Publicidade:

Deve candidatar-se duas vezes à mesma empresa?

Candidatar-se a vários postos de trabalho pode ser algo extenuante, principalmente após receber recusas. Será que deve candidatar-se duas vezes à mesma empresa?

Deve candidatar-se duas vezes à mesma empresa?
Conheça os prós e os contras

Deve candidatar-se duas vezes à mesma empresa? Já colocou várias vezes esta questão a si mesmo, não sabendo ainda bem a resposta? De facto, há vantagens e desvantagens que deve pesar antes de tomar essa decisão. Contudo, pense sempre no facto de que o que não dá certo numa primeira vez pode dar numa segunda. Às vezes basta mudar uma determinada atitude ou corrigir um erro para ser aceite à segunda tentativa. O ajuste certo pode, efetivamente, marcar a diferença.

Pondere se deve candidatar-se duas vezes à mesma empresa


procurar emprego

1. Quando não o deve fazer?

Imagine que foi a uma entrevista de emprego e que o desrespeitaram ou que sentiu até mesmo assédio, ainda que disfarçado, por parte do empregador. Esse será um sinal evidente de que não deverálocais voltar a candidatar-se a esse emprego, pois não é um ambiente que lhe interesse, quando passam por cima do respeito e não o fazem sentir confortável.

Outra situação em que pondera se deve candidatar-se duas vezes à mesma empresa e a resposta deve ser “não” é quando a posição que oferecem não se enquadra nas suas qualificações ou em que não se sente particularmente confortável e teme que poderá cometer erros. Na verdade, devemos apenas candidatar-nos a posições que se enquadram nas nossas competências e onde poderemos dar o melhor de nós, sabendo de antemão que poderemos, ainda que com o tempo, chegar à excelência nessa função.

2. Quando o deve fazer?

Quando acha que foi colocado de lado porque tem consciência de que o seu Curriculum Vitae não estava bem redigido ou não salientava o melhor de si, talvez seja uma decisão sensata fazer as alterações necessárias e voltar a tentar a sua sorte.

Paralelamente, às vezes pode ser rejeitado por ter pouca experiência na área a que se candidata. Contudo, se essa empresa for o local de trabalho dos seus sonhos, não desista de lá trabalhar. Ganhe primeiro experiência nessa área específica e volte a candidatar-se um tempo depois. Verá como pode fazer mesmo a diferença.

Outra opção será voltar a candidatar-se mas a um cargo de um nível abaixo, também em oferta na mesma empresa. Na verdade, por vezes esse pode ser um excelente começo para ir crescendo dentro da empresa.

Após esta análise e ponderação, se acha que deve candidatar-se duas vezes à mesma empresa, então não tenha medo da rejeição e lute pela oportunidade que pode ser uma grande protagonista na sua carreira.

Veja também:

Catarina Mesquita Catarina Mesquita

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, Pós-Graduada em Linguística Portuguesa e Mestre em Estudos Portugueses Multidisciplinares, possui experiência de mais de quinze anos ao serviço da educação, da tradução e da escrita.