Destinos de Carnaval: as 6 escapadinhas mais divertidas

Não há melhor altura do que a que se aproxima para tirar uns dias de inesquecível loucura e diversão. Saiba onde, com estes 6 destinos de Carnaval imperdíveis.

Destinos de Carnaval: as 6 escapadinhas mais divertidas
Festejos originais, animados foliões ou beleza sem par. Você escolhe.

Agora, que se aproximam os dias mais loucos e animados do ano, é importante conhecer os melhores destinos de Carnaval. Isto porque esta é a altura ideal para tirar uma pequenas férias de total relaxamento e absoluta diversão. Como? Bem, juntando-se a uma das muitas festas em que as normas e limites sociais são temporariamente colocados de lado, dando lugar à espontaneidade e à descontração.

Se é uma das pessoas que está a pensar em fazer uma escapadinha neste período, mas ainda não decidiu para onde, nós ajudamos. Pesquisando cidades relativamente próximas, encontramos algumas com grandes tradições no que toca à celebração do Entrudo. Assim, de seguida apresentamos-lhe 6 destinos de Carnaval absolutamente imperdíveis. 

 

6 destinos de Carnaval ideais para verdadeiros foliões

 

1. Ponta Delgada, Açores

Ponta Delgada, Açores

Em Ponta Delgada, a terça-feira de Carnaval equivale à “batalha de limas”. Trata-se de uma tradição bastante original e única no país, que consiste num combate entre várias equipas, cada uma com 20 a 25 elementos; estes grupos de pessoas desfilam pela cidade em camiões que, quando se cruzam uns com os outros, lançam uma verdadeira ofensiva, durante a qual são atirados sacos de plástico com água e limas. Garanta a sua estadia no centro histórico de Ponta Delgada aqui.

Curiosidade: por vezes, os “combatentes” usam invólucros feitos de parafina/cera, com água no seu interior. Aí sim, a coisa dói a sério, o que leva muitos a dizer que “o Carnaval de Ponta Delgada não é para meninos!”.

 

2. Sitges, Espanha

Sitges, Espanha

Atraindo mais de 300.000 pessoas por ano, Sitges é um dos destinos de Carnaval preferidos pela comunidade gay. Alguns dos seus apelos irresistíveis são: 4 dias ininterruptos de festa, impressionantes fantasias, animados desfiles de carros alegóricos e um fabuloso espetáculo de fogo de artifício. A cereja em cima do bolo? A festa termina na quarta-feira de cinzas, com o original enterro de uma estátua em forma de sardinha. Sim, leu bem!

Curiosidade: aparentemente, na época do ditador Franco, esta cidade ficou conhecida por ser um símbolo da luta contra a intolerância e a censura, daí ter sido escolhida para lar deste Carnaval.

Reserve dormida em Sitges aqui.

 

3. Nice, França

Nice, França

Este destino de Carnaval é, em si mesmo, uma cidade mediterrânea totalmente irresistível. No entanto, as celebrações carnavalescas asseguram um delicioso encanto extra. Basta dizer que o ponto alto das mesmas, aquilo que melhor as caracteriza, é a fabulosa e bela Batalha de Flores. No entanto, pode ainda destacar-se o incomparável desfile, que ocorre na própria terça-feira gorda (mardi gras), e no final do qual se queima o carro do Rei do Carnaval.

Curiosidade: na mesmo período em que está a decorrer o Carnaval, celebra-se também a Festa da Cerveja. Tentador, não?

 

4. Basileia, Suiça

Basileia, Suiça

Tendo início na segunda-feira anterior à quarta-feira de cinzas, às 4h00 da madrugada, o Carnaval da Basileia, ou Basler Fasnacht, é o maior evento deste tipo na  Suíça. Durante um período de exatamente 72h, impõe-se na cidade o  chamado Morgestraich, durante o qual o governo fica a cargo dos Fasnächtler, os participantes. Separando-se claramente dos espetadores, estes desfilam pelo centro da cidade com lanternas e ao som de músicas carnavalescas tocadas com flautas e tambores. Se quiser ser espectador privilegiado, garanta já uma janela para o desfile

Curiosidade: se necessitar de mais argumentos, saiba que os locais chamam a esta celebração Drey Scheenschte Daag, o que significa literalmente “os três dias mais belos”.

 

5. Veneza, Itália

Veneza, Itália

Com a duração de 10 dias e visitado por cerca de 3 milhões de turistas por ano, o Carnaval de Veneza é, sem dúvida, um dos mais conhecidos a nível mundial, tendo já influenciado inúmeras celebrações semelhantes. Trata-se de um imenso espetáculo que pode ser assistido ao ar livre, e no qual os belíssimos trajes e máscaras são característicos do século XVIII – ex.: as populares maschera nobile, basicamente máscaras brancas que se conjugam com roupa de seda negra e um chapéu de três pontas. Será difícil garantir um lugar por isso não espere mais tempo !

Curiosidade: este Carnaval decorre de uma tradição do séc. XVII, altura em que a nobreza se costumava mascarar para poder sair e misturar-se com o povo.

 

6. Colónia, Alemanha

Colónia, Alemanha

Este Carnaval é verdadeiramente colorido e animado, com toda a gente a alinhar nos festejos, independentemente das idades e classes sociais. Uma das suas principais características é a data em que começa, dia 11 de novembro (11) às 11h11; quanto ao seu fim, este é assinalado na quarta-feira de cinzas, sendo que o período entre ambos os dias é a chamada “quinta estação”. Obviamente que, apesar de a cidade se manter decorada durante todo o período, o auge da festa ocorre apenas na última semana, durante a qual decorrem grandes desfiles e marchas carnavalescas.

Curiosidade: O tema do Carnaval desta cidade é sempre o mesmo: “É difícil bater Colónia” (Köln hat was zu beate). Não admira que o mantenham, uma vez que este é mesmo o rei dos Carnavais alemães. E está mais que a tempo de o agendar.


Esperamos que as nossas sugestões de destinos de Carnaval tenham ido ao encontro das suas expetativas, e que já esteja a planear em detalhe a sua escapadinha. Da nossa parte, só podemos desejar-lhe que se divirta imenso, deixando de lado todas a inibições. Boa viagem!


Veja também: