É mulher? 5 razões pelas quais devia depilar a cara

Depilar a cara parece-lhe uma ideia descabida? Leia o nosso artigo e prometemos que vai pensar duas vezes no assunto. 

É mulher? 5 razões pelas quais devia depilar a cara
Depilar a cara parece ser uma das tendências do momento

Diz-se no ciberespaço que depilar a cara parece estar a tornar-se uma tendência entre as mulheres. Sim, leu bem! Uma das novas tendências no universo da beleza feminina é a depilação facial.  E não se trata de depilação com cera, mas sim com lâmina.
 

Depilar a cara: tendência recente ou nem por isso?

Ainda que o conceito apenas recentemente tenha vindo a ganhar destaque, a verdade é que as adeptas não são de agora. De facto as mulheres japonesas há muito que se renderam a esta técnica. Por lá, a técnica chama-se kao sori. Por cá, no ocidente, há alguns nomes bem conhecidos que se diz terem aderido também a esta moda de depilar a cara com lâminas. É isso mesmo que diz um artigo do New York Times, publicado em 2015 que revela que Elizabeth Taylor, Audrey Hepburn e Marilyn Monroe eram adeptas desta moda.

A tendência ganhou maior destaque depois de Kate Somerville, especialista que faz tratamentos faciais a atrizes bem conhecidas como Jessica Alba e Debra Messing, dizer ao jornal americano The New York Times que recorre à uma lâmina para se ver livre dos pelos faciais. Diz ela que, além disso, a lâmina ainda funciona como esfoliante para a pele.

Dizem as adeptas da técnica que esta é uma versão menos intensa de dermaplaning, uma técnica de tratamento da pele que remove as células mortas e os pelos faciais, com recurso a uma lâmina.

A “loucura” já é tal que até há lâminas desenhadas especificamente para este efeito. Muitos dirão que os homens também o fazem. E de facto é verdade. E – não nos interpretem mal – há várias coisas que as mulheres adoram tomar “emprestadas” dos homens. Exemplo disso mesmo são os boyfriend jeans ou casacos com corte mais masculino, por exemplo. Mas a pergunta que se impõe é: até que ponto estamos a levar a coisa longe demais? Será que há vantagens em depilar a cara com uma lâmina?



As vantagens de depilar a cara com lâmina

Dizem as adeptas que depilar a cara com uma lâmina tem, de facto algumas vantagens, nomeadamente:
  • Ajuda a clarear a pele
  • Revitaliza a pele
  • Ajuda a remover as camadas mais profundas de células mortas
  • Deixa a pele mais macia
  • Promove a absorção de produtos de tratamento facial por deixar os poros abertos



E desvantagens em depilar a cara com lâmina, há?

Ainda que sejam enumeradas algumas vantagens para a técnica há quem receie que recorrer à depilação facial com lâmina possa fazer com que os pelos cresçam mais fortes ou escuros ou até que surjam mais pelos.

No artigo do New York Times, Elizabeth K. Hale, professora de dermatologia na NYU Langone Medical Center, desmistifica esta ideia. Diz Elizabeth K. Hale que a “a ideia de que tirar pelos com lâmina os torna mais grossos e escuros é definitivamente um mito”, tudo se deve ao facto do pelo que cresce não ter estado exposto ao sol, daí ter uma tonalidade mais escura.

Esta mesma ideia é corroborada por Debbie Palmer, cofundadora da Associação de Dermatologia de Nova Iorque e que diz que “os pelos não vão crescer mais grossos ou mais depressa” por depilar a cara com uma lâmina. Diz ela que o procedimento “não altera o número de folículos capilares na pela nem a taxa de crescimento capilar”.

Mas atenção. Nem tudo são rosas. Depilar a cara com uma lâmina pode ter alguns efeitos adversos, como por exemplo:
  • Causar irritações cutâneas
  • Provocar sensibilidade extrema na pele

 

Tentada a experimentar ou nem por isso?

Para quem possa estar tentada a experimentar, saiba que há alguns cuidados a ter antes e depois da depilação. Antes deve aplicar um gel de limpeza e depois pode ser útil usar um tónico facial antisséptico. Além disso, deve evitar aplicar maquilhagem ou cremes que não sejam adequados para peles sensíveis imediatamente após a depilação.  

Veja também: