Quais as causas de desgaste irregular nos pneus?

Conheça algumas das causas mais comuns de desgaste irregular nos pneus, e saba como pode vir a reduzir o desgaste nos mesmos
 

Quais as causas de desgaste irregular nos pneus?
Existem várias causas possíveis.

Os pneus são do mais importante que temos no nosso carro, e por vezes pode ser difícil identificar o que está a causar o seu desgaste apenas ao olharmos para eles. Neste artigo vamos dar uma vista de olhos ao desgaste irregular nos pneus, e às suas causas mais comuns. Afinal, é chato ter de ir ao mecânico por causa de pneus fracotes que cedem facilmente ao desgaste.
 

Causas do desgaste irregular

Um pneu pode ter desgaste irregular por várias causas, que vão desde problemas mecânicos a fatores físicos. Abaixo, deixamos algumas das mais comuns:

1. Desalinhamento da direção - Quando as rodas não estão paralelas umas às outras, e quando não estão perpendiculares ao chão, considera-se que a direção está desalinhada, o que causa o desgaste irregular nos pneus, além de dificultar a condução por fazer com que seja difícil manter o carro direito quando estamos a conduzir.
 
Além do desgaste excessivo e irregular, faz com que aumente o consumo de combustível. Se notar que o carro “puxa” muito para um lado, é provável ser este o problema.
 
2. Problemas nos amortecedores – Quando os amortecedores estão em mau estado, é possível vir a encontrar desgaste irregular nos pneus,  por afetarem a aderência que estes têm ao solo.
 
Quando o sistema ABS (Anti-lock Breaking System) falha, irá começar a reparar num aumento no desgaste irregular nos pneus.
 

3. Condução agressiva – Ao conduzir como se estivesse num rally acaba por aumentar o desgaste dos pneus, por vezes de forma irregular. Travagens bruscas, acelerações agressivas e manobras pouco aconselháveis não são nada boas para os pneus do seu carro.
 
4. Danos físicos – Em certos casos, danos físicos nos pneus podem causar o desgaste irregular. Normalmente este tipo de danos implicam uma ida ao mecânico, pois fazem com que não seja seguro circular.
 

Reduzir o desgaste dos pneus

O desgaste dos pneus, seja irregular ou não, reduz a sua segurança na estrada, além de aumentar o consumo de combustível. É possível, no entanto, reduzir o desgaste tendo algum cuidado com os seus pneus, e com o modo como conduz.
 
De modo a não ter de trocar de pneus mais cedo do que deve, é importante praticar uma condução defensiva, manter a direção alinhada, a pressão correta, e não sobrecarregar os pneus. Deve, também, ter cuidado com buracos e objetos na estrada que possam vir a danificar os seus pneus, tendo sempre em conta os outros veículos na estrada.


Veja também: