10 destinos em ascensão em Portugal

Conhece os 10 destinos em ascensão em Portugal? Sabia que os portugueses estão cada vez mais interessados em turismo de natureza?

10 destinos em ascensão em Portugal
Turismo de natureza com cada vez mais adeptos

Já marcou as suas férias? Antes de o fazer conheça os 10 destinos em ascensão em Portugal, escolha o seu preferido, faça as suas reservas com a trivago e parta à aventura.

Segundo um estudo realizado pela trivago sobre os destinos emergentes em Portugal, que teve por base os 4 milhões de pesquisas diárias para comparação de preços feitos na conhecida plataforma de pesquisa de hotéis, o turismo rural e de natureza é, claramente, uma tendência em crescimento entre os turistas portugueses.

No top 10 dos destinos em ascensão em Portugal da trivago, 8 são destinos de turismo rural e natureza e apenas dois são de praia. O município de Ferreira do Zêzere ocupa o primeiro lugar do ranking, com um espetacular aumento de 70% nas pesquisas feitas entre 2015 e 2017, seguido por Odeceixe e Abrantes. O top 5 fecha com Arcos de Valdevez e Arrifana.

Não perca tempo e faça já a reserva do hotel >>

Top 10: destinos em ascensão em Portugal

1. Ferreira do Zêzere

zezere

Fonte: Eu gosto de Santarém

Ferreira do Zêzere é, entre os destinos em ascenção em Portugal, o que viu as pesquisas aumentar de forma considerável. Esta crescente procura é facilmente justificada pela beleza dos seus vales e pelo encantador Lago Azul, que fazem da vila um ponto de referência para o turismo nacional. Também as deslumbrantes paisagens sobre a vila de Dornes e a albufeira de Castelo de Bode são vistas completamente espetaculares que não pode perder de forma nenhuma.

Em Ferreira do Zêzere, para além das normais visitas turísticas, pode ainda fazer percursos pedestres, passeios de barco, geocaching, observação da natureza e wakeboard. Um verdadeiro paraíso o nosso país que cada vez mais nos surpreende com os seus tesouros escondidos.

Hóteis em Ferreira do Zêzere >>

2. Odeceixe

odeceixe

Fonte: Casas Alba Odeceixe

No segundo lugar das pequisas feitas pelos portugueses está um destino de praia. Odeceixe é uma das 7 Maravilhas – Praias de Portugal e pertence à Costa Vicentina. Localizada no extremo norte do concelho de Aljezur, em Odeceixe pode escolher ir a banhos no rio ou no mar. Deixe-se deslumbrar pelas espetaculares vistas em Odeceixe, desfrutando de uma paisagem de rara e enorme beleza do topo das arribas.

As arribas constituem habitat privilegiado para a avifauna, oferecendo as condições ideais para a observação de aves, como é o caso da cegonha branca, do falcão-peregrino ou, mesmo, da gralha-de-bico-vermelho. Odeceixe é o único local do mundo onde é terá a oportunidade de observar as cegonhas nidificar nos rochedos marítimos.

Hotéis em Odeceixe >>

3. Abrantes

abrantes

Fonte: A Terceira Dimensão

Abrantes é uma cidade com muito dinamismo e onde não faltam iniciativas. No número três dos destinos em ascensão em Portugal, comece por desfrutar da beleza arquitetónica do centro histórico, visitando o Castelo e o seu jardim.

Passe por um dos miradouros onde pode aproveitar a fantástica vista sobre o rio Tejo, ou, então, sobre a albufeira de Castelo de Bode. Se gosta de visitar museus e participar em eventos culturais, Abrantes é boa opção. Visite o ParqueTEJO e o Quartel – Galeria Municipal de Arte.

Hotéis em Abrantes >>

4. Arcos de Valdevez

arcos

Fonte: Rádio Alto Minho

Localizada no complexo montanhoso do Parque Nacional da Peneda-Gerês, Arcos de Valdevez é entre os destinos em ascensão em Portugal, o que se situa mais a norte do país. Passeie pelas margens do rio Vez e desfrute da beleza arquitetónica da vila. Entre igrejas, castelos, pontes muitos são os monumentos que pode visitar.

Não se esqueça de passar no Santuário da Nossa Senhora da Peneda, onde pode desfrutar de um cenário completamente deslumbrante, onde a natureza e a arquitetura se fundem. Definitivamente, paragem obrigatória.

Procura hotéis em Arcos de Valdevez? >>

5. Arrifana

arrifana

Fonte: Câmara Municipal de Aljezur

A Praia de Arrifana estende-se por um areal com mais de 500 metros de extensão. No quinto destino mais procurado pelos portugueses, observe a rocha vertical no meio do mar, que faz lembrar uma gigantesca estátua.

Muito procurada por surfistas e praticantes de body board fora da época balnear, desfrute de maravilhosas vistas panorâmicas sobre a Costa Vicentina, junto dos que resta das ruínas da Fortaleza da Arrifana que foi construída pelos árabes. Definitivamente um destino para aproveitar tudo o que o mar tem para oferecer.

Faça já as suas reservas para a Praia de Arrifana >>

6. Porto de Mós

porto mos

O concelho de Porto de Mós, localizado em Leiria, muito próximo de Alcobaça, é famoso pela sua singular beleza natural. A maior referência local em Porto de Mós são as grutas de Mira de Aire, mas por aqui há muito mais a descobrir.

Visite a Fórnea, onde poderá observar fósseis de amonites e rosas albardeiras, o Miradouro Jurássico, o Moinho de Alqueidão da Serra e o Castelo e surpreenda-se com o que este cantinho de Portugal tem para lhe oferecer.

Quer visitar Porto de Mós? Ver hotéis >>

7. Mirandela

mirandela

Fonte: silentphotos

Mirandela, tão conhecida pelo país fora pela sua deliciosa gastronomia, para além da cozinha rica, tem um património cultural e natural incomparáveis. Se gosta de passeios, de festas e romarias, esta cidade vai deixá-lo boquiaberto.
No final de julho, participe nas festas em honra de Nossa Senhora do Amparo na zona antiga da cidade.

Aproveite para visitar o Castelo de Mirandela, faça paragens pelos muitos miradouros que aqui existem e que lhe oferecem vistas espetaculares. Entre parques e matas, há muito para descobrir em Mirandela. Aproveite a sua visita a esta que ocupa o sétimo lugar no top 10 os destinos em ascensão em Portugal e visite também, nas suas redondezas, a aldeia típica de Romeu.

Hotéis em Mirandela >>

8. Vila Verde

vila verde

Fonte Paragliding map

Situada em Braga, em pleno coração do Minho, Vila Verde é paragem obrigatória para quem gosta de artesanato e quer descobrir mais sobre os artesãos portugueses e o seu trabalho.

Os famosos Lenços dos Namorados são o principal símbolo do concelho, mas por Vila Verde, pode ainda encontra artigos em linho, miniaturas e brinquedos em madeira, tecelagem em trapos, instrumentos musicais, cerâmica e olaria que também fazem parte da cultura local.

Vila Verde também é perfeita para que gosta de explorar a natureza. Aproveite para fazer passeios ao longo das margens dos rios Cávado e Homem, fazer canoagem, pesca, ou, simplesmente, praia.

Procura alojamento em Vila Verde? Ver hotéis >>

9. Vila Nova de Foz Côa

foz coa

Fonte: Wikimedia Commons

No município famoso pelo mais conhecido conjunto de gravuras rupestres em Portugal, há muito o que fazer e visitar.  Vila Nova de Foz Côa está inserida na região do Alto Douro Vinhateiro, que foi considerado Património da Humanidade pela UNESCO.

Por aqui aproveite para se deixar deslumbrar com aa vista de cortar a respiração sobre o Douro. Aproveite para fazer uma caminhada e parar em pelo menos um dos oito miradouros.

Veja as melhores ofertas de hotéis em Vila Nova de Foz Côa >>

10. Golegã

golega

Fonte: Público

Um destino perfeito para os amantes da natureza, a Golegã é considerada Reserva da Biosfera pela UNESCO. Uma zona muito conhecida pelas surpreendentes e deslumbrantes paisagens, que são dominadas por salgueiros e plantas aquáticas, assim como pela presença de diversas espécies animais.

Na Golegã aproveite para visitar a Reserva Natural do Paúl do Boquilobo, onde os caudais do Almonda e do Tejo se encontram. Conhecida também pela Feira Nacional do Cavalo que se realiza em novembro, a Golegã tem, no entanto, muito mais para oferecer, pelo que pode e deve ser visitada ao longo de todo o ano. Perca-se a explorar as várias quintas e deixe-se inspirar.

Ver hotéis na Golegã >>

Veja também: