Como lidar com o aparecimento dos dentes do siso

O desenvolvimento dos dentes do siso causa dor à maioria das pessoas e dá-se entre os 17 e os 25 anos. Muitas vezes, estes dentes têm de ser removidos.

Como lidar com o aparecimento dos dentes do siso
O aparecimento dos dentes do siso é inconveniente e provoca dor

Os dentes do siso são os últimos dentes a nascer, sendo que aparecem entre os 17 e os 25 anos. São dentes que incomodam mais do que ajudam, uma vez que já não precisamos deles quando aparecem.

Os dentes do siso acabam por ser extraídos, muitas vezes, quando ainda estão inclusos. Não só porque afetam outros dentes, ou porque a boca já não tem espaço para os acomodar, mas também porque não são necessários.

Estes dentes eram úteis para o Homem pré-histórico, que não comia muitos alimentos cozinhados. Com o advento da agricultura e a consequente alteração da dieta humana, os dentes do siso não só se tornaram inúteis como, muito frequentemente, são uma fonte de incómodo, dor e despesa no dentista.

Veja aqui quais os sinais do aparecimento destes dentes e como aliviar a dor, no caso de estes estarem a romper ou no caso de se ter procedido à remoção cirúrgica dos mesmos.

teeth

Sintomas do aparecimento dos dentes do siso

O desenvolvimento dos dentes do siso pode ser fácil de adivinhar porque ocorre entre os 17 e os 25 anos, trazendo consigo dor e desconforto na parte de trás da boca. Ou, antes de chegar a esta fase, muitas vezes o dentista deteta o aparecimento destes dentes numa fase inicial, quando ainda estão inclusos, através de exames. Contudo, nem toda a gente sofre com o aparecimento dos dentes do siso, tal como nem toda a gente precisa de os extrair.

Aqui ficam alguns sintomas

Dicas para aliviar a dor

A dor causada pelo aparecimento dos dentes do siso pode ser provocada pelo simples desenvolvimento dos mesmos ou pelo pós-operatório, em caso de intervenção cirúrgica para a remoção destes dentes. A American Dental Association recomenda que as pessoas com idades entre os 16 e os 19 anos façam exames no sentido de perceber se os dentes do siso devem ser removidos.

Wisdom

Especialmente após uma intervenção cirúrgica para extrair os dentes do siso, é preciso ter especial atenção na higiene oral, não só para aliviar a dor, como também para evitar infeções. Assim, é importante usar fio dental e soluções orais antibacterianas (para assegurar que a boca fica mais protegida dos germes e bactérias), tendo cuidado extra com a zona afetada.

Para aliviar a dor, o dentista deverá receitar analgésicos, especialmente se a operação envolveu a remoção de dentes do siso que estavam inclusos.

Aplicar constantemente gelo na zona dorida também ajuda ao alívio da dor. Outra dica para atenuar a dor é fazer exercício, uma vez que isto permite a libertação de endorfina, o que alivia a dor.

Veja também:

Ana Duarte Ana Duarte

Jornalista e gestora de comunicação no projeto Patient Innovation, Ana Duarte é mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto. A sua paixão pela escrita começou cedo, quando aprendeu a escrever e começou a criar os seus próprios jornais. Interessa-se por tecnologia, desporto, cinema e literatura.