Como desbloquear o iPhone sem premir o botão principal

Desde o lançamento do iOS 10 que, para desbloquear o iPhone, é preciso carregar no botão principal. Mas pode alterar esta opção. Veja aqui como.

Como desbloquear o iPhone sem premir o botão principal
É possível desbloquear o iPhone sem premir o botão principal

Desde que a Apple lançou o iOS 10, em setembro de 2016, que passou a ser necessário carregar no botão principal para desbloquear o iPhone e o iPad, por definição. Mas até este sistema operativo sair, bastava pousar o dedo no botão e, graças à tecnologia Touch ID, o dispositivo era imediatamente desbloqueado.

A Apple diz que esta mudança serve para dar ao utilizador a possibilidade de ver as notificações no ecrã bloqueado, possivelmente sendo essa informação suficiente (podendo depois não precisar de desbloquear o dispositivo), até porque o Touch ID pode ser demasiado rápido. Contudo, se isto não for uma prioridade e preferir desbloquear o iPhone ou iPad o mais depressa possível, pode fazê-lo sem ter de pressionar o botão.

Esta mudança é subtil, mas é o suficiente para incomodar alguns utilizadores. No entanto, é possível fazer uma alteração de modo a não ser preciso carregar no botão principal sempre que quiser desbloquear o iPhone e/ou iPad e aceder a aplicações.

Para tal, basta ativar a opção “Pousar o dedo para abrir”. Com esta opção ativada, o dispositivo vai-se desbloquear sem ter de pressionar o botão, reconhecendo a sua identidade através do Touch ID.

Ativar a opção de desbloquear o iPhone sem premir o botão

Antes de ir às Definições, deve certificar-se de que tem a opção do Touch ID para desbloquear o iPhone ativada. Senão, pode fazê-lo da seguinte forma: Definições > Touch ID e Código e ativar a opção Desbloquear o iPhone.

Depois, deve ativar a opção Levantar para Acordar (se tiver um iPhone 6S ou um iPhone 7). Com esta opção ativada, a luz do ecrã acende automaticamente cada vez que o telemóvel é levantado de uma superfície plana. Para ativar esta opção deve ir a Definições > Ecrã e Brilho e selecionar a opção Levantar para Acordar. A desvantagem de ter esta funcionalidade ativa é que, cada vez que pegar no telemóvel após este estar pousado, a luz do ecrã vai acender, o que vai consumir mais energia.

Combinando esta funcionalidade com a opção “Pousar o Dedo para Abrir”, o dispositivo poderá ser bloqueado sem ter de carregar em qualquer botão.

Depois destas alterações, para desativar a opção de ter de premir o botão principal para desbloquear o iPhone, deve seguir estes passos: Definições > Geral > Acessibilidade > Botão principal e escolher a opção Pousar Dedo para Abrir.

Agora, já pode desbloquear o iPhone ou o iPad de uma forma mais direta, sem ter de premir o botão principal. Trata-se de uma decisão de preferência pessoal, mas escolher esta opção pode ajudar a aumentar a longevidade e bom funcionamento do botão principal do dispositivo.

Home

O botão principal no iOS 11

Os rumores de que o botão principal vai desaparecer no iPhone 8 (que vai ser lançando ao mesmo tempo que o iOS 11) não são recentes. Com base em experiências na versão beta do iOS 11, há utilizadores que afirmam existir funcionalidades que indicam que o botão poderá mesmo desaparecer, mas que o Touch ID irá permanecer no novo smartphone da Apple.

Segundo a Bloomberg, a Apple poderá substituir o botão físico principal por um virtual, dando prioridade ao controlo do smartphone por gestos.

Veja também:

Ana Duarte Ana Duarte

Jornalista e gestora de comunicação no projeto Patient Innovation, Ana Duarte é mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto. A sua paixão pela escrita começou cedo, quando aprendeu a escrever e começou a criar os seus próprios jornais. Interessa-se por tecnologia, desporto, cinema e literatura.