Decoração da cozinha: 5 elementos essenciais

A decoração da cozinha não tem que ser um bicho de sete cabeças: há 5 objetos que não podem faltar e que enriquecem o espaço.

Decoração da cozinha: 5 elementos essenciais
Uma mão cheia de objetos que não podem faltar

A decoração da cozinha é muito importante numa casa, pois este é um dos espaços mais usados e por todos os membros da família. Em muitos lares, a cozinha é não só o espaço para a confeção dos alimentos, como também o local das refeições. Assim, convém que esta seja uma divisão confortável, bonita e prática. Os objetos que lhe vamos sugerir contribuem para essas características.


Objetos-chave na cozinha para um ambiente arrumado e prático

Nas sugestões que deixamos a seguir, tivemos em conta a sua aplicabilidade tanto em cozinhas pequenas como grandes. É evidente que todos estes objetos poderão variar em forma e tamanho para se adequarem à sua cozinha em particular.



1. Relógio

A utilização de relógios na cozinha é mais ou menos consensual e até bastante comum. De facto, este é um objeto muito útil na cozinha, pois pode auxiliar nos timings da confeção dos alimentos, mas também para ajudar na organização das rotinas diárias da família.

Enquanto peça de decoração, o relógio é uma peça com um potencial enorme. Pode coordená-lo em termos cromáticos com o resto da cozinha ou, pelo contrário, usá-lo como ponto de contraste em termos de cor. Pode ser um relógio grande, mas apenas se o tamanho da sua cozinha o permitir. Dê-lhe um lugar de destaque, onde possa ser visto por todos.
 

cozinha


2. Quadros

A decoração das paredes da cozinha é também muito importante, e os quadros decorativos são um elemento muito interessante. Escolha uma parede e disponha quadros de diferentes tamanhos e com molduras de estilos diferentes. Os motivos e as cores devem estar de acordo com o local, isto é, coordene as cores das imagens com a restante paleta cromática da cozinha e opte por motivos culinários.



3. Cadeiras ou bancos

As cadeiras e bancos de cozinha são peças imprescindíveis, quer costume fazer as refeições aí ou não. A variedade na escolha e a existência de peças de design muito interessantes tornam este elemento fundamental em qualquer cozinha. Se tem um balcão ou mesa onde pode usar bancos altos, a atmosfera da sua cozinha mudará drasticamente e ficará um espaço muito mais moderno e prático.



4. Cor

Ainda que a cor, por si só, não seja exatamente um objeto, o que pretendemos sugerir é que a existência de cor na cozinha é de sobremaneira importante. Se a sua cozinha é quase toda em tons de branco, escolha uma peça para colocar em cima do balcão que tenha uma cor totalmente contrastante, como amarelo ou vermelho. Pode ser uma fruteira, uma jarra, ou mesmo um suporte para guardanapos.


cozinha 2


5. Fruta

Os elementos naturais, e ainda por cima saudáveis, não podem faltar na decoração da cozinha. A fruta contribui com apontamentos de cor e forma que enriquecem muito este espaço, não só em termos puramente visuais, mas também a nível olfativo. O aroma deixado na cozinha pela fruta é imbativelmente agradável.

Estas nossas sugestões podem ser uma mais valia para a decoração da cozinha, e pode conseguir estes resultados gastando pouco ou nenhum dinheiro. Faça escolhas atrativas e práticas.

Veja também: