Crédito Habitação

Está à procura de um crédito habitação. Conheça as melhores taxas do mercado.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt e pelos nossos Parceiros

Saber mais

Deduções fiscais do crédito habitação

As deduções fiscais do crédito habitação têm vindo a reduzir-se gradualmente. No entanto, ainda é possível, em alguns casos, fazer deduções. Conheça quais são. 

Deduções fiscais do crédito habitação
Saiba quais são as deduções fiscais do crédito habitação.

A compra de casa com recurso ao crédito habitação já não tem os mesmos benefícios fiscais de outros tempos, concretamente na dedução dos juros associados à contração do empréstimo.

Os diferentes governos foram, progressivamente, reduzindo as deduções fiscais do crédito habitação, ao ponto de, quem contrair, ao longo de 2015, um crédito habitação não poder efetuar qualquer dedução dos encargos do mesmo. Contudo, em determinados casos, ainda é possível fazer deduções fiscais do crédito habitação. Saiba quais são os casos em que pode deduzir encargos com o crédito habitação na sua declaração de IRS. 
 

Quais são as deduções fiscais do crédito habitação

Presentemente, ainda, é possível deduzir ao rendimento coletável de IRS um máximo de 15% dos encargos suportados a título de juros de dívidas sofridos com a contração de empréstimo para compra de habitação própria e permanente.
Contudo, existe um valor (limite) máximo de deduções fiscais do crédito habitação de 296 euros, nos contratos celebrados até 31 de dezembro de 2011.
O limite anteriormente indicado pode ser aumentado para os 444 euros (elevado em 50%), se o agregado estiver inserido no 1.º escalão de IRS, ou seja, tenha rendimentos coletáveis até 7.000 euros.
Já os agregados inseridos no 2.º escalão de IRS, ou seja, com rendimentos coletáveis entre os 7.000 e os 20.000 euros, o limite máximo de deduções fiscais do crédito habitação aumentam para os 355,20 euros (elevado em 20%)

Os encargos com juros do crédito habitação devem ser indicados no quadro 7 - anexo H – da declaração de IRS. Quanto à habitação deve ser identificada no campo 814 - quadro 8.

 

Deduções fiscais do crédito habitação contraído em 2015

Não é possível fazer a dedução fiscal de encargos com crédito à habitação de imóvel comprado em 2014 (a inserir em 2015). Aliás, desde que o crédito habitação tenha sido contratado a partir de 1 de janeiro de 2012 que já não há lugar a qualquer benefício fiscal.

Poupe até 500€ por ano no seu seguro de vida! Saiba como aqui.


Veja também: