AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Desespero por emprego: como não o mostrar durante a entrevista

Conheça aqui algumas das nossas dicas que seguramente o ajudarão, já na próxima entrevista que tiver, a esconder o seu desespero por emprego.

Desespero por emprego: como não o mostrar durante a entrevista
Não consegue esconder que está desesperado para arranjar um emprego?

O desemprego pode levar qualquer pessoa ao desespero, mas é fundamental que se aprenda a controlar e a mostrar mais segurança pois, se assim não for, deixar que o desespero por emprego o domine pode comprometer o seu desempenho durante o processo de recrutamento.

Ora vejamos, finalmente conseguiu que o seu CV se destacasse no meio de dezenas de candidatos e é chamado para a entrevista. Uma vez que essa fase é uma das mais importantes e que mais peso tem no momento da tomada de decisão do recrutador, convém que não cometa alguns erros fatais, que podem mostrar que está desesperado para conseguir um posto de trabalho.


Um dos erros mais comuns que mostra o seu desespero por emprego


Falar das suas qualidades e competências como se não houvesse amanhã

Falar desesperadamente das suas qualidades/competências só mostrará ao recrutador que está desesperado, e não apenas para conseguir aquele emprego, mas qualquer emprego! E isto é exatamente o oposto do que deve transmitir, pois o empregador procura um profissional que tenha paixão pela área a que se candidata e queira realmente aquela vaga.



5 Dicas para mostrar que quer aquele emprego sem mostrar desespero

Há formas de mostrar ao empregador que deseja realmente aquela vaga sem parecer desesperado. Tire partido da forma como se apresenta ou fala sobre si, pois isso pode ajudá-lo bastante a transmitir que quer realmente aquele emprego, sem parecer desesperado, mas sim dedicado e profissional.



1 – Tenha uma boa postura

Quando entrar na sala, demonstre segurança e autoestima, apresentando-se com bom aspeto e um firme cumprimento – não exageradamente forte, nem fraco. Esta atitude contribuirá para que o recrutador fique com uma boa impressão sua e vai mostrar também que se sente preparado para aquela etapa. Já durante a entrevista, procure não exagerar na descrição das experiências passadas e expetativas futuras, pois serão tomadas como pouco realistas e desajustadas à realidade.



2- Não culpe os outros por estar no desemprego

Pode estar revoltado por não encontrar emprego, mas não caia no erro de culpar os outros por isso, seja o governo, a economia do país ou o mercado de trabalho. Apontar a conjuntura do país como a causa do seu desemprego, construirá uma má imagem sua junto do recrutador e, além disso, fará com que ele se questionar se quer mesmo aquele emprego ou um emprego qualquer.



3 – Mostre que completa todos os requisitos (mesmo os que não são obrigatórios)

Quando se candidatar a uma oferta de emprego e verificar que várias competências estão assinaladas como opcionais, não respire de alívio! Procure antes incluir todos esses requisitos na sua candidatura, com a respetiva explicação do contexto em que os adquiriu. O mesmo se aplica no decorrer da entrevista. Enquanto fala da sua experiência, aprofunde as competências que possui e que estavam referidas no anúncio daquela vaga.



4 – Deixe claro que quer aquele emprego… Mas modere a forma como o diz!

Durante o processo de recrutamento, se chegar à fase da segunda entrevista, não tenha medo de quando lhe perguntarem porque se candidatou àquela oportunidade de incluir na sua resposta “Porque quero este emprego”. Mas, evite usar expressões desesperadas como “farei de tudo para conseguir este emprego”. Estas transmitirão ao empregador a sua insegurança e que, quiçá, não tem as competências adequadas para o desempenho daquela função.



5 – Envie uma nota de agradecimento

Depois da entrevista, envie uma nota de agradecimento ao empregador, pelo tempo que dispensou consigo e pela oportunidade que lhe deu. Este pequeno detalhe fará com que o recrutador se lembre de si mais facilmente. Resta acalmar e respirar fundo! Da próxima vez que tiver uma entrevista de emprego, não se esqueça destas dicas. O essencial é que mantenha a calma e confie nas suas competências!
Faça mais pelo seu Curriculum e concorra ao emprego dos seus sonhos >>
Veja também: