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6 dicas para quem passa demasiado tempo sentado

Os últimos estudos comprovam a suspeita e alertam para a necessidade de corrigir uma tendência cada vez mais comum nos tempos modernos.

6 dicas para quem passa demasiado tempo sentado
Passar demasiado tempo sentado pode ser muito prejudicial para a saúde.

São muitas as horas que diariamente passamos sentados. A conduzir ou nos transportes públicos, à secretária do escritório ou no sofá da sala. Tudo somado é demasiado tempo sentado. Um comportamento cujos efeitos negativos se reflectem na saúde e, ainda que não sejam imediatos, é certo que se farão notar a médio e longo prazo.

O cenário não é nada agradável. Obesidade, doenças crónicas como pressão arterial alta, doenças cardiovasculares, doenças renais, dores na coluna e até cancro. Problemas graves que irão retirar qualidade de vida, sobretudo aos profissionais da era digital. Afinal no actual mercado de trabalho é prática corrente passar um elevado número de horas sentado.

Os avanços tecnológicos vieram facilitar e muito a vida profissional e pessoal. Mas há o reverso da medalha. A prática de exercício físico e de actividades ao ar livre foi negligenciada e passada para segundo ou até mesmo terceiro lugar. Uma atitude incorrecta que deve ser corrigida. Como? Vamos partilhar consigo 6 dicas para quem passa demasiado tempo sentado.


6 dicas para quem passa demasiado tempo sentado


1. Escolher a cadeira certa

Uma decisão desvalorizada, erradamente. Se vai passar a maior parte do seu dia sentado, então deve fazê-lo com o máximo de conforto possível. Opte por uma cadeira ergonômica, com apoio para os braços e que permita controlar a altura e o encosto. Não seja poupado porque o que economizar na compra irá com certeza gastar mais tarde em cuidados médicos.



2. Atenção à postura

Sempre que possível, quando estiver sentado, mantenha os pés em contacto com o chão. As pernas devem formar um ângulo de 90 graus com a cadeira para facilitar a circulação sanguínea. Procure respeitar a curvatura natural , ou seja, nada de ficar curvado para a frente ou para trás. É aconselhável que o ecrã do computador fique um pouco abaixo da projecção dos olhos.



3. Adoptar pequenos exercícios

Ideal para quem passa a maior parte do seu dia à secretária. A cada 50’ faça uma pausa de 10’. Estique as pernas: levante-se e dê uns passos no corredor ou no gabinete. Aproveite ainda para beber água (manter-se hidratado é essencial) e fazer uns alongamentos. Boas práticas que pode e deve introduzir na sua rotina diária. A coluna vai agradecer-lhe. Acredite.



4. Movimentar-se o mais possível

Para quem trabalha num escritório não é fácil fugir à obrigatoriedade de estar sentado mas com alguma imaginação e motivação, podem encontrar-se alternativas simples e eficazes. Prefira as escadas ao elevador, substitua a sala de reuniões por um passeio enquanto conversa com os colegas ou clientes, sempre que possível ande (em vez de ligar, vá ao gabinete do chefe).



5. Cuidado com o computador

O seu maior colaborador é também o seu maior ‘inimigo’. Tantas horas sentado a trabalhar nele são extremamente nocivas para si. É fundamental, tentar minimizar esses efeitos. Mantenha uma distância entre 40 70cm do monitor. Mais perto prejudica a visão. Trabalhe sempre com boa iluminação e evite os reflexos. Faça pausas regulares para descansar os olhos.



6. Praticar exercício físico

É o seu maior aliado no combate ao sedentarismo. Mexa-se! Inscreva-se num ginásio, ande de bicicleta ou patins, corra ou simplesmente faça caminhadas com os amigos. A actividade física é uma grande ajuda para o bem estar do corpo e da mente. Ajuda a relaxar e é benéfica para a saúde. Se preferir, pode sempre dedicar-se ao ioga ou à meditação.

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