Este é o destino perfeito para fãs de ecoturismo

Quer umas férias de sonho num local amigo do ambiente? Temos a solução: a Riviera Maya é o destino perfeito para fãs de ecoturismo. Saiba porquê.

Este é o destino perfeito para fãs de ecoturismo
Um destino para férias amigas do ambiente

Um dos principais locais turísticos do mundo é, sem dúvida, o caribe mexicano, onde se encontra a Riviera Maya, que é o destino perfeito para fãs de ecoturismo.

Trata-se de uma região que oferece um turismo alternativo focado em ecologia, pois possui as melhores condições geográficas e ambientais que combinam areia branca cristalina, com uma floresta tropical com grande variedade de animais e vegetais. Tudo isso enquadrado pela cultura e tradições da impressionante civilização maia e dos seus antigos locais arqueológicos.

O que significa ecoturismo?


mexicoRiviera Maya: local paradisíaco e amigo do ambiente

“Ecoturismo” e “sustentabilidade ambiental” são conceitos que estão na moda. As tendências no mercado indicam um aumento e crescimento rápido na indústria do turismo, bem como noutros setores que não escapam ao impacto ambiental. A importância dos meios de comunicação social para a proteção do meio ambiente, bem como o estabelecimento de políticas de responsabilidade social, tornaram essencial o conceito de “turismo responsável“, sendo esta uma prática que impactará positivamente as próximas gerações.

O que faz da Riviera Maya o destino perfeito para fãs de ecoturismo?


riviera mayaÁreas protegidas na Riviera Maya

O crescimento do turismo da Riviera Maya provocou um boom económico e social no México, que levou ao crescimento de infraestruturas e ao desenvolvimento do turismo tendo em conta os recursos naturais. Portanto, tornou-se imperativo criar um plano de “ecoturismo sustentável”, que assenta em dois pontos.

1. As medidas adotadas pelo ecoturismo reduzem o desperdício ambiental

A maioria dos resorts escolhe ainda não colocar este aspeto no topo da pirâmide para o desenvolvimento do seu negócio, havendo ainda muito a fazer no que diz respeito ao tratamento de resíduos maciços e aos cuidados a ter com a flora e fauna local. Em contrapartida, uma viagem à natureza ou um acampamento pode ser uma boa opção de férias verdadeiramente amigas do ambiente.

2. Um resort que cuida do meio ambiente é, por sua vez, socialmente responsável

O turismo sustentável também implica a preservação e o respeito pela cultura local, bem como pelas tradições da região, incluindo uma melhoria no padrão de vida das comunidades e da economia local.

Muitos hotéis preocupados com o desenvolvimento sustentável empregam funcionários locais para apoiar esta política ou usam materiais da região para apoiar a economia.

Outros hotéis colaboram com Organizações Não Governamentais e agências para perseverar neste legado internacional através de acordos económicos ou sociais.

Exemplos de ecoturismo na Riviera Maya


Conheça duas opções amigas do ambiente na Riviera Maya, relativamente ao que é feito para preservar a vida animal e vegetal da região.

 Península de Yucatán

YucatanA península de Yucatán tem imensos locais protegidos

O ecoturismo encontra o seu máximo esplendor na selva da Península de Yucatán, nas margens do Mar do Caribe. Dado que esta região é próspera em vida animal e vegetal, quer na terra quer no mar, o estado da Quintana Roo criou reservas ecológicas incomparáveis que salvaguardam e protegem a variada fauna e flora típicas da região. Alguns desses lugares são as áreas protegidas localizadas ao longo da Península de Yucatán, como a Reserva Sian Ka’an, Ilha Contoy, Rio Lagartos e Calakmul, localizadas no sul do estado.

Parque Marinho Nacional de Arrecifes Cozumel

riviera maya méxicoEm Cozumel pode mergulhar de forma segura e sustentável

O Parque Marinho Nacional de Arrecifes Cozumel aglutina cerca de 25 recifes de águas transparentes e tranquilas de temperatura agradável que permitem que observe e se deleite com a vida marinha abundante e heterogénea. Por isso, Cozumel é um dos cinco principais destinos para o mergulho no mundo e denominado com “o céu na terra”.

Neste local, a natureza foi generosa: não faltam florestas, mangues e lagoas, que são a casa de um sistema de flora e fauna tropical e de um dos recifes mais impactantes em todo o mundo.

Em Punta Sul, encontrará a lagoa Colômbia que proporciona um refúgio para a fauna natural da região e que é a casa de várias espécies de tartarugas e crocodilos. Existe ainda uma torre de observação, rústica mas agradável que permitirá observar e fotografar à distância todas estas espécies exóticas. Assim sente que faz parte do local, mas sem perturbar a sua biodiversidade.

Além de tudo isto, a maioria dos hotéis já adoptou algumas boas práticas no sentido de preservar a sustentabilidade ambiental:

  • Atividades de poupança de energia;
  • Projetos sociais que ajudam a comunidade;
  • Redução do consumo de material não biodegradável;
  • Promoção da prática de reciclagem;
  • Reutilização do consumo de água.

Tem das melhores praias do mundo e é também um destino perfeito para fãs de ecoturismo. A Riviera Maya é o local ideal para umas férias de sonho!

Veja também: