5 cursos importantes para um engenheiro

Quer aumentar as oportunidades de carreira? Saiba quais são os 5 cursos importantes para um engenheiro.

5 cursos importantes para um engenheiro
Enriqueça o seu currículo

Selecionamos 5 cursos importantes para um engenheiro que poderá fazer como formação complementar e, desta forma, progredir na carreira ou até mesmo aumentar as suas oportunidades de emprego. São várias as áreas da engenharia e são várias as ferramentas e ensinamentos que o podem ajudar a saber mais ou a consolidar conhecimentos sobre a sua área.
 

5 cursos importantes para um engenheiro


1. Curso de línguas

Há todo um mundo para além da linguagem técnica e porque não dizê-lo em Inglês, Espanhol ou Alemão? Saiba como apresentar projetos, conceitos ou procedimentos em várias línguas.

Não são só empresas estrangeiras, quer para trabalhar fora ou dentro do país, que procuram engenheiros com conhecimentos de línguas estrangeiras, as empresas portuguesas também pedem o mesmo, fazendo deste curso um dos cursos importantes para um engenheiro.
 


2. MBA em Gestão de Empresas

Saber gerir e motivar uma equipa é uma mais valia para a concretização ou implementação de projetos. Este curso, para além de liderança e desenvolvimento pessoal e gestão emocional de recursos humanos, também o habilita para outras áreas como o Marketing Estratégico, Estratégias na Gestão de Fundos Comunitários, Gestão da Qualidade ou Inovação e Desenvolvimento de Produto, entre outras.
 


3. Curso de Certificação Energética de Edifícios

Ser engenheiro é um dos requisitos para fazer este curso, facto que o faz ser um dos cursos importantes para um engenheiro.

O Certificado Energético é obrigatório por lei, através do  Decreto de Lei 118/2013, na compra e venda, locação financeira ou arrendamento de imóveis em Portugal.  Este certificado tem de ser feito por um perito qualificado, ou seja, alguém com o curso de Certificação Energética de Edifícios.

Engenheiros e engenheiros técnicos, envolvidos na prática de projetos de edifícios residenciais e de pequenos edifícios de serviços, ou até mesmo alunos de engenharia podem fazer este curso que confere a transmissão de conhecimentos teóricos, práticos e processuais necessários à emissão de Declarações de Conformidade Regulamentar e de Certificados Energéticos.
 


4. Curso de AutoCAD

Este curso é sem sombra de dúvida um dos cursos importantes para um engenheiro.

O AutoCAD é um dos softwares mais usados para criar e manipular projetos e desenhos técnicos. Pode ser usado em desenhos técnicos e em projetos tridimensionais. Criação de plantas, diversos projetos de construção, desenhar produtos para facilitar o processo de produção e equipamentos, instalações elétricas, analisar e calcular o custo são algumas das potencialidades desta ferramenta.
 


5. Curso de Higiene e Segurança no Trabalho

Com este curso desenvolverá competências na área da segurança e saúde dos trabalhadores que para além da obrigação legal presente em várias atividades, a verificação das condições de Segurança e Saúde no Trabalho têm por base programas de prevenção de riscos profissionais que contribuem para o aumento da produtividade e a melhoria da competitividade.

Veja também: