Decoração vintage: 5 elementos básicos para arrasar

A decoração vintage está bastante na moda, mas nem sempre sabemos o que isso quer dizer: veja os nossos exemplos e sugestões e crie espaços com charme.

Decoração vintage: 5 elementos básicos para arrasar
Ideias clássicas e atuais

A decoração vintage obedece a uma série de características que tornarão o espaço num local de charme e elegância, baseado em elementos antigos, ou que pelo menos pareçam antigos. Há alguns pontos essenciais para conseguir esse look vintage e clássico, quer ao nível das cores, quer dos padrões, ou mesmo das características do mobiliário.


Decoração vintage: 5 ideias com muito charme


Cores

As principais cores usadas neste estilo de decoração são os tons claros de azul, rosa, verde, amarelo vermelho e dourado. Estas são, de facto, as tonalidades mais comuns, embora outras cores mais fortes possam ser utilizadas se se adequarem aos restantes elementos usados na decoração.



Padrões

Os padrões, quer nos tecidos, quer no papel de parede ou mesmo em algumas peças de mobiliário são normalmente motivos florais (especialmente flores pequenas e padrões miudinhos). O contraste destes padrões com as cores sólidas referidas anteriormente ajuda na atmosfera romântica própria da decoração vintage.

Na cozinha, os padrões mais usados são o quadriculado ou losangos em preto e branco, ou no pavimento ou mesmo nas paredes.


decoração vintage


Molduras e espelhos

Estes dois elementos são muito importantes na decoração vintage. As molduras e os espelhos podem ser muito trabalhadas, com um look antigo, dando preferência aos tons dourados ou castanhos claro, como por exemplo as fotografias em sépia. 



Quadros e pinturas

Já que a decoração vintage se baseia principalmente na decoração própria dos anos 20 aos anos 60 do século passado, dê preferência a quadros e pequenas placas decorativas com motivos dessas décadas. As lojas de decoração tem uma oferta imensa neste aspeto, podendo ser bastante fácil escolher alguns elementos que darão um look vintage à divisão.


vintage


Objetos inesperados

A decoração vintage também pode ser conseguida e complementada com a utilização de alguns objetos inesperados. Por exemplo, se tem uma mala de cartão, ou pelo menos bastante antiga, pode usá-la sobre um tripé em madeira e criar rapidamente uma mesa diferente e original e que lhe garante o tal look vintage.

Na decoração do quarto, pode pendurar colares de pérolas em cabides rosa, ou mesmo espalhar carteiras de senhora antigas (aquelas pretas que tinham as nossas avós) e imediatamente será transportada para os anos 50. Na sala, pode expor máquinas fotográficas antigas, ou mesmo um gramofone.

Na cozinha, há a facilidade de encontrar, nas lojas da especialidade, objetos (que podem perfeitamente ser usados) que lembrem os antigos utensílios de cozinha: escorredores coloridos em metal, frigoríficos de linhas robustas, batedeiras a imitar as antigas, ou mesmo fruteiras em metal. 

A decoração vintage confere uma atmosfera de charme e classe, usando objetos que nos transportam principalmente para a primeira metade do século passado, mas que garantem uma elegância em termos de decoração muito agradável e apelativa.

Veja também: