AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Dias de férias em 2017

Há alterações no número de dias de férias em 2017? Conheça os seus direitos quer esteja no setor público ou privado.

Dias de férias em 2017
Saiba com o que pode contar este ano

Não, para já não estão previstas alterações nos dias de férias em 2017. Este ano nada muda em relação a 2016, tanto no caso da função pública como no setor privado, pelo menos para já.

Recorde-se que, segundo o Código de Trabalho, o direito a férias é irrenunciável e não pode ser substituído por nenhuma compensação, visando proporcionar ao trabalhador a recuperação física e psíquica, integração na vida familiar e participação social e cultural.



Dias de férias em 2017 no setor privado

Em cada ano civil, o trabalhador tem direito a férias retribuídas que vencem a 1 de janeiro e que se reportam ao trabalho prestado no ano civil anterior.

Em 2017, esse período de férias continua a ser de 22 dias úteis. Desses, pode apenas renunciar a dois dias úteis, tendo que gozar pelo menos 20 dias. Nesse caso, não há redução da retribuição e do subsídio relativos ao período de férias vencido, tendo ainda a entidade patronal que pagar o trabalho prestado nesses dias. 

As férias a que tem direito devem ser gozadas no ano civil em que se vencem. A lei prevê, no entanto, que podem ser gozadas até 30 de abril do ano civil seguinte, por acordo entre empregador e trabalhador.

O funcionário ganha direito a dois dias úteis de férias por cada mês de duração do contrato, que pode gozar depois de seis meses de trabalho, quando se trata do ano de admissão. No caso de o ano civil terminar antes, as férias podem ser gozadas até 30 de junho do ano seguinte.

No que toca a marcação de férias, isso deve acontecer através de acordo entre empregador e trabalhador. Mas o trabalhador deve gozar, no mínimo, 10 dias úteis de férias consecutivos. 

A violação do direito a férias constitui uma contraordenação grave, diz o Código de Trabalho. Além disso, o trabalhador tem direito a compensação no valor do triplo da retribuição correspondente ao período em falta, que deve ser gozado até 30 de abril do ano civil subsequente. 



Dias de férias em 2017 na função pública

Até 2015, os funcionários públicos tinham direito a 25 dias de férias. Agora, o período de férias a que têm direito é igual ao do setor privado: 22 dias úteis por cada ano civil.

A Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas determina ainda que, a este período de férias, acresce um dia útil de férias por cada 10 anos de serviço efetivamente prestados. A duração do período de férias pode ainda ser aumentada por recompensa de desempenho.

Nos casos em que a duração total do vínculo do trabalhador não chegue aos seis meses, este pode gozar dois dias úteis de férias por cada mês completo de duração do contrato.

Veja também: