Publicidade:

4 dicas para decorar a casa com inspiração hygge

Explicar o conceito hygge numa só palavra não é fácil, mas partilhamos dicas para decorar a casa com inspiração hygge e torná-la um espaço mais feliz.

4 dicas para decorar a casa com inspiração hygge
Conheça o significado do conceito hygge

Decorar a casa com inspiração hygge pode ser um passo para uma vida mais feliz. Os dinamarqueses são um dos povos mais felizes do mundo e isso deve-se ao seu modo de vida.

O hygge é o conceito no qual a maioria dos dinamarqueses se baseia para superar os desafios do dia-a-dia e levar uma vida mais tranquila e mais feliz.

Porquê decorar a casa com inspiração hygge?


decorar a sua casa com inspiracao hygge 5

Mas então o que é o hygge? Não há uma só palavra para descrever este conceito que, no fundo, pode ser visto como uma filosofia de vida, uma forma de estar, de pensar, de agir e de viver, que leva os dinamarqueses ao encontro da felicidade.

É uma forma de bem-estar, de aconchego. Segundo Meik Wiking – CEO do Happiness Research Institute e autor do livro “O livro do Hygge – o Segredo Dinamarquês para ser feliz” -, o hygge “é a arte de criar uma atmosfera simpática, seja onde for. Envolve, geralmente, companhia, silêncio, lareira…” E se o hygge é  uma espécie de aconchego, então, como aplicá-lo à sua casa?

Decore a sua casa com base no conceito hygge


Decorar a casa com base no conceito hygge é prepará-la para reunir os amigos à volta da mesa, partilhar momentos e experiências, beber o chá contemplando o silêncio… Tudo o que possa trazer algum conforto, aconchego, paz de espírito, no fim, uma sensação de bem-estar.

1. Crie um ambiente acolhedor

decorar a sua casa com inspiracao hygge 3

Nascido na Dinamarca, que enfrenta outonos e invernos longos e com temperaturas muito baixas, o conceito hygge sugere que crie ambientes acolhedores em casa, para conseguir enfrentar as baixas temperaturas de forma confortável e aproveitar ao máximo o tempo em frente à lareira, enquanto bebe um chá ou lê um livro.

Use objetos com valor sentimental na decoração da sua casa: uma estante que pertenceu ao seu avô, uma cadeira que está na família há décadas, hygge também é sentimento. Na sala, por exemplo, tenha almofadas, mantas e mesmo algumas velas de forma a que o ambiente seja acolhedor.

2. Abra a sua casa aos amigos

decorar a sua casa com inspiracao hygge 4

Um jantar com amigos é sempre um excelente momento de convívio e partilha. Junte os amigos à volta da mesa e enquanto partilham uma boa refeição e bebem um copo de vinho, sinta o prazer de ter essas pessoas que são como uma família por perto.

3. Cozinha

decorar a sua casa com inspiracao hygge 2

Nada como uma boa refeição caseira ou uma fatia de bolo de chocolate para acompanhar o chá numa tarde fria de inverno. O conceito hygge também inclui cozinhar alguma comfort food, para aconchegar o estômago nos dias frios de inverno.

Na cozinha, pode ainda ter uma manta, para se aquecer enquanto se senta à mesa e bebe um chocolate quente ou mesmo utensílios de cozinha em madeira, que dão um ar menos frio ao espaço. Algumas plantas para trazer a natureza para casa são também uma boa opção.

4. Tenha tempo para si próprio

decorar a sua casa com inspiracao hygge 7

E se não há qualquer dúvida de que ter os amigos e família por perto é uma boa forma de cultivar o seu bem-estar, guardar momentos para si próprio também é muito importante. Beba um copo de vinho em frente à lareira, prepare a banheira para um relaxante banho, enquanto lê um bom livro ou, simplesmente, deixe-se levar pela paisagem da sua janela em silêncio.

Veja também:

Limpeza e Arrumação