4 dicas para deixar a casa a cheirar a outono

Nos dias mais frescos, nada como ter a casa a cheirar a outono para aquecer a alma e conseguir, em menos de nada, um ambiente acolhedor.

4 dicas para deixar a casa a cheirar a outono
Ideias simples mas eficazes

Muitos se queixam dos dias mais frescos mas há poucas coisas tão boas como uma casa a cheirar a outono. O que é isso de uma casa a cheirar a outono? Assim de repente, ocorrem-nos vários perfumes inebriantes como só o outono sabe oferecer: castanhas assadas, vinho quente, maçã assada, leite creme, café acabado de fazer ou o assado de domingo. 

Agora que lhe despertamos a memória olfativa, sugerimos algumas formas de deixar a sua casa a cheirar a outono. O ambiente fica mais quente, os corações mais aconchegados e nem se vai lembrar do fresco que está lá fora. Vá, deixe o outono entrar!
 

4 receitas para deixar a casa a cheirar a outono 


1. Uma espécie de potpourri líquido

potpourri

Junte os seus aromas preferidos de outono e leve-os ao lume no fogão ou na lareira de casa. Faça-o naqueles dias em que o tempo está especialmente rigoroso ou para receber visitas. O perfume vai espalhar-se pela casa e é delicioso. Experimente esta receita:

Ingredientes
5 chávenas de água
2 laranjas - descascadas
1 maçã - cortada ao meio
3 paus de canela
3 estrelas de anis
1 c. de chá de gengibre fresco
1 c. de chá de sementes cardamomo
1 c. de chá de de cravinho
1/4 c. de chá de casca de laranja seca


Modo de preparação
Coloque todos os ingredientes numa panela e aqueça em fogo baixo até ferver. Reduza para lume médio e pode deixar esta mistura ao lume o tempo que entender, desde que vá acrescentando água para não queimar.
 


2. Grinalda de frutos secos

grinalda

Rodelas de laranja, paus de canela e folhas de loureiro vão deixar a sua casa a cheirar a outono quase sem esforço. Faça uma grinalda com estes três ingredientes e decore a sua lareira, uma janela ou a porta da entrada e receba quem o visita com os melhores aromas. 

Ingredientes
Laranjas q.b.
Folhas de loureiro q.b.
Paus de canela q.b.
Fio de norte q.b.


Modo de preparação
Corte as laranjas em rodelas de 1cm e leve-as ao forno, a 90 graus, durante 4 horas. Vire-as a cada hora. De seguida, faça pequenos furos nos paus de canela. Agora, resta colocar os ingredientes no fio, intercalando uma fatia de laranja, com um pau de canela e seis folhas de loureiro. 



3. Acenda uma vela

Em lojas como a Ikea, a H&M, a Zara Home ou, inclusive, nos hipermercados, há dezenas de velas, com os mais variados perfumes que vão trazer um pouco do outono para dentro de casa. Aromas como canela, gengibre, maçã, mel ou chocolate podem ser os mais eficazes. Coloque várias velas por toda a casa, acenda e desfrute. Não se esqueça de as colocar dentro de um porta-velas para não ter surpresas desagradáveis.

casa outono



4. Xarope de maçã

Bastam apenas 15 minutos para preparar um incrível xarope de maçã que vai fazer as delícias da sua família e deixar a sua casa a cheirar a outono. 

Ingredientes
3 maçãs - descascadas e cortadas em cubos
3/4 chávena de açúcar mascavado
2 c. de sopa de manteiga
1 1/2 c. de chá de amido de milho 
1/3 chávena de água
1 c. de chá de canela em pó


Modo de preparação
Misture o amido de milho com a água. Numa panela junte a mistura anterior, o açúcar, a manteiga e a canela. Deixe ferver, mexendo sempre. Um minuto depois, reduza para lume médio e adicione as maçãs. Cozinhe durante 10 minutos ou até obter a textura desejada. Pode servir com torradas, panquecas, waffles, por cima de uma bola de gelado ou para rechear e decorar bolos.

Veja também: