Publicidade:

Despedida de um colega de trabalho: 6 passos para ultrapassar

Não é fácil a despedida de um colega de trabalho, principalmente quando se trata da saída de um bom elemento. Conheça as nossas dicas para lidar com a situação.

Despedida de um colega de trabalho: 6 passos para ultrapassar
Saiba como superar a saída de um bom elemento.

Naturalmente, a despedida de um colega de trabalho apresenta alguns desafios operacionais. É preciso começar a procura de candidatos adequados, decidir quem fica com as suas funções durante essa procura e até, possivelmente, escrever uma nova descrição de funções para o posto que vai ficar vago. Mas, também é verdade que, quando alguém deixa o local de trabalho, isso afeta não só a empresa, como também os colegas de trabalho que ficam.

É difícil aceitar a saída de alguém que é tudo o que um bom colega de trabalho deve ser: excecionalmente experiente na sua área, sabe comunicar claramente, é educado e gentil com todos, sabe ouvir e apresenta-se adequadamente… Quando isso acontece, é impossível não sentir que vai ficar um espaço vazio, que antes era tão bem ocupado. Por isso mesmo, para as situações em que não é fácil enfrentar a despedida de um colega de trabalho, listamos 6 dicas para lidar da melhor forma com estes momentos.

Despedida de um colega trabalho: 6 dicas para ultrapassar


despedida de um colega de trabalho

É preciso lembrar que são vários os fatores que podem levar alguém a sair para abraçar uma nova oportunidade de emprego e, nem sempre, têm a ver com algum mal-estar no atual local de trabalho ou mau relacionamento com os colegas.

As razões da saída podem estar relacionadas com novos desafios, melhores oportunidades de crescimento na carreira, aumento salarial ou, simplesmente, conseguir ficar mais perto de casa. Então, como profissional, o melhor que deve fazer para superar a saída de um bom elemento, é respeitar a decisão do seu colega de trabalho. Prepare um encontro de despedida porque, assim, quanto mais rápido aceitar esta decisão, mais facilmente recuperará da saída do seu colega.

Conheça algumas dicas que o vão ajudar a fazer a despedida de um colega de trabalho e a superar a perda de um bom elemento da equipa.

6 passos para ultrapassar a despedida de um colega de trabalho

  1. Pense nos projetos em que trabalharam juntos. Se tiver um projeto semelhante em andamento, peça algumas dicas antes de o seu colega sair.
  2. Aproveite o tempo que ainda tem, mas aceite que em breve não vai conseguir fazer este convívio ocasional com o seu colega e, por isso, será uma ajuda para si diminuir o número de pequenas conversas durante o dia.
  3. Lembre-se que o seu colega não está a deixá-lo, está a avançar em direção a uma vida melhor. Ou seja, está a seguir aquilo que todos queremos para nós.
  4. Evite os ressentimentos e amargura e não faça piadas sobre a saída do seu colega.
  5. Faça o luto com outros colegas que possam sentir o mesmo. É importante que o faça para avançar após a despedida de um colega de trabalho. Mas não perca tempo a suspirar, não ponha o seu trabalho em risco por causa da saída de alguém.
  6. Caso ainda não o tenha feito, não perca tempo e conecte-se através do LinkedIn! Esta rede social serve para isso mesmo, manter o contacto com os melhores profissionais que conhece.

Veja também: