8 destinos de carnaval que vai querer conhecer

O ano começou há algumas semanas e já está a precisar de uns dias de descanso? Aproveite estes destinos de carnaval e divirta-se.

8 destinos de carnaval que vai querer conhecer
Com ou sem máscara, com ou sem baile de gala… Há opções para todos os gostos

Há cidades onde os dias de carnaval são os mais coloridos e animados do ano. É exatamente para aí que vale a pena viajar nesta época. Quer seja um aficionado das celebrações carnavalescas, quer procure simplesmente uns bons dias de descanso, estes são os melhores destinos de carnaval.


8 destinos de carnaval ideais para foliões


São Miguel, Açores

São Miguel é um bom destino em qualquer altura do ano. Se juntarmos à natureza crua e às paisagens idílicas uma terça-feira de carnaval com batalha de limas, é impossível não reservar já o voo. Sim, na terça-feira há uma batalha entre várias equipas – cada uma com 20 a 25 elementos. Enquanto desfilam pela cidade em camiões, lançam sacos de plástico com água e limas. 

Para quem lá anda, o carnaval de São Miguel não é para meninos. Mas se quiser simplesmente ver de fora, é um bom espetáculo e faz da cidade açoriana um bom destino de carnaval.



Sitges, Espanha

sitges
Durante a ditadura, Sitges assumiu-se como símbolo da luta pela tolerância e liberdade. Atualmente é um dos destinos preferidos da comunidade gay em Espanha e o seu carnaval é tão famoso que atrai cerca de 300 mil pessoas por ano.

Porquê? Porque organizam 4 dias ininterruptos de festas com fantasias impressionantes, desfiles com carros alegóricos e ainda um grande espetáculo de fogo-de-artifício. Além disso, a festa termina na quarta-feira de cinzas com o enterro de uma estátua em forma de sardinha. Tem tudo para ser divertido.



Veneza, Itália

Não há maior sinónimo de carnaval do que Veneza. Durante 10 dias recebe 3 milhões de turistas – apesar de ser muito visitada durante todo o ano. Além dos espetáculos culturais ao ar livre, há ainda os característicos trajes e máscaras do século XVII.

Se decidir embarcar para este destino de carnaval não se vai cansar de ver chapéus de três pontas e vestidos de gala com a senhoras a tapar os olhos com uma máscara de olhos. Este destino de carnaval é tão famoso que por todos o mundo inspira festas temáticas.



Basileia, Suíça

basileia
O Blaster Fasnacht é o maior evento carnavalesco da Suíça. Começa em Basileia na segunda-feira anterior à quarta-feira de cinzas às 4 horas da madrugada e não para durante 72 horas. A música característica dos desfiles é ao som de flautas e tambores e à luz de lanternas. Só por curiosidade, os dias de carnaval em Basileia são chamados os Drey Scheenschte Daag, “os três dias mais belos”.



Colónia, Alemanha

Quem viaja para Colónia, na Alemanha, na altura do Carnaval não vai para ficar a assistir. Aqui toda a gente é envolvida nos festejos, independentemente da idade. O período festivo começa a 11 de Novembro às 11h11 (sim, Novembro) e só termina na quarta-feira de cinzas.

Durante a “quinta estação”, como é conhecido este período, a cidade está toda decorada mas o auge da festa carnavalesca acontece na última semana, com grandes desfiles e marchas. O facto do tema ser sempre o mesmo, “é difícil bater Colónia”, não demove os foliões – muito pelo contrário.



Binche, Bélgica

binche
A vila de Binche, a cerca de uma hora de Bruxelas, acolhe eventos musicais, de dança e ainda desfiles pelas ruas. E tem uma espécie de mascote: os Gilles aparecem pela vila na terça-feira de carnaval, com as cores da bandeira nacional. A cidade é invadida por cerca mil Gilles, a partir dos 3 anos de idade.

Durante a manhã as máscaras são feitas de cera, mas à tarde é normal ver chapéus com plumas brancas. Durante o desfile, os Gilles atiram laranjas aos espetadores para dar boa sorte.


Tenerife, Espanha

Geograficamente falando, Tenerife pertence a Espanha. Contudo, graças à sua proximidade ao Continente Africano, o seu clima não é tão rigoroso. Isto são boas notícias para os foliões, claro. Aqui há desfiles de escolas de samba tal como no Rio de Janeiro. Há ainda fogo-de-artifício e concertos. Os festejos duram quase um mês até à terça-feira de carnaval, onde a festa tem 24 horas.



Rijeka, Croácia

rijeka
Não conhece esta cidade croata? É pequena e fica na linha costeira e durante os dois primeiros meses do ano festeja-se o carnaval. Há desfiles para os miúdos, bailes, pistas de gelos e muitos mascarados pelas ruas. O epicentro deste destino de carnaval é a rua Korzo, uma das principais da cidade. E também aqui há uma figura principal: o Zvončari (homem do badalo), com peles de animais e sinos para afastar os maus espíritos.

Veja também: