3 Cursos online que o podem ajudar a ficar rico

Estes cursos online podem não lhe garantir uma fortuna, mas certamente vão ajudá-lo a tomar melhores decisões financeiras. 

3 Cursos online que o podem ajudar a ficar rico
Quer ficar rico? Então comece a estudar.

Quem não gostaria de ficar rico? A pergunta é retórica e a resposta não podia ser mais óbvia. Mas, infelizmente nem todos têm essa “sorte”. No entanto, há algo que o pode ajudar. Há vários cursos online que o podem ajudar não só a organizar as suas finanças, mas também a tomar decisões financeiras mais proveitosas. Podem não o tornar rico de um dia para o outro, mas de certeza que o vão ajudar a alcançar uma situação financeira mais confortável.
 

3 Cursos online que o podem ajudar a ficar rico (ou quase!)

O primeiro passo para ficar rico (ou pelo menos economizar algum dinheiro) é perceber de alguma coisa de finanças (principalmente as pessoais). E desengane-se, nem todas as pessoas são capazes de gerir bem o seu próprio dinheiro. Mas estes conhecimentos vão também ser-lhe muito úteis em termos profissionais.
 
E não, não lhe vamos dar uma lista de livros para ler. Vamos antes falar-lhe de alguns cursos online (e gratuitos), ministrados por algumas das melhores universidades do mundo, e que o vão ajudar a desenvolver capacidades de negociação ou ensinar-lhe a fazer bons investimentos, por exemplo. Ora veja.
 

1. Mercados Financeiros

O curso Mercados Financeiros é ministrado pela Universidade de Yale e tem como objetivo ajudá-lo a entender como funcionam os mercados financeiros (obviamente) a nível mundial. O curso tem a duração de oito semanas e inclui vários tópicos de formação, tais como: história da banca, elementos críticos da infraestrutura financeira, política monetária ou a explicação de conceitos como seguros, títulos ou segurança bancária.
 

2. Negociações de sucesso: estratégias e habilidades essenciais

Este curso da Universidade do Michigan pretende ensiná-lo a negociar isso mesmo. O curso Negociações de sucesso: estratégias e habilidades essenciais vai muni-lo das ferramentas básicas para conduzir uma negociação lucrativa ou que -por outro lado - lhe permita poupar dinheiro.
 

3. Avaliação Financeira e Estratégia: Investimentos

Conduzido por docentes da Universidade de Illinois, o curso Avaliação Financeira e Estratégia: Investimentos aborda alguns dos princípios elementares do universo financeiro, como: risco e retorno, otimização e títulos de renda, entre outros. Além disso, o curso ainda o vai ajudar a compreender a eficiência do mercado ou as tendências comportamentais comuns a alguns investidores.
 

“O saber não ocupa lugar!”

O ditado é bem conhecido e serve para realçar o que aqui estamos a tentar dizer-lhe. Como dissemos antes, ninguém lhe garante que ao fazer estes cursos se torne rico “num piscar de olhos”. Mas não deixe de dar uma olhadela nestas possibilidades. Se não forem estes, serão outros. Opções não lhe faltam. Aliás, como já deve ter percebido, estes cursos estão alojados no Coursera, da qual já aqui falamos. Trata-se de uma das plataformas de ensino online mais conceituadas e que disponibiliza mais de 200 cursos gratuitos, que abrangem as mais diversas áreas de formação e alguns desses cursos podem mesmo ajudá-lo a melhorar a sua situação financeira (ou da sua empresa).
 
Os cursos podem não lhe trazer riqueza (em termos financeiros), mas vão enriquecer as suas competências e abrir-lhe as portas para, por exemplo, novas oportunidades profissionais ou (quiçá!) aquela promoção que sempre ambicionou. Ou – quanto mais não seja – a fazer bons investimentos.
 
Veja também: