta, instituição de renome no ensino à distância, costuma disponibilizar, regularmente, cursos de escrita criativa, incluindo sessões teórico-práticas, ideais para exercitar as capacidades de imaginação, de trabalho e de espírito crítico. Os formandos recebem, geralmente, excertos de obras literárias para reflexão e análise, desenvolvem exercícios de escrita e enriquecem os seus conhecimentos na área das Humanidades.

Ver curso >>

5. Oficina de Criação de Obra, de Pedro Chagas Freitas

Nesta oficina, poderá escrever o seu livro com acompanhamento individualizado, desde a ideia inicial até à edição da obra. Poderá também publicar o seu livro de seguida. Terá coordenação direta do aclamado escritor Pedro Chagas Freitas. As inscrições são limitadas.

Ver curso >>

6. Curso Superior em Escrita Criativa, pela University of Technology, de Sidney

Este é um curso internacional, com excelente reputação. Os alunos desenvolvem um conjunto de conhecimentos estéticos de escrita e aprendem a pensar criativamente e criticamente sobre o mundo cultural e a querer contribuir para o mesmo. Para quem deseja ir longe internacionalmente, no mundo da escrita, e tem condições financeiras para tal, será uma excelente opção investir neste curso superior.

Ver curso >>

Estas são as propostas que lhe apresentamos sobre escrita criativa. Aproveite os cursos e oficinas que tem à disposição e invista na sua formação nesta área. Os resultados serão, certamente, muito proveitosos.

Veja também:

Catarina Mesquita Catarina Mesquita

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, Pós-Graduada em Linguística Portuguesa e Mestre em Estudos Portugueses Multidisciplinares, possui experiência de mais de quinze anos ao serviço da educação, da tradução e da escrita.