Publicidade:

Melhores destinos de praia na Europa: 12 sugestões irresistíveis

Quer fazer umas férias exóticas, mas não acredita que existam paraísos próximos de si? Fique a conhecer os melhores destinos de praia na Europa para 2018.

Melhores destinos de praia na Europa: 12 sugestões irresistíveis
Descubra as melhores praias europeias

Espanha, França, Itália, Grécia, Croácia e, claro, Portugal: foi nestes seis países com localização e clima privilegiados, que fomos à procura dos melhores destinos de praia na Europa. Alguns locais são bem conhecidos, outras serão uma surpresa, mas todos têm algo em comum: oferecem excelentes praias, para dias de descanso a condizer.

Conheça 12 dos melhores destinos de praia na Europa


Deauville, França

Praia de Deauville

Começamos por uma cidade francesa da Normandia, pequena em tamanho, mas grande em atrativos. Deauville é daqueles destinos encantadores, que para além de uma bonita e extensa praia, oferece uma interessante componente citadina, com edifícios singulares e lojas elegantes.

Muitos a tratam por “Riviera parisiense”, por estar apenas a 200 quilómetros da capital francesa e ser tão charmosa como as praias do sul. Outro bónus é estar perto de muitos outros locais a não perder, como as vizinhas cidades de Trouville-sur-Mer e Lisieux. Deauville pertence à região de Calvados, famosa pelo licor de maçã com o mesmo nome, que aqui poderá provar e cujas destilarias poderá visitar.

Ilhas Baleares, Espanha

Maiorca

O país vizinho pode orgulhar-se de ser detentor de vários dos melhores destinos de praia na Europa. Basta pensar no sul do país, uma enorme costa repleta de populares estâncias balneares. Mas nesta lista quisemos destacar os arquipélagos espanhóis. Comecemos pelas Baleares, em pleno Mediterrâneo.

Neste conjunto de ilhas destacam-se MaiorcaMenorcaIbiza e Formentera: quatro opções fantásticas, todas com praias arrebatadoras. Vai em família? Escolha Maiorca, onde pode conciliar dias de praia com muitas visitas e atividades. Quer um clima romântico? Opte pela mais sossegada Menorca. Vai com amigos? Então as animadas Ibiza e Formentera, são as melhores apostas.

Ilhas Canárias, Espanha

Maspalomas, Gran Canaria

E já que falamos das Ilhas Baleares como um dos melhores destinos de praia na Europa, não podíamos deixar de fora o arquipélago das Canárias, situadas a pouca distância da costa do norte de África. Esta localização faz com que estas ilhas ofereçam um clima quente e soalheiro.

Tenerife, Gran Canária, Lanzarote, Fuerteventura… há praias maravilhosas em todas estas ilhas de origem vulcânica, incluindo praias de areia negra que nada ficam a dever às praias tradicionais. Famara e Papagayo em Lanzarote; Las Teresitas em Tenerife, Maspalomas em Gran Canária ou Corralejo em Fuerteventura, são apenas algumas das praias que tornam as Canárias um destino bastante apetecível.

Creta, Grécia

Praia de Balos, Creta, Gécia

Sabe quantas ilhas há ao todo na Grécia? Mais de 6000. No entanto, só 227 são habitadas e só 78 têm mais de 100 habitantes. Escolher um destino de praia na Grécia não é por isso muito fácil, sobretudo se quiser fugir às escolhas mais óbvias, como Santorini ou Mykonos. Para ajudá-lo, selecionámos Creta para esta lista.

Aqui vai encontrar uma das mais bonitas praias do mundo: Balos. De difícil acesso, todo o esforço é compensado quando lá se chega, tal a beleza das suas águas e a configuração do seu areal e rochas. A praia de Xerocampos é outra paragem obrigatória, assim como as cidades de Chania e Agios Nikolao e a pequenina aldeia piscatória de Loutro.

Comporta, Portugal

Comporta, Alentejo, Portugal

Temos um país maravilhoso, com uma vasta costa e praias lindíssimas, que merecem estar em qualquer seleção de melhores destinos de praia na Europa. As praias alentejanas são afamadas e não é fácil escolher apenas uma zona desta região, no entanto, vamos destacar a Comporta.

A menos de 1 hora e 30 minutos de carro de Lisboa, a Comporta oferece um leque alargado de praias atlânticas autênticas. E ao encontrar-se no limite da Reserva Natural do Estuário do Sado, apresenta uma paisagem protegida, onde a intervenção humana tem sido comedida. Outro trunfo é a excelente gastronomia desta zona, com destaque para o peixe fresquíssimo, que vai poder saborear em restaurantes de madeira em cima da praia.

Tavira, Portugal

Praia do Barril, Tavira

Rumando um pouco mais a sul, paramos no Algarve, indiscutivelmente um dos melhores destinos de praia na Europa. Albufeira, Lagos, Portimão e Vilamoura são algumas das estâncias algarvias mais procuradas, mas gostávamos de trazer Tavira para esta lista, uma vez que é uma cidade menos falada, mas com muito para oferecer a quem a visita.

As praias mais bonitas ficam na Ilha de Tavira e na Ilha de Cabanas, às quais se chega através de curtas viagens de barco. Junte-lhe ainda aldeias piscatórias coloridas, gente simpática e cozinha maravilhosa e verá que encontrou o destino das suas próximas férias.

Porto Santo, Portugal

Porto Santo

Ainda em Portugal, falamos-lhe agora de um dos melhores destinos de praia na Europa para férias em família, sobretudo quando esta inclui avós e crianças pequenas: Porto Santo. A segunda maior ilha da Madeira é exímia na arte de bem-receber e, para além de nove quilómetros de praia apetecível, está dotada de todas as infraestruturas necessárias a uma estadia agradável e relaxante.

O clima é ótimo, há miradouros espalhados pela ilha com vistas de cortar a respiração e a comida é daquelas de que se sente a falta quando se regressa a casa. Bolo do caco quentinho com manteiga, espetada de carne madeirense e peixe-espada com banana são alguns das especialidades que o irão deliciar.

Dubrovnik, Croácia

Dubrovnik, CroáciaImagem: pixabay/fjaka

Viajemos agora até ao Mar Adriático e a uma das suas jóias turísticas: Dubrovnik, a cidade mais visitada da Croácia, a quem muitos chamam de “Atenas Eslava” por se ter destacado na região em termos do pensamento humanista e artístico em tempos passados.

Com um centro histórico medieval classificado pela UNESCO como Património da Humanidade, Dubrovnik permite assim conciliar relaxantes dias de praia (não deixe de visitar as praias de Cava e de Sveti Jakov) com visitas culturais incríveis, especialmente apreciadas pelos fãs da Guerra dos Tronos: muitas das cenas desta série televisiva foram gravadas aqui.

Sardenha, Itália

sardenhaFonte: Maxpixel/Licença cc0

Se há ilha europeia paradisíaca, com águas cristalinas que vão do verde-esmeralda ao azul-turquesa mais inacreditável, é a italiana Sardenha. Com o bónus de ser um destino pouco massificado, à exceção do mês de agosto em que há uma grande afluência de turistas à ilha.

São muitas as praias fotogénicas, mas como o relevo da ilha é acidentado e as suas estradas não são as melhores, demora algum tempo a percorrê-las. Assim, se tiver de escolher, aqui fica o nosso Top5 de praias na Sardenha: Spiaggia del PrincipeSpiaggia Le FarfalleSpiaggia Rena Bianca e Spiaggia La Pelosa, e Isola de Santa Maria na ilha Maddalena.

Amalfi, Itália

Positano, Costa AmalfitanaImagem: pixabay/darrenquigley32

Para além de ilhas como a Sardenha, também em território continental Itália tem paisagens de praia fabulosas. A Costa Amalfitana, entre Nápoles e Salerno, com destaque para a Península de Sorrento, é um dos mais bonitos roteiros para uma roadtrip na Europa.

E ainda que este seja um destino à beira-mar, com praias acolhedoras e convidativas, também é certo de que é a sua paisagem singular, formada pelos montes e pelos vales que serpenteiam a costa, pontuada por limoeiros e vinhas, aldeias e cidadezinhas em cascata, que o vai enfeitiçar. Visitar Ravello, Positano, Praiano, Atrani, Amalfi e Sorrento é obrigatório, ainda que alguns trechos da estrada requeiram coragem!

Sicília, Itália

Praia na SicíliaImagem: pixabay/nomisvegliate

Mais a sul, no mapa de Itália, encontramos a “bola” onde a “bota está a dar o pontapé”: falamos da Sicília, a maior ilha do Mediterrâneo, onde estão algumas das mais belas praias de Itália. Esta é uma ilha que mantém a sua autenticidade e isso significa que nem tudo está arranjado e conservado para turista ver. A capital é Palermo e bem perto encontra um bonito recanto à beira-mar: Mondelo, uma praia de areia branca fina e mar cristalino azul-turquesa.

San Vito Lo Capo, Isola Bella-Taormina e Faraglioni Di Scopello são outras praias que devem constar da sua visita à Sicília, onde não pode faltar a boa comida italiana. Afinal, as mais deliciosas versões de arancini, cannoli e pasta alla Norma, estão aqui.

Montpellier, França

Montpellier

E terminamos esta viagem pelos melhores destinos de praia na Europa com uma paragem em Montpellier. Claro que podíamos ter destacado aqui a Côte d’Azur e as suas praias famosas como Nice ou Cannes, mas achamos que a menos badalada cidade de Montpellier, na inspiradora região de Languedoc, merecia brilhar.

Carnon-PlageEspiguettela Grande Conque e Maguelone são algumas das praias facilmente acessíveis a partir de Montpellier, uma cidade jovem e cheia de vida, que vai gostar de explorar quando não estiver estendido na toalha a gozar o seu merecido descanso.

Veja também: