7 dicas de cozinha para iniciantes

Se está a dar os primeiros passos entre tachos e panelas, vai adorar conhecer as nossas super dicas de cozinha para iniciantes.

7 dicas de cozinha para iniciantes
Batata frita estaladiça? Arroz soltinho? Sim, e há muito mais

Quem tem talento para a culinária sabe bem que para cozinhar não basta colocar a mão na massa e praticar um truque de magia. É preciso conhecer os segredos, praticar as técnicas, dominar a tradição – e isso é válido do prato mais trivial ao mais elaborado. Se está a dar os primeiros passos na arte dos tachos, vai querer conhecer as nossas 7 super dicas de cozinha para iniciantes.

Os iniciantes conhecem bem os pequenos dramas que a falta de conhecimento – ou de talento – pode causar. Mas, calma: com alguns truques na manga, alguma paciência e uma pitada generosa de interesse, a cozinha pode ser um espaço para grandes espetáculos gastronómicos. Diga adeus ao fiasco do ovo frito, ao bife demasiado passado e ao arroz empapado. Há todo um novo mundo prontinho a aparecer. Vamos aprender como?

7 dicas de cozinha para iniciantes: segredos para o sucesso no dia-a-dia


Batata frita estaladiça

batata frita crocante

Quentinha e sequinha, a batata frita é um dos maiores clássicos para acompanhar os mais diferentes petiscos. Mas é bem verdade que, nem sempre, o resultado à mesa é o melhor, certo? Esqueça as batatas cheias de óleo e aposte todas as fichas no resultado crocante. Como? A resposta é simples: antes de fritar as batatas, descasque-as e, de seguida, coloque-as de molho em água bem fresca. Para além disso, é importante aguardar que o óleo esteja quente antes de as fritar.


Ovo estrelado

truques para ovo frito

Não interessa se, para si, o ponto ideal é uma gema mais ou menos cozida, afinal, quando o assunto é preparar um ovo estrelado, o que importa é que este apareça inteiro no prato. Para a gema não quebrar, é fundamental ter cuidado na altura de partir o ovo. O truque para isso é bater levemente na casca do ovo com uma colher e não tentar quebrá-lo diretamente na panela, por exemplo.

Utilize pouca gordura, não abra mão de uma frigideira antiaderente e não mexa o ovo enquanto frita.


Arroz solto

como fazer arroz solto

Há pequenos detalhes que precisa de conhecer para saber preparar um arroz soltinho e saboroso. O primeiro deles é um passo que poucos praticam, mas que vai garantir o seu sucesso: lave bem o arroz e deixe que escorra bem, até que não haja excesso de água. De seguida, basta colocá-lo no óleo bem quente e deixar que frite durante, aproximadamente, 5 minutos.

Para acertar na quantidade de água, a dica é simples: para cada chávena de arroz, deve juntar duas de água.


Bife suculento

como fazer um bife suculento

Preparar um bom bife pode parecer tarefa simples, mas há alguns passos de que nunca se deve esquecer e estes começam muito antes de levar a panela ao lume.

O bife está congelado? Espere que descongele por completo. Vai temperar a carne? Não se esqueça de amaciá-la: invista em temperos como sumo de limão ou de laranja para deixar o seu bife de molho por uns instantes. Para fritar, utilize pouco óleo, garanta que está bem quente e não se esqueça de selar o bife. Vire a carne de lado constantemente para evitar que ela desidrate e vai ver que o bife fica muito mais suculento.


Feijão no ponto exato

tempero para feijao

Sabe qual é o truque para preparar o melhor feijão? A dica é evitar juntar muitos temperos, para não mascarar o sabor do grão. Adicione apenas uma folha de louro, um pouco de alho e bacon para que o prato fique cheio de sabor.


Hambúrguer cheio de sabor

como fazer hamburguer

Sabia que não precisa de adicionar qualquer gordura para fritar o seu hambúrguer e, ainda assim, ter um belo pedaço de carne cheio de sabor? O segredo é virar o lado do hambúrguer constantemente durante a fritura, que deve ser feita sempre em lume brando.

Quer dar ainda mais sabor à receita? Experimente juntar ervas e temperos, como a salsa e o alecrim. O resultado é de chorar por mais.


Massa ao ponto

fazer massa al dente

O primeiro passo para conseguir uma massa al dente é apostar numa grande quantidade de água, com pouco sal e azeite. De seguida, deve aguardar a fervura antes de juntar a massa escolhida e ficar de olhos postos no relógio, afinal, este é o segredo para alcançar o ponto exato de cozedura. O truque é aguardar o tempo indicado na embalagem e verificar, para que a massa não coza em excesso.

Vê como é simples cozinhar os pratos mais básicos do dia-a-dia? Depois de dominar as nossas dicas de cozinha para iniciantes, já vai ter confiança para apostar nas receitas mais elaboradas, sem errar.

Veja também: