Plano de Saúde Medicare

Gratuito durante 6 meses!

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt

Saber mais

8 dicas caseiras para a pressão arterial alta

Alimentação saudável, caminhadas, medição regular da tensão: são algumas das dicas para baixar a pressão arterial. Conheça as restantes!

8 dicas caseiras para a pressão arterial alta
Inicie hábito saudáveis!

A pressão arterial consiste na pressão do sangue sobre as paredes das artérias para que consiga chegar a todos os tecidos e células do organismo.

O que por vezes acontece é que, por diversos motivos, a pressão sobre estas paredes aumenta exageradamente. Dá-se assim a hipertensão, ou tensão arterial alta. Normalmente os fatores da tensão arterial alta ou são de ordem genética ou de ordem ambiental.

Portugal tem cerca de dois milhões de habitantes hipertensos. O mais preocupante neste cenário é que deste número apenas 50% sabe que sofre desta patologia; só 25% está medicado; e apenas 11% tem a tensão efetivamente controlada.

O facto de esta doença não ser controlada torna-a um dos principais fatores de risco no aparecimento de doenças cardiovasculares.

 

8 remédios e dicas caseiros para baixar a pressão arterial

 

1. Medir a pressão regularmente

Em adultos saudáveis é recomendável que se meça a pressão arterial pelo menos uma vez por ano. Já no caso de pessoas com algum tipo de problema ou antecedente cardiovascular, com obesidade ou diabetes, o controlo deve ser mais frequente. Porque não até investir num aparelho de medição caseiro?

Não esquecer que a hipertensão arterial geralmente não tem sintomas, ela aparece de forma silenciosa!  

 

2. Praticar exercício físico

Faça caminhadas, opte pelas escadas em vez do elevador, vá passear o cão à noite... mexa-se! A prática de uma atividade física regular consegue, em muitos casos, uma descida significativa dos níveis da tensão. No entanto, existem alguns exercícios bruscos que não são recomendáveis - como levantar pesos ou empurrar objectos pesados - uma vez que estão associados à subida da pressão arterial durante o esforço.

3. Seguir uma dieta equilibrada e com pouco sal

O sal de mesa é dos piores inimigos da pressão arterial alta. Substitua-o por ervas aromáticas ou sumo de limão, por exemplo! A escolha fica bem mais saudável e o sabor fica ótimo! Além disso, deve evitar também todos os alimentos naturalmente salgados ou aos quais tenha sido adicionado sal como enchidos, enlatados, comidas pré-preparadas, aperitivos ou águas minerais com gás.

As bebidas alcoólicas são também inimigas deste problema. Siga uma dieta moderada e equilibrada sem grandes excessos; a sua pressão arterial e o peso agradecem!

 

4. Apostar no potássio

O potássio tem o “poder” de baixar as tensões. É recomendada a ingestão de cerca de 4,7 gramas de potássio por dia. E onde pode encontrar  este elemento? O abacate, a banana, batata doce e espinafres são alguns exemplos.

 

5. Cumprir os horários da medicação

Toma medicamentos para a hipertensão e parece que não vê efeito? Pois bem, provavelmente não anda a tomá-los de acordo um horário fixo e sistemático. Agende a toma diária sempre para a mesma hora; logo logo verá os efeitos a surgirem.

 

6. Apostar em chás caseiros

O alho é comprovadamente um bom remédio natural. Amasse um dente de alho e ferva-o durante três minutos numa chávena de chá de água. Espere que arrefeça, coe e beba uma chávena a cada 12 horas.

Também a erva cidreira, além de ser um calmante natural, pode ajudar a controlar a pressão arterial alta. Ferva duas chávenas de chá de água com uma colher de chá de folhas picadas de erva cidreira e uma colher de chá de folhas frescas de maracujá. Espere que arrefeça, coe e beba uma chávena três vezes ao dia.

 

7. Beber sumo de laranja natural

Foi feito um estudo que provou que quem bebesse um sumo de laranja ao acordar e outro ao deitar, registava valores de pressão arterial cerca de 4 a 7% mais baixo. Como este sumo é bastante rico em potássio, provavelmente será o motivo que causa esta baixa de valores.

 

8. Criar diferentes hábitos em casa

Adote um animal, crie hábitos de sono, comece a meditar… Todas estas atividades comprovaram ter um efeito redutor dos valores altos da pressão arterial!

Veja também: