Como descodificar o código da entrevista e criar uma boa impressão

Muito bem, foi chamado para a entrevista de emprego. Perceba o que é esperado de si e siga as nossas dicas para criar uma boa impressão.

Como descodificar o código da entrevista e criar uma boa impressão
Confira as nossas dicas para uma entrevista de emprego perfeita

Enviou o seu currículo e chamaram-no para uma entrevista de emprego. É natural que o entusiasmo inicial comece a desvanecer e a dar lugar à ansiedade. Surgem-lhe questões sobre o que vestir ou como criar uma boa impressão e até começa a ponderar se a sua experiência será suficiente em relação à experiência profissional dos outros candidatos.

Neste ponto, o mais importante é estudar a empresa e tentar perceber o que é esperado de si, para se preparar da melhor forma. Não se deixe levar pelos nervos, temos uma boa notícia: as dificuldades mais comuns podem ser facilmente evitadas!

Uma vez na entrevista, é essencial gerir a ansiedade e pensar claramente, de modo a descodificar o código da entrevista, isto é, perceber o tipo de perguntas que lhe são colocadas, se deve adotar um tom mais formal ou informal e que frases e palavras deve dizer (ou não). Poderá, assim, agir de forma adequada e ir mais facilmente de encontro às expectativas do entrevistador.

Entrevista de emprego: 5 dicas que o vão ajudar a brilhar


1. Vista-se para impressionar

A primeira impressão é a mais importante. Vista-se de forma profissional, não dê uma razão ao recrutador para se lembrar de si por motivos errados.

Mesmo em ambientes menos formais, é preciso refletir sobre o tema. Por exemplo, no caso das mulheres, o cargo pode não exigir ir de fato, mas se tem dúvidas sobre o comprimento da saia ou sobre o estampado da t-shirt, deixe-os ficar no armário. Um homem pode não precisar ir de gravata, mas também não precisa de levar o par de sapatilhas mais velho.

2. Não se atrase

Facilmente consegue evitar chegar atrasado. Confirme a morada e pense num trajeto que o deixe chegar 10 a 15 minutos mais cedo. Se necessário, faça o trajeto no dia anterior para decorar bem o caminho e até para perceber se o fluxo de trânsito o pode atrapalhar na missão de chegar a horas.

Mas atenção: chegar mais do que 15 minutos mais cedo também não é bom. O entrevistador pode não estar ainda preparado para o receber. Por isso, o melhor é aproveitar o tempo extra para respirar e organizar os pensamentos no café ao lado, por exemplo.

entrevista de emprego

3. Largue o telemóvel

Antes de entrar na entrevista de emprego, desligue o telemóvel e mantenha-o longe. Se estiver sempre a pegar nele, a mensagem que estará a enviar é que tem coisas mais importantes na sua mente do que conseguir o emprego.

4. Respeite a verdade

Não “estique a verdade” por muito tentador que seja. Se o apanham a mentir na entrevista de emprego, pode esquecer a boa impressão e o emprego. Não se esqueça, já diz o povo, apanha-se mais facilmente um mentiroso que um coxo!

Não precisa de mentir, partilhe as suas realizações profissionais, destacando as suas experiências passadas, fale sobre o seu contributo para  resultados obtidos em projetos.

5. Mostre confiança

Nem só o que diz conta, a linguagem corporal também é muito importante para criar uma boa impressão junto do entrevistador.

Estar sentado em linha reta, mostra que está a prestar atenção no que lhe estão a dizer. Estar ligeiramente inclinado para a frente, ainda mais interessado vai parecer.

Mexer as mãos enquanto fala é perfeitamente normal. Mas mexer no cabelo constantemente ou não parar quieto com as pernas, irá dar a impressão de nervosismo, falta de confiança ou desinteresse.

Veja também: