AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Cursos online grátis: onde encontrar?

Saiba onde encontrar cursos online grátis que o podem ajudar a evoluir na sua carreira. 

Cursos online grátis: onde encontrar?
Agora já pode enriquecer as suas competências a partir de casa.

Certamente está sempre a ouvir alguém repetir que é importante apostar na sua formação, em alargar o seu leque de competências ou, simplesmente, reforçar as que já tem. O problema é que normalmente quando se fala em formação, fala-se também em investimento monetário. Mas e se lhe disséssemos que não é bem assim? E que pode encontrar muitos e bons cursos online grátis e que podem ajudá-lo a evoluir na sua carreira? Sim, é possível.
 
Interessado? Então continue a ler.
 

Cursos online e grátis: eles existem!

Longe vai o tempo em que formação implicava frequentar cursos especializados e técnicos longos, workshops, seminários, conferências ou mestrados, por exemplo. O mundo evoluiu e com ele as ofertas de formação e é já possível encontrar várias plataformas que disponibilizam cursos nas mais diversas áreas académicas e que são ministrados (em alguns casos) por algumas das mais conceituadas universidades do mundo. Sim, sem sair do país (aliás, sem sair de casa) pode frequentar cursos das Universidades de Harvard ou Princeton, para citar apenas dois exemplos.
 
Conheça agora as melhores plataformas de ensino onde pode encontrar diversos cursos online grátis.


1. Coursera

É uma das plataformas de ensino online mais conhecidas e também mais conceituadas. O Coursera disponibiliza mais de 200 cursos gratuitos, que abrangem as mais diversas áreas de formação. A sua também lá está. E melhor. Em alguns casos ainda lhe é atribuído um certificado de participação.


2. EduKe.me

Um exemplo nacional. O site EduKe.me oferece cursos gratuitos, neste caso um especializado nas áreas de Comunicação, Web marketing e Social Media Marketing. Aqui pode ainda encontrar cursos pagos, mas com preços muito acessíveis (que variam dos 10 aos 30€).


3. edX

Resultado da parceria entre as universidades do MIT e Harvard, a plataforma edX.org assemelha-se ao Coursera (apresentado logo no início) e também aqui a oferta é variada. Engenharia, ciências sociais, design ou finanças, são apenas alguns exemplos. Só tem que pesquisar.

Há cursos grátis, é certo, mas se precisar de um certificado final terá que pagar uma pequena quantia. Depois há cursos com um custo também baixo (50 ou 100 dólares, cerca de 46 e 91,5 euros, por exemplo), que ajudam a suportar a comunidade, que aceita também donativos dos alunos, para fazer chegar a educação gratuita a mais pessoas.

"Os desafios da pobreza global", "Construindo experiências mobile", "Introdução à ciência Informática e programação", ou" Design de apps para dispositivos móveis" são alguns dos cursos disponibilizados gratuitamente pelo MIT. Na conceituada Universidade de Harvard pode estudar, por exemplo, álgebra, aprender sobre a vida alienígena e mais sobre o nosso lugar no universo, sobre a revolução de Einstein ou sobre inovação em cuidados de saúde.


4. Udacity

Se é um profissional (ou estudantes) das áreas de informática, o Udacity é a plataforma ideal para si.

Na plataforma Udacity, uma organização mundial de educação online, pode encontrar cursos grátis de empresas líder nas suas áreas como a Google, a Amazon ou o Facebook. A ideia é aprender de forma inovadora e independente, estando disponíveis cursos para iniciantes, nível intermédio e avançado em várias áreas, sobretudo ligadas às tecnologias.

Os alunos têm acesso a aulas vídeo com professores e a aprendizagem é sobretudo feita através de exercícios práticos. Os cursos têm durações muito diversas, dependendo também do nível, entre 4 ou 10 semanas. Alguns têm já milhares de alunos inscritos.
Para uma aprendizagem intermédia, a Google disponibiliza, por exemplo, cursos online grátis sobre aplicações offline, desenvolvimento de apps em Android, design de produto, webdesign responsivo ou app marketing. São dezenas de áreas para escolher. Têm um senão: são dados em inglês. 


5. Future Learn

Desde Setembro de 2013, mais de 3 milhões de pessoas escolheram a Future Learn para aprender mais de forma gratuita. A Future Learn oferece uma larga variedade de cursos das mais importantes universidades e instituições culturais de todo o mundo. Mais uma vez, pode ir aprendendo por passos, de forma acessível e em qualquer dispositivo, desde o computador ao tablet ou telemóvel. 

Quer tirar um curso sobre produção cinematográfica, robótica, marketing, gestão de empresas, psicologia, história, literatura, línguas, ciência, matemática ou tecnologia? Tem aqui essa oportunidade, há centenas de cursos disponíveis. 

Os cursos têm em média, a duração de 2 a 6 semanas. Entre as universidades que disponibilizam estes cursos gratuitos estão, por exemplo, as de Liverpool, Birmingham, Edimburgo, Cardiff, Glasgow, Leicester, Oslo e Reading, entre muitas outras.  

6. OpenCulture

Economia, informática, literatura, biologia, gestão ou design são apenas alguns dos exemplos de áreas que vai cursos que pode encontrar na plataforma OpenCulture.


7. Allison.com

A plataforma Allison.com é ideal para quem quer desenvolver as competências necessárias em ambiente laboral. Se procura um novo emprego, uma promoção ou quer melhorar as suas competências relacionais, por exemplo, esta plataforma tem vários cursos para si.
 

8. Open2study

A australiana Open2study envolve apenas universidades australianas, mas dispõe de vários cursos gratuitos em áreas como: fotografia, gestão desportiva, gestão estratégica e financeira, negociação e resolução de conflitos ou recursos humanos.
 

9. OpenupEd

A plataforma OpenupEd é um projeto da Comissão Europeia e disponibiliza mais de 40 cursos gratuitos, em 12 línguas.

 

Se não estudou… estude agora!

Agora não só pode encontrar bons cursos online, como pode encontrar várias possibilidades gratuitas. Ou seja, você ganha duas vezes: ganha, porque reforça as suas competências profissionais; e ganha, porque poupa dinheiro. Melhor impossível.
  Valorize-se profissionalmente... Saiba como com o nosso Simulador de Emprego e Formação >>
Veja também: