Viajar no entrudo: 8 destinos de Carnaval a não perder

O Carnaval pode ser uma excelente altura para uma viagem. Confira os destinos que escolhemos para si, a pensar em diversão e descanso.

Viajar no entrudo: 8 destinos de Carnaval a não perder
Aproveite o Carnaval para se divertir e descansar

Ainda não pensou no que vai fazer no Carnaval? E se fosse viajar e viver esta festa num sítio especial? Para ajudá-lo a sair de casa, fomos à procura dos melhores destinos de Carnaval. Um pouco por todo o mundo, há cidades onde os dias do entrudo são os mais coloridos e animados do ano.

Mas mesmo que não seja um aficionado das celebrações carnavalescas e queira simplesmente aproveitar a quadra para uns bons dias de descanso, vai gostar da lista que se segue.

Carnaval: 8 viagens para se divertir à grande


Rio de Janeiro

Carnaval do Rio

Não há carnaval como o da “cidade maravilhosa”. É considerada a maior festa do mundo e há muitos motivos para isso, desde logo pelo grande número de visitantes que se juntam aos seis milhões de habitantes do Rio. Um mar de gente alegre, descontraída, que sabe melhor do que ninguém como se divertir durante estes dias.

Os desfiles grandiosos das escolas de samba são um dos pontos altos da festa carioca, mas a animação vai muito para além do Sambódromo. Há festas de rua, bailes e os famosos “blocos”: bandas de música que percorrem várias zonas de cidade, seguidos por milhares de pessoas a cantar e a dançar.

Veneza

Carnaval de Veneza

Na Europa, não há maior sinónimo de carnaval do que Veneza. São duas semanas de folia em que a cidade recebe milhares de turistas. Além dos espetáculos culturais ao ar livre, há ainda os característicos bailes e cortejos de trajes e máscaras inspirados no século XVII. Ao todo, são quase 50 eventos oficiais, incluindo o majestoso jantar e baile de carnaval. Por curiosidade, o acesso a este evento custa quinhentos euros por pessoa.

Mas não precisa de desembolsar esse dinheiro todo para se divertir em Veneza durante o carnaval. O ambiente na cidade é de festa e as ruas e os barcos dos canais vão encher-se de foliões mascarados a rigor, com fatos solenes e chapéus de três pontas, vestidos de gala e máscaras tão enigmáticas quanto exuberantes.

Fortaleza

Marginal de Fortaleza, Brasil

Não sendo tão excessivo quanto o Carnaval do Rio, na capital do Ceará o Entrudo também é celebrado a rigor. Não faltam desfiles, “blocos” e várias iniciativas festivas em Fortaleza.

Mas viajar para esta cidade nesta altura é igualmente sinónimo de praia, ou seja, o Carnaval pode bem servir apenas como pretexto para passar uns dias de descanso nalgumas das melhores praias do mundo, assim como sentir a adrenalina dos passeios de buggy pelas dunas do Ceará.

Jericoacoara, Cumbuco, Morro Branco e Canoa Quebrada são algumas das praias que não deve perder. Já na lista das atrações culturais, pode colocar na sua lista a Catedral Metropolitana, o Teatro José de Alencar, o Museu da Cachaça, o Centro de Arte e Cultura Dragão do Mar e Feirinha Beira Mar, dedicada ao artesanato local.

Ilha do Sal

Ilha do Sal, Cabo Verde

Sabemos que se escolher a Ilha do Sal para umas férias por altura do Carnaval, não será porventura pelas manifestações festivas e populares ligadas à época, mas saiba que também nesta ilha de Cabo Verde o Entrudo é celebrado com muita animação, com desfiles de carros alegóricos e muitos foliões mascarados com fatos vistosos.

Assim, aqui vai poder contar com festa, praia e descanso: há lá combinação melhor para umas férias? Com a vantagem de fugir ao frio que se sente por cá. E não nos podemos esquecer da gastronomia cabo-verdiana, outro grande trunfo deste destino de gente simpática.

Salvador

Salvador da Bahia

Quando se fala em destinos de Carnaval, o Brasil é incontornável. Já falamos do Rio de Janeiro e de Fortaleza, agora sugerimos-lhe Salvador, a capital da Bahia, no Nordeste do país. E se este é um lugar em festa durante todo o ano, oferecendo um “alto astral” a todos os que o visitam, imagine no Carnaval.

Há até quem diga que o Carnaval de Salvador é mais apoteótico do que o do Rio de Janeiro, mas para tirar a teima, só mesmo viajando até lá. Aqui, são os famosos “trios elétricos” que comandam a animação, sempre com artistas célebres da música popular brasileira e da música baiana como anfitriões.

A somar a este alegria contagiante, irá encontrar tudo o resto que faz deste um dos mais procurados destinos no Brasil: a forte religiosidade e a atmosfera mística ligada à deusa Iemanjá, o povo afável, a arquitetura pitoresca, as praias e a comida deliciosa.

Baqueira Beret

Baqueira Beret. Espanha

E porque não aproveitar a quadra carnavalesca para passar uns dias na neve? Não faltam programas promocionais também para este tipo de férias, excelentes para juntar a família ou os amigos. Um destino a ter em conta é Baqueira Beret, nos Pirenéus espanhóis.

Trata-se de uma das mais antigas estâncias de esqui de Espanha, mas nem por isso deixa de ser charmosa, sofisticada e repleta de tudo o que precisamos e desejamos numas férias deste género. Afinal, é aqui que a família real espanhola tem uma das suas casas e onde passam alguns dias de férias no inverno.

Andorra

Andorra

Outro destino igualmente próximo e apetecível para umas férias de inverno é o Principado de Andorra. Situada num bonito vale dos Pirenéus, esta é uma estância de desportos de inverno que lhe oferece mais de 300 km de pistas de esqui, com os mais diversos níveis de dificuldade.

Como se sabe, neste tipo de férias o après-ski é tão ou mais importante do que as atividades físicas. Falamos dos momentos de descontração e convívio ao fim do dia nos bares e nas esplanadas dos chalés da montanha, que em Andorra são especialmente agradáveis na zona de Grandvalira.

Funchal

Por fim, nesta lista de destinos de Carnaval, trazemos um entrudo à portuguesa, mas com uma reputação que já ultrapassou as nossas fronteiras: o Carnaval na Ilha da Madeira. A Madeira é, aliás, um dos destinos portugueses onde mais se celebra e se convive na rua. Basta pensar na Passagem de Ano e na Festa da Flor.

No Carnaval, o Funchal prepara sempre uma programação extensa e pomposa, com destaque para as marchas carnavalescas e para os desfiles e concertos das bandas filarmónicas. O Grande Cortejo Alegórico de sábado à noite e o Cortejo Trapalhão de terça-feira são atrações imperdíveis.

carnaval

Veja também: