AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

5 desbloqueadores de conversa no trabalho

É importante saber manter uma conversa fluída e interessante. Para que nada falhe no momento, importa conhecer alguns desbloqueadores de conversa.

5 desbloqueadores de conversa no trabalho
Uma boa conversa pode abrir muitas portas no mundo empresarial

Quantas vezes ficou sem saber o que dizer e o silêncio assumiu o papel principal? Pior só quando estes momentos acontecem em eventos laborais, onde queremos fazer boa figura. Cenários deste género podem ser evitados se utilizar desbloqueadores de conversa. Aquelas frases chave que ditas no instante certo podem dar um ‘empurrão’ precioso à troca de ideias.

Por força da situação, somos muitas vezes ‘forçados a fazer sala’. Seja no final de uma negociação, na recepção a um cliente ou até num almoço de negócios. Ora não pode acusar a pressão de ter de contar uma história engraçada ou dar um exemplo exemplar. Conversar de forma natural e descontraída é essencial para o ambiente informal que se pretende.

Tempo, trânsito, futebol, política. São os temas mais comuns mas, sejamos honestos, falar de qualquer um não é muito aliciante. Se quer sobressair, tem de se mostrar interessado no que o outro tem para lhe dizer. Não sabe muito bem como passar à prática? Não se preocupe. Vamos dar-lhe uma ajuda.


5 desbloqueadores de conversa


Fale-me mais sobre…

É um dois em um. Por um lado permite-lhe fazer referência a algo que já conhece sobre a pessoa com quem está a falar ou que ela lhe contou. Por outro, quem está do outro lado vai adorar que você lhe peça que fale do assunto. A partir desse instante, a conversa vai seguir o seu caminho natural. Está criada a ligação entre os intervenientes.



Como é que foi parar a…?

A esta empresa? A este sector? É um desbloqueador de conversa intemporal. Assim que colocar a questão, o seu interlocutor não mais irá parar de falar. A verdade é que todos temos histórias que adoramos contar aos outros (gostamos de receber a atenção). Com esta frase está dado o pontapé de saída para uma longa conversa.



Qual é a melhor parte de…?

Jogada de mestre! Porquê? É simples. Ao querer saber qual a melhor parte da sua profissão, do seu emprego, do seu dia-a-dia?, por exemplo, vai estar a pedir ao outro que fale de algo de que ele gosta. O que, por si só, será suficiente para um bom ambiente e um diálogo tranquilo, sem stress. Quem não gosta de falar sobre o que o faz feliz?



Qual foi/é o seu maior desafio?

Não há como errar. O actual mercado de trabalho está cheiinho de desafios profissionais a todos os níveis. Qualquer colega, chefe, administrador, cliente teve, tem ou terá de enfrentar obstáculos ao longo da carreira. A forma como os enfrentou e superou (ou não) dá panos para mangas. Aproveite a oportunidade para aprender.



Qual é o seu vinho preferido?

Não, não é despropositado ou inusitado. É um desbloqueador de conversa para ser utilizado estrategicamente. Aligeira o tom da conversa e, quem sabe, solta algumas gargalhadas pela surpresa causada. Utilize-o só quando tiver ‘uma aberta’. Um jantar de negócios pode ser uma ocasião propícia. Sem dúvida que será bem melhor do que comentar o tempo.

Veja também: