5 dicas para praticar uma condução segura

A condução segura não é difícil de praticar, e até ajuda a poupar ao não ter acidentes e a não gastar tanta gasolina, é só ganhar

5 dicas para praticar uma condução segura
Mantenha-se em segurança na estrada

Seguro Auto Poupe até 250 euros por ano no seu Seguro Automóvel Com o número de mortes na estrada sempre presente no coração de todos nós, é importante relembrar que é possível praticar uma condução segura e evitar grande parte dos acidentes que nos assombram. Se pretende conduzir, leve estas dicas consigo e faça uma boa viagem.
 

5 dicas para estar seguro atrás do volante

 

1. Se conduzir, não beba

Se pretende praticar uma condução segura não beba, nem uma gota de álcool. A influência do álcool reduz o tempo de reação e a coordenação, além de desinibir o condutor, o que leva a más decisões – isto em níveis baixos. Com muito álcool no sangue a coordenação piora, e até a visão fica afetada, logo deixamos de ser capazes de ver como deve ser à nossa frente.

Depois de beber telefone a um amigo para o ir buscar, chame um táxi ou vá a pé. Faça o que fizer, não conduza.

 

2.  Largue o telemóvel

Seja o que for que faz com o telemóvel enquanto conduz, de certeza não é mais importante do que a sua vida ou do que a vida de outros condutores. Mesmo que seja o patrão a telefonar a conversa pode esperar até você poder parar o carro e poder falar em segurança.

Da mesma forma que deve largar o telemóvel, deve ignorar distrações, sejam elas quais forem. Não tire os olhos da estrada.

 

3. Siga as regras

Por vezes, para os mais experientes, a condução pode ser monótona, especialmente fora da cidade. No entanto, é preciso ter muito cuidado atrás do volante, independentemente de como vemos a condução.

Isto significa que o condutor deve manter-se atento à estrada. É importante cumprir o limite de velocidade, descansar bem antes de conduzir, manter a distância de segurança e seguir as regras para evitar o pior. A condução segura não é fácil, mas compensa.

 

4. Tenha atenção à manutenção do carro

A manutenção é crucial, não só para poupar dinheiro ao longo do tempo, mas também para evitar acidentes. As Inspeções Periódicas Obrigatórias (IPO) não existem só para nos chatear, são uma medida de segurança.  Se nos adiantarmos e mantivermos o carro em forma, estamos a praticar uma condução segura antes de nos sentamos atrás do volante. 

 

5. Reduza a velocidade

Quer esteja sol, chuva ou neve, é seguro reduzir a velocidade e dar descanso ao pedal. Com uma boa gestão de tempo, não há qualquer razão para ter pressa e, ao conduzir devagar, tem mais tempo para apreciar a viagem que está a fazer, além de a estar a fazer em segurança.

Lembre-se que um acidente, por muito pequeno que seja, terá sempre consequências. Estas vão, na melhor das hipóteses, ser apenas financeiras.

Proteja o seu carro e o seu bolso com o nosso Simulador de Seguro Automóvel


Veja também: