Como decorar casas pequenas

Decorar casas pequenas é grande desafio mas é também muito divertido. Mais do que dinheiro, vai precisar de tempo para encontrar as peças certas.

Como decorar casas pequenas
13 dicas para ganhar mais espaço

Não tenha pressa ao decorar uma casa pequena, porque todas as peças que escolher vão, na verdade,  ser as estrelas de cada divisão. Por isso, faça um bom plano, visite muitas lojas e dê especial atenção a lojas de antiguidades e velharias porque é onde vai encontrar os móveis mais pequenos e aquela peça que vai surpreender! Temos mais dicas, tome nota.
 

13 Dicas infalíveis e baratas para decorar casas pequenas

 
1. A luz faz toda a diferença! Por isso, tire o máximo partido da luz natural. Em todas as divisões, use cortinas leves e claras e não coloque mobília a bloquear a luz solar.
 
2. Paredes, chão e tetos claros vão fazer com que as divisões pareçam muito maiores. Uma sala com paredes maioritariamente brancas absorve mais luz do que com cores escuras. Abuse das riscas verticais em espaços estreitos, e horizontais em divisões baixas.
 
3. Se não vive sem apontamentos de cor, use-a nos têxteis, por exemplo. Se é grande fã de cores escuras, pode escolher móveis de tons mais escuros mas certifique-se que têm linhas minimalistas.

decorar casas pequenas dicas
 
4. Já dissemos muitas vezes que destralhar é fundamental e vamos repetir. Livre-se de tudo o que não usa, não serve, está estragado ou não tem utilidade. Vai parecer que fica sem nada mas só está a ganhar mais espaço para o faz feliz!
 
5. Os espelhos refletem a luz e criam a ilusão de que os espaços são maiores, por isso, use e abuse dos espelhos. Onde quer que se encaixem coloque um espelho ou forre uma parede inteira com espelhos.
 
6. Reduza os móveis ao mínimo. Muitos móveis bloqueiam a passagem e a luz fazendo com que os espaços pareçam mais pequenos do que realmente são. Prefira menos móveis e mais pequenos para ganhar mais espaço.
 
7. Coloque as cortinas o mais junto ao teto possível,  vai ver que as divisões ficam logo muito maiores dobrando o pé direito da sala! A regra é colocar o varão a 2cm do teto e 4cm fora do limite da janela.
 
8. Invista em móveis inteligentes com muita arrumação que sirvam para várias funções como um sofá cama, um banco que é um baú ou uma cama com arrumação inferior.

decorar casas pequenas gastando pouco
 
9. Ao decorar uma casa pequena, tem que ter especial cuidado com organização. Abuse das prateleiras, caixas e cestos para aproveitar todos os cantos possíveis e para que tudo tenha um lugar, ganha espaço e mantém a casa arrumada.
 
10. Nas paredes que tenham espessura suficiente, faça nichos onde pode colocar livros, molduras, os produtos de higiene no quarto de banho ou os utensílios na cozinha. Pode pintar estes nichos com uma cor garrida.
 
11. Coloque prateleiras junto ao teto para dar a ilusão de as divisões são mais altas. Se tiver estantes altas, coloque os objetos mais claros nas prateleiras de cima e os mais escuros nas inferiores.
 
12. Peças de vidro, como móveis ou objetos de decoração deixam o espaço mais leve e uma sensação de maior espaço. Assim como cadeirões ou sofás com os pés visíveis.
 
13. Retire as portas em todas as divisões que for possível ou substitua-as por portas de correr. Para separar divisões opte por paredes de vidro ou para permitir a entrada de luz em divisões interiores.
 
Veja também: