Júlia Rocha
Júlia Rocha
09 Mar, 2018 - 12:12

Os dados móveis não funcionam? Saiba o que fazer

Júlia Rocha

O que fazer quando os dados móveis não funcionam? Este problema pode ter origem em várias causas e, normalmente, a solução é simples.

Os dados móveis não funcionam? Saiba o que fazer

Já lhe aconteceu estar num sítio sem qualquer rede de internet sem fios e, ao mesmo tempo, não ter acesso aos seus dados móveis? Por vezes, os dados móveis não funcionam por uma série de razões e esta questão pode ser solucionada de algumas formas.

Se nenhuma das soluções mais simples funcionarem, pode precisar mesmo de recorrer à assistência técnica da operadora de rede que utiliza. Certifique-se de que o pacote de dados que assinou está em dia e que não houve gastos fora do comum, antes de testar algum tipo de solução.

Dados móveis não funcionam: causas possíveis

O conjunto de causas mais prováveis para a falha nos dados móveis é:

  • Falta de rede da operadora no local onde se encontra;
  • Chips dos cartões sujos;
  • Problemas internos do aparelho;
  • Problemas com o firmware do smartphone.

O firmware consiste numa espécie de memória que é responsável por guardar os dados contidos em chip, para evitar que sejam perdidos depois de uma falha de energia. Existe nos computadores e nos smartphones e serve para controlar o hardware.

Uma dica para quem está a passar por esta situação no estrangeiro: certifique-se de que tem o roaming ativo.

placeholder-1x1

Soluções para problemas com dados móveis

Damos-lhe conta de algumas formas de resolver falhas de rede tendo em conta as causas apresentadas:

a) Se se tratar de um problema com a cobertura de rede, à partida a deslocação para um sítio com melhor cobertura prova esta situação. Infelizmente, nem todo o país tem a melhor cobertura de rede possível em todo o lado, pelo que o ideal é testar antes de escolher uma nova operadora. Caso os dados comecem a falhar, sem nunca ter havido problemas antes, é aconselhável contactar a operadora para verificar se não existe alguma sobrecarga de rede ou problema na sua região;

b) O seu cartão SIM (ou mini ou micro SIM), mais propriamente o chip pode estar sujo, danificado, ou o cartão pode estar mal encaixado. Depois de desligar o equipamento, limpe cuidadosamente com uma borracha de lápis branca e volte a colocar. Se o cartão estiver danificado, o melhor é pedir uma segunda via;

c) Para iPhones, a Apple aconselha a começar por reiniciar o dispositivo. Se depois disto o problema persistir, verifique se é necessário fazer uma atualização do sistema operativo e/ou das definições de rede. Em último caso, é necessário repor as definições de rede ao seu estado original, no menu Definições > Geral > Repor > Repor das definições de rede;

d) Em equipamentos Android, podemos também estar perante um sistema desatualizado. Caso seja um erro de firmware (muito provavelmente, o seu equipamento já não está com as definições originais de fábrica), convém também restaurar as definições de fábrica. Não se esqueça de fazer um back up de segurança, neste tipo de situações.

Se o problema persiste e os dados móveis não funcionam, contacte a sua operadora. Pode ser um problema geral e não exclusivamente do seu telemóvel.

Veja também: