AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

5 dicas para um CV simples e completo

Tenha estas 5 dicas em mente e elabore um CV simples, mas adequado ao emprego dos seus sonhos.

5 dicas para um CV simples e completo
Não perca tempo!

Enriqueça o seu CV e aumente as hipóteses de ser contratadoCada vez mais é dada importância aos CVs em formato visual, focados na utilização de imagens e de ícones, permitindo uma leitura rápida e evidenciando as principais carateristicas do candidato, no entanto, existem áreas que exigem um CV mais funcional, direcionado apenas ao essencial, como é o caso, por exemplo, do setor da banca.

Assim sendo, é importante que saiba exatamente quais os elementos essenciais a incluir em qualquer tipo de CV, tendo em conta o cargo ao qual está a concorrer, bem como à sua fase de carreira.


5 dicas para um CV simples e completo


1. Defina o formato adequado

Existem quatro tipos de formato de CV, que devem ser adequados ao cargo e/ou à empresa em questão. O primeiro passo antes de elaborar o seu CV é descobrir qual o ideal para si, tendo em conta a sua área e/ou fase de carreira.
 
  • CV Funcional
Ideal para regressar ao mercado de trabalho após uma pausa, pois realça as competências do candidato em detrimento de uma ordem cronológica, este CV poderá também ser o formato indicado caso pretenda candidatar-se a um cargo fora da sua área profissional.

Os objetivos de carreira são o primeiro ponto a incluir, seguidos das competências e qualificações genéricas, que devem ser detalhadas com base em competências técnicas relevantes. O percurso escolar e as qualificações deverão ser incluídos numa secção à parte. Evite utilizar datas e/ou intervalos de tempo, mas seja o mais detalhado possível em relação às funções e organizações onde trabalhou.
 
  • CV Cronológico
Este é o formato de CV mais comum na Europa, pois inclui todas as funções desempenhadas, bem como as respetivas responsabilidades, começando pela mais recente. Tal como o nome indica, deverá ser criada uma ordem cronológica, desde que concluiu estudos até ao cargo desempenhado mais recentemente.

 
  • Combinação CV Funcional + Cronológico
A utilização de elementos de ambos pode ser também uma opção de formato a utilizar. Esta combinação permite, por exemplo, destacar qualificações que não tenham sido utilizadas em funções especificas.

 
  • CV Visual
Cada vez mais comum, este tipo de CV conjuga, na perfeição, fotografias, vídeos, infografias, gráficos e quadros e é o ideal para candidatos em inicio de carreira. É também o ideal para as áreas artísticas, que procuram criatividade e CVs que evidenciem facilmente as maiores qualidades dos candidatos.



2. Identifique o principal objetivo

Pretende trabalhar numa empresa porque se identifica com o trabalho desenvolvido? O objetivo a incluir no seu CV deve refletir aquilo que procura para a sua carreira. Reflita um pouco acerca deste aspeto e seja específico ao incluir esta informação no seu CV.



3. Quantifique os resultados

A simplificação exige que seja o mais específico possível, por isso, a melhor forma de fornecer dados que destaquem os seus sucessos é através da quantificação de resultados acerca das suas realizações, ou seja, utilizando números concretos.



4. Dê exemplos

Da mesma forma que os números o ajudam a destacar os seus sucessos, também os exemplos dão aos recrutadores informação útil acerca das suas conquistas. O truque para um CV simples, mas completo, passa por ser objetivo e preciso. Trabalhou num grande projeto? Fale sobre ele. Mencione as suas responsabilidades no decorrer desse mesmo projeto, bem como as mais-valias da sua presença e trabalho durante o mesmo. Lembre-se que deve sempre procurar adequar os projetos ao cargo ao qual se candidata.

Evite os clichés, como dizer que é um bom comunicador ou um excelente trabalhador em equipa. Valha-se de exemplos que ilustrem essas competências e que permitam ao recrutador avaliar por si próprio, com base nos exemplos concretos por si fornecidos.



5. Indique os dados de contacto

Os dados de contacto devem ser verificados várias vezes, para garantir que estão corretos. Em qualquer CV deve ser incluído o número de telefone pessoal, bem como o endereço de e-mail. A morada, links para perfis online, como, por exemplo, do LinkedIn, são informações extra que podem ou não ser incluídas, mas que permitirão aos empregadores obter mais informações.
Faça mais pelo seu Curriculum e concorra ao emprego dos seus sonhos >>
Veja também: