Publicidade:

Como dar acesso ao Gmail sem partilhar palavra-passe

Através da funcionalidade de adicionar delegados, pode ter até 10 pessoas a quem dar acesso ao Gmail sem partilhar palavra-passe.

Como dar acesso ao Gmail sem partilhar palavra-passe
Pode dar acesso ao gmail sem partilhar palavra-passe

Partilhar a palavra-passe do email com alguém é um grande teste de confiança, especialmente se utilizar a mesma palavra-passe para tudo. No entanto, existe uma funcionalidade um pouco desconhecida que permite dar o acesso ao Gmail sem partilhar a palavra-passe.

A Google chama a esta funcionalidade “delegação de email”. Isto significa que um utilizador do Gmail pode delegar outro utilizador para ter acesso à sua conta de email tem lhe dar a palavra-passe.

Esta funcionalidade do Gmail dá muito jeito para, por exemplo, dar acesso ao Gmail aos seus assistentes ou criar um serviço de clientes de Gmail para ser usado por muitas pessoas.

Vantagens de dar acesso ao Gmail sem partilhar a palavra-passe

Após nomear um delegado, estes podem responder a emails (sempre que um delegado responder, o seu endereço de email vai aparecer), ler e apagar mensagens e gerir contactos.

Um delegado não tem permissão para mudar as definições da sua conta Google (incluindo a sua palavra-passe), nem comunicar com alguém fazendo-se passar por si.

gmail

Como dar acesso ao Gmail sem partilhar a palavra-passe

Para dar acesso a alguém ao seu Gmail sem partilhar a palavra-passe, tem de adicionar um delegado. Uma conta normal de Gmail permite que tenha até 10 delegados, enquanto as contas empresariais possibilitam que adicione 25 delegados.

Para nomear delegados, siga estes passos:

1. Log in


mail

Faça log in na sua conta Gmail no seu computador. Precisa de usar um browser de computador, uma vez que não pode adicionar um delegado através da app do Gmail.

2. Ir a “Definições”


mail

Depois de efetuar o log in, clique no ícone das Definições, no canto superior direto do ecrã.

3. Selecione a opção “Definições”


Mail

4. No menu “Definições”, clique no separador “Contas e Importação”


Mail

5. Vá para a opção “Conceder acesso à sua conta”


Escolha se quer marcar a conversa como lida ou por ler quando é aberta por outros.

6. Clique na opção “Adicionar outra conta”


mail

7. Escreva o email da pessoa que quer para delegado e clique em “Passo seguinte”


mail

8. Confirme a ação ao clicar no botão “Enviar email para conceder acesso”


mail

Assim que o delegado confirmar, o acesso fica concedido. Este utilizador vai receber um email com um link no qual deve clicar até sete dias, ou então a oferta vai expirar. Vai ser notificado assim que a outra pessoa tenha aceitado o seu pedido.

Pode remover o(s) seu(s) delegado(s) a qualquer momento. Na sua conta Gmail, basta ir às “Definições”, ao separador “Contas e Importação” e depois clicar em “Apagar” ao lado da conta que pretende remover.

Veja também:

Ana Duarte Ana Duarte

Jornalista e gestora de comunicação no projeto Patient Innovation, Ana Duarte é mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto. A sua paixão pela escrita começou cedo, quando aprendeu a escrever e começou a criar os seus próprios jornais. Interessa-se por tecnologia, desporto, cinema e literatura.