10 dicas para evitar o desperdício de água

Em Portugal desperdiçam-se cerca de 3100 milhões de metros cúbicos de água por ano. Saiba como pode ajudar a evitar o desperdício de água e poupar.

10 dicas para evitar o desperdício de água
Proteja os recursos hídricos enquanto poupa

A água, um bem que todos tomamos como garantido, é um bem cada vez mais escasso por todo o planeta. O desperdício de água é um problema grave e com cada vez mais consequências reais no quotidiano. Além de existirem grandes grupos populacionais sem acesso a água potável, o risco elevado de aquecimento global significa também a redução dos recursos hídricos.

Podemos contrariar esta tendência nas nossas casas, cumprindo o dever no que diz respeito à poupança de água, protegendo recursos indispensáveis e ao mesmo tempo poupando na fatura mensal. Algumas dicas simples podem fazer toda a diferença.

DICAS PARA COMBATER O DESPERDÍCIO DE ÁGUA

1. Lavar a louça

Quando lavar louça à mão, deixe os utensílios de molho por uns minutos numa bacia e só utilize “água nova” para enxaguar rapidamente o detergente. Enquanto esfrega a louça, feche a torneira.

2. Higiene pessoal

Mantenha também a torneira fechada enquanto lava os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba. Pode poupar dezenas de litros com esta simples ação.

3. Banhos

Evite banhos de imersão. Um banho gasta, em média, 250 litros de água. Um duche gasta apenas cerca de 25 litros.

4. Torneiras

Verifique se fecha bem as torneiras, para evitar que continuem a pingar. Depois de umas horas, a quantidade de água desperdiçada desta maneira é significativa.

5. Cozinhar

Reutilize a água de cozer vegetais para fazer sopa, por exemplo. Se não quiser voltar a usar a água para outros pratos, use-a para regar as plantas.

6. Eletrodomésticos

Certifique-se de que enche a máquina de lavar a louça antes de pôr um programa de lavagem em curso. Para a máquina da roupa, se tiver de fazer uma lavagem com uma carga média, selecione um programa económico para evitar um maior desperdício de água.

roupa

7. Mangueiras

Evite lavar o automóvel, mota, pátios, varandas ou passeios com a mangueira aberta. Prefira um balde e esponja e use a mangueira o mínimo de tempo possível para enxaguar rapidamente.

8. Descargas do autoclismo

Colocar uma garrafa cheia com areia, por exemplo, dentro da caixa do sanitário, vai fazer com que se gaste menos água nas descargas do autoclismo e evitar desperdício de água em excesso quando o puxa.

9. Plantas

Regue as plantas de manhã bem cedo ou ao anoitecer, para evitar uma maior evaporação da água.

10. Contadores

Compare frequentemente a leitura do seu contador com a fatura da água para ter noção e controlo sobre os seus gastos e evitar o desperdício de água.

Veja também: