5 dicas para tornar o seu CV distinto dos demais

O seu CV espelha quem é, não só em termos profissionais. Se não quer ver as suas expectativas frustradas na próxima entrevista de emprego, leia este artigo.

5 dicas para tornar o seu CV distinto dos demais
Quer que o seu CV tenha impacto? Então, este artigo é para si

O CV é um instrumento fundamental para quem procura emprego. Em linhas muito gerais deve estar sempre atualizado, não conter erros ortográficos, ser assertivo e um currículo criativo.

Com pouco esforço pode conseguir que o seu CV se torne muito mais interessante e apelativo, sobretudo se está prestes a ir a uma entrevista de emprego.

5 dicas para tornar o seu CV distinto dos demais

1. Livrar-se de todos os “lugares comuns”

É um profissional focado nos detalhes, muito criativo e com competências multitasking. No entanto, no momento de preencher o seu currículo aposta em expressões comuns utilizadas em muitos outros CVs.

Por exemplo, uma dessas expressões é que “sabe trabalhar em equipa” ou mesmo “que é um líder”. Interessar-lhe-á saber que 95% dos candidatos também referem estas competências nos seus currículos. Se é mesmo uma pessoa criativa, é aconselhável demonstrá-lo nestes pequenos pormenores.

Se quer utilizar um vocabulário mais distinto ou procurar sinónimos para evitar repetir demasiadas vezes as mesma palavras, saiba que existem ferramentas online que o podem auxiliar nesta tarefa, nomeadamente o Power Thesaurus.

2. Seleccione os aspectos realmente importantes

É muito comum as pessoas preocuparem-se em escrever no CV tudo o que fizeram ao longo da sua vida profissional, de forma a que este pareça rico em conteúdo. Contudo, esquecem-se de sublinhar as coisas que realmente poderão fazer a diferença.

É positivo “mostrar trabalho” e competências, mas lembre-se que se o CV estiver compacto, com extensos blocos de texto, nenhum recrutador terá tempo ou disponibilidade para o ler.

A nossa sugestão é que crie uma sub-secção no seu CV para os “destaques”. Poderá dar-lhe o título que entender, mas a ideia é reunir os seus maiores feitos, aqueles que o fazem sentir realmente orgulhoso do seu percurso.

3. Livre-se de erros ortográficos

Os erros são absolutamente proibidos no currículo. Copie e cole o seu texto num revisor ortográfico online para garantir que nada lhe escapa.

4. Melhore a fotografia

Este é um pormenor de enorme importância e são raras as pessoas que lhe dão atenção. A fotografia no CV é opcional, mas saiba que uma má fotografia pode arruinar as suas hipóteses de ser chamado para uma entrevista.

São absolutamente proibidas fotografias em contexto pessoal, vestido com roupas pouco adequadas ao mercado de trabalho, com óculos de sol, desfocadas ou com má qualidade.

5. Altere a ordem das informações

Quase apostamos que o seu CV tem os dados por ordem cronológica. Acertámos? Pois saiba que organizar o currículo por funções, setores ou competências pode ser muito mais interessante para si e para o empregador.

O CV funcional, isto é, organizado por função, é uma excelente forma de mostrar tudo o que já fez numa determinada área de atividade. O conteúdo fica mais organizado e fácil de ler.

Regra dos 12 segundos

Após seguir todas estas sugestões, deixamos-lhe um desafio: mostre o seu CV a alguém de confiança e dê-lhe apenas 12 segundos para o ler – este é o tempo médio que um recrutador olha para um CV na primeira análise. Se a pessoa em questão captar a mensagem, está pronto para o pôr a circular no mercado. Boa sorte!

Veja também: