5 destinos para umas férias de sonho

São locais paradisíacos, com cenários que parecem ter sido retirados de um ecrã de cinema: confira 5 destinos para umas férias de sonho.

5 destinos para umas férias de sonho
Destinos ideais para um merecido descanso

Em Portugal ou no estrangeiro, reunimos 5 destinos para umas férias de sonho que vão fazê-lo sonhar com um passeio por colinas verdejantes, uma tarde à beira-mar ou um mergulho num mar azul repleto de vida.

As imagens mentais sugestivas não ficam por aqui, por isso, sente-se confortavelmente e deixe os olhos navegarem por todos estes destinos para umas férias de sonho.

5 sugestões de destinos para umas férias de sonho

Quando a maior parte das pessoas pensa em destinos para umas férias de sonho pensa em praias de areia branca e fina, em beber cocktails doces e coloridos ao lado da piscina, em passeios sem pressa por montes e colinas… São estas as possibilidades que lhe oferecemos nestes destinos para umas férias de sonho.

Maiorca: onde o passado preenche o presente


maiorcaMaiorca tem das melhores praias da Europa

A cultura de Maiorca está a mudar: os moradores locais estão trazer o passado para o presente, respeitando as suas raízes, aproveitando para renovar as antigas casas senhoriais da ilha, transformando-as em requintados retiros rurais. É um dos melhores destinos para umas férias de sonho: aqui o verão é uma longa festa.

Visite uma adega em Maiorca

vinhedo maiorcaJá provou o vinho produzido em Maiorca?

Maiorca tem mais de 70 caves de vinho e, nos últimos anos, muitos reconheceram o seu interesse para os visitantes, de tal forma que as vinícolas estão agora abertas para passeios e degustações. É um número que aumenta a cada dia, originando cada mais e melhor vinho maiorquino. Há uma enorme variedade de escolha e o difícil vai eleger o seu preferido.

Gastronomia em Maiorca

Maiorca tem vindo a ganhar reputação pelos restaurantes de primeira classe e gastronomia local, de tal forma que já são várias as estrelas Michelin existentes em toda a ilha. Muitos chefs locais que treinaram no exterior voltaram para a ilha para criar restaurantes que servem cozinha tradicional maiorquina com um toque inovador. Esses restaurantes tendem a oferecer menus de degustação, que são uma excelente forma de provar cozinha local a preços muito razoáveis.

Visite Maiorca com a TopAtlântico. Confira os preços promocionais >>

Uma experiência exótica em Marrocos


deserto marrocosAtreve-se a dar um passeio pelo deserto?

Marrocos não é só uma porta de entrada para África, mas principalmente um país de diversão vertiginosa. Aqui encontrará montanhas, cidades antigas, desertos e uma hospitalidade calorosa.

Montanhas e deserto

Das dunas saharauis aos picos do Alto Atlas, Marrocos quase parece ter sido feito por medida para os viajantes. As paisagens líricas tapam esta fatia do norte da África e as montanhas oferecem prazeres simples e deslumbrantes: céus noturnos brilhantes, vistas sobre bancos de nuvens… Nas áreas de menor altitude, há costas acidentadas, quedas de água, cavernas em colinas arborizadas e um poderoso deserto.

Medinas antigas

As cidades de Marrocos são algumas das mais excitantes do continente africano. Perca-se pelo sinuoso labirinto de medina de Fez, em direção ao teatro de rua da Djemaa el Fna, em Marraquexe. Nos desertos rochosos, as medinas são protegidas por kasbahs – uma espécie de fortaleza, e, na costa, por grossas paredes. Mas não é apenas uma viagem de património, pois as cidades de Marrocos também estão voltadas para o futuro, com um novo design urbano brilhante em Casablanca, Rabat e Tânger.

Vida tradicional

marrocosMercado tipicamente marroquino

Marrocos é um país culturalmente rico, que tem, ao longo dos séculos, tecido laços próximos com a África subsaariana, a Europa e o Médio Oriente. A sua população mista árabe e berbere forma uma forte identidade nacional, mas cada vez mais juvenil, aproveitando as melhores tradições e tecendo o padrão novamente – do campo à cidade, da chamada para a oração na mesquita.

À la marroquino

Apreciar Marrocos começa com nada mais do que o passatempo nacional: ver a vida a passar, enquanto bebe um café ou um chá de menta, numa qualquer esplanada de rua. Aproveite a oportunidade para planear as próximas atividades, que podem incluir: caminhada pelo pico mais alto do norte da África; fazer trekking de camelo no deserto; fazer compras nos souqs; dormir num riad; relaxar em terraços panorâmicos e grandes praças; desfrutar de comida feita em tajines delicados; e suar num hammam revitalizador.

Consulte os pacotes de viagem TopAtlântico para conhecer Marrocos >>

Douro: um vale encantador


douroHá quem considere um dos locais mais bonitos do mundo

Uma das regiões vinícolas demarcadas mais antigas do mundo, o Vale do Douro apresenta vinhedos íngremes no terraço, esculpidos em montanhas, com quintas caiadas de branco e quintas do século XVIII que atraem visitantes de todo o mundo.

Douro é uma região selvagem majestosa e uma das regiões vinícolas demarcadas mais antigas do mundo. Um lugar surpreendentemente silencioso, calmo, tranquilo, pacífico, com exceção das três semanas de colheita em cada outono.

Chegar até lá

Até há alguns anos, um cruzeiro no Douro era o único caminho popular para as férias na região – uma forma adorável de ver o rio, mas bastante demorado e que não era acessível a todas as carteiras.

Mas hoje, seja de comboio ou de carro, são muitos os que procuram esta região para umas férias longe da cidade, em plena harmonia com a natureza. Esta viagem foi facilitada pela abertura do túnel do Marão, que reduz a viagem até ao Pinhão em cerca de 20 minutos.

Quintas deliciosas

Ao visitar uma quinta no Douro, entrará no mundo da produção vinícola e sentir-se-á de imediato como se sempre tivesse feito parte daquele mundo. Pode até ajuda nas vindimas, pisando as uvas que vão origem aos mais diversos vinhos, sabores, texturas e cheiros.

As caves em Vila Nova de Gaia

douroAproveite o final de tarde para um passeio pelo Douro

Chama-se Vinho do Porto, mas é realmente produzido no Douro e eram os barcos rabelos de madeira, lisos e largos que transportavam os barris até aos locais de repouso – as caves em Vila Nova de Gaia. Hoje, os antigos barcos de carga ainda flutuam e transportam os turistas numa viagem deslumbrante pelo local onde o rio encontra o oceano.

Deixe-se embalar pelas ondas do Douro com a TopAtlântico. Ver programas >>

Um paraíso chamado Seychelles


SeychellesSeychelles: o local ideal para relaxar / Fonte da imagem: Air Seychelles

Não há muitos lugares na Terra onde as tartarugas se sentem tão confortáveis que desembarcam em plena luz do dia para colocar os ovos na praia – mas acontece nas Seychelles e é isso que torna este lugar especial.

Até os animais percebem que ali há algo de diferente e convidativo, sem ser ameaçador. As praias silenciosas e protegidas, cercadas por floresta indígena, dão a este arquipélago um certo grau de segurança, a todos os seres vivos.

A natureza no seu melhor

Com algumas exceções, o desenvolvimento vai-se concretizando em harmonia com o respeito pelos edifícios antigos, com a natureza e protegendo as tradições. Existe uma forte consciência de que é necessário preservar a ecologia das ilha, dado que algumas espécies animais já foram afetadas negativamente pelos padrões de desenvolvimento humano.

Estas ilhas graníticas e de coral, são mais selvagens e menos trabalhadas do que os vizinhos Tanzânia e Maldivas, porém igualmente atrativas, com as formações rochosas surreais, florestas exuberantes e herança crioula, bem como algumas das melhores praias do mundo e mares cerúleos.

O encanto de Mahe

MaheMahe ainda é um segredo escondido nas Seychelles / Fonte da imagem: On the Luce travel blog

As praias de Mahe não recebem tanta pressão quanto as de Praslin ou La Digue, mas a ilha tem imensos locais interessantes, baías ou sítios perfeitos para nadar. De muitas maneiras, a escolha disponível e o relativo anonimato são uma grande vantagem – há tantas praias para descobrir que muitas vezes encontrará as melhores completamente vazias.

Algumas das baías mais largas da costa sudoeste – Intendance, Takamaka e Baie Lazare – podem ser perigosas para nadar entre junho e outubro, mas ainda assim merecem uma visita, e há muitas praias menores na área que ainda podem ser visitadas com segurança durante a temporada de verão.

Visite as Seychelles com a TopAtlântico. Ver preços aqui

A mítica e apaixonante Grécia


santoriniA bonita paisagem de Santorini

Antigas ruas branqueadas pelo sol atravessam céus azuis, enquanto as costas do Egeu ficam na costa infinita. E a cultura grega está viva – música apaixonada, culinária inspirada, atividades de busca de emoções. Preparado para viajar até à Grécia?

Sabores locais

prato gregoA hora da refeição é uma hora de festa e fartura

O segredo para a culinária grega é frequentemente encontrado no jardim do chef, que recorre a ingredientes básicos como queijo feta e azeite para fazer qualquer um viajar numa aventura culinária.

Experimente ervas e plantas de montanha das quais nunca ouviu falar; mexilhões cozidos em ouzo; pão assado com azeitonas; e peixe vindo diretamente do mar. Aqui poderá testemunhar influências italianas em risotos e pastas, bem como inspirações turcas tecidas em doces delicados.

Cofre do tesouro cultural

Na sombra da Acrópole sente-se como se estivesse noutro mundo. A Grécia está cheia de momentos assim, especiais, que nunca sentiríamos noutro local do mundo. Entre no espaço onde os olímpicos competiram pela primeira vez. Suba os degraus de pedra até aos mosteiros de Meteora, empoleirados sobre pedras altas. Fique atento às premonicações da Oracle enquanto aprecia a grandeza de Delphi. E de repente ouvirá o melancólico toque de rembetika (músicas blue) e verá os artesãos a criar novas obras de arte.

O local perfeito para socializar

Socializar é mais do que um passatempo na Grécia – é um modo de vida. Os cafés transbordam com adolescentes ou idosos em acalorados debates. Os restaurantes estão repletos de longas mesas para grandes encontros em família ou amigos e as praças são o ponto focal, onde a vida se desenvolve coletivamente. Os gregos são apaixonados e vivem a vida ao máximo, mesmo nos momentos mais difíceis. O resultado é um país aparentemente cheio de desafios, mas cheio de pessoas que amam a vida.

Apaixone-se também pela Grécia! Saiba mais sobre os preços especiais TopAtlântico.

Estes são 5 destinos para umas férias de sonho, seja com a família ou com os amigos. De uma coisa poderá ter a certeza: guardará boas memórias para sempre.

Veja também: