Decoração com paletes: 8 ideias irresistíveis

As paletes de madeira têm sido um grande sucesso no mundo da decoração. Se ainda não sabe como as pode reutilizar, veja as nossas sugestões.

Decoração com paletes: 8 ideias irresistíveis
Reutilizar com charme

As paletes são objetos extremamente versáteis sendo que, quando falams de decoração, se podem adaptar a várias situações, causando sempre um impacto muito positivo em termos visuais, mas também ao nível da utilidade. Fique com as nossas ideias de decoração com paletes


8 ideias fantásticas para decoração com paletes


Cabeceira da cama

cabeceira

As paletes podem transformar-se facilmente em atrativas cabeceiras de cama. Pinte-as da cor que preferir, ou deixe o tom da madeira para conferir um ar mais rústico. Pode utilizar autocolantes decorativos, disponíveis nas lojas especializadas, pois são muito fáceis de aplicar e há uma escolha muito variada de motivos.



Jardim vertical

As paletes também se podem converter em jardins verticais, onde pode colocar algumas das suas flores e plantas preferidas, ou mesmo as ervas aromáticas que mais utiliza na sua cozinha. Aliar o material das paletes ao jardim é como juntar o útil ao agradável: complementam-se tanto ao nível da funcionalidade como da estética do próprio espaço.



Prateleiras para a cozinha

banco de paletes

Se o estilo da sua cozinha está entre o rústico e o vintage, escolha paletes de vários tamanhos para construir elegantes prateleiras para livros de culinária ou mesmo para garrafas de vinho.



Bancos com arrumação

Complementando as paletes com tábuas de madeira, pode conseguir, de forma bastante económica, um banco de jardim, de sala de estar, ou de sala de brincar que ainda permite arrumar cestos e outros objetos.



Cesto para bebidas

cesto de paletes

Nas festas e convívios de jardim, é muito comum usarmos um recipiente, normalmente em metal ou plástico, cheio de cubos de gelo, para mantermos as bebidas frescas e disponíveis para todos. A festa ficará, de certeza, a ganhar em elegância se o recipiente estiver colocado dentro de uma espécie de arca construída com paletes.



Relógio de parede

Use a madeira das paletes para construir um elegante e sofisticado relógio de parede. O mecanismo do relógio pode ser adquirido em qualquer casa de bricolage e, por muito pouco dinheiro, consegue um elemento decorativo muito interessante e cheio de charme.



Planisfério

porta de paletes

Utilize os autocolantes de decoração com o planisfério - muito fáceis de encontrar nas lojas de bricolage, construção e decoração - numa superfície construída com as tábuas das paletes. Além de obter um objeto muito original, consegue criar um foco de atenção em qualquer sala ou escritório.



Porta rústica

Para os mais habilidosos, uma ideia fantástica é construir uma porta rústica a partir das tábuas de paletes, ao estilo de porta de um celeiro, usando carris e rodas, e com aplicações em metal. Escureça a madeira com os produtos adequados e impressione qualquer um com esta porta super original.

Na decoração com paletes, estas podem ser usadas na sua cor natural, podem ser escurecidas, mantendo a característica da madeira, ou podem ser pintadas de várias cores. Podem ser usadas inteiras, tirando partido da sua forma original, ou podem ser usadas apenas as tábuas, ou mesmo recortando-as criando formas desejadas. Inspire-se nas nossas ideias e dê asas à sua imaginação!

Veja também: