Publicidade:

10 dicas de Feng Shui para atrair boas energias para a casa

Aplique algumas dicas de Feng Shui à decoração da sua casa e potencie o equilíbrio espiritual e energético do espaço e da sua vida.

10 dicas de Feng Shui para atrair boas energias para a casa
Saiba como criar um ambiente harmonioso em sua casa

Vamos dar-lhe algumas dicas de Feng Shui. Esta arte milenar chinesa, da qual já lhe falamos anteriormente, visa potenciar o equilíbrio e as boas energias.

O Feng Shui, que significa vento e água, surgiu há mais de dois mil anos na China e tem quatro princípios essenciais: paz, saúde, felicidade e prosperidade.

Para os criadores desta filosofia, somos influenciados pelo mundo em que vivemos e, em simultâneo, influenciamos o mundo com as nossas atitudes. Por isto mesmo, é importante que tudo o que nos rodeia esteja em perfeita harmonia e isto é aplicado também à decoração da casa.

Explicado de forma simples, o Feng Shui consiste num sistema de leis que se focam no fluxo da energia tendo em conta as combinações e orientações espaciais do espaço que nos envolve.

Portanto, na hora de decorar ou alterar a decoração do espaço, tenha em conta as dicas de Feng Shui que lhe vamos deixar já de seguida para potenciar o fluxo de energia e criar um espaço mais harmonioso.

5 dicas de Feng Shui para um com boas energias


1. Livre-se de toda a tralha e desordem

deitar coisas fora

Esta é uma das principais, senão a mais importante, dicas de Feng Shui. Um espaço harmonioso é um espaço sem tralhas desnecessárias e sem confusão. Portanto, tudo o que não seja essencial ou que não goste, não deve estar em sua casa.

Este será um processo que irá consumir algum tempo e energia, mas no fim será uma espécie de “terapia”, digamos assim, e vai deixar a sua casa pronta para aplicar os restantes princípios do Feng Shui.

2. Assegure a boa qualidade do ar e espaços com luz

Dicas de Feng ShuiFonte: Melanie Acevedo / Getty Images / The Spruce

A qualidade do ar e a boa iluminação são dois elementos essenciais para um bom Chi, a chamada uma boa energia do Feng Shui. Por isso, é essencial que a sua decoração proporcione estes dois elementos.

Para isto é importante que abra as janelas com frequência, mas também que incorpore na sua decoração algumas plantas que ajudem a purificar o ar (também pode usar um purificador de ar, mas as plantas serão um bom elemento decorativo). Os lírios da paz são uma boa opção, porque além de ajudarem a limpar o ar de casa, ainda atraem boas energias e são fáceis de cuidar.

Na decoração deve assegurar que permite um bom fluxo de luz natural.

3. Mantenha tudo limpo

arrumacao

Poderá dizer que isto não é apenas aplicável nas dicas de Feng Shui (e não é!), mas de acordo com os princípios desta filosofia, manter tudo impecavelmente limpo é importante para afastar as energias negativas.

4. Escolha as cores do espaço com atenção

cores da casa

As cores escolhidas para decorar a sua casa também são importantes. Segundo a filosofia do Feng Shui, cada cor é uma expressão de um determinado elemento do Feng Shui.

Para tal, é importante conhecer o Bagua da sua casa, uma ferramenta base de interpretação em Feng Shui, também designado como mapa energético da sua casa. Em termos simples, Bagua significa oito áreas e para cada área estará atribuída uma vertente da sua vida e cores adequadas a cada uma delas.

No Bagua tradicional, as áreas estão divididas de acordo com a imagem abaixo.

Dicas de Feng Shui - Bagua Fonte: The Spruce

A título de exemplo, pode aplicar as seguintes cores:

  • Vermelho e laranja na sala (para facilitar a conversa);
  • Azul e verde no quarto (para criar um ambiente mais relaxado) ou rosa (cor da paixão);
  • Amarelo na cozinha (aumenta o apetite).

5. Perfume o ambiente com incenso

incenso

O incenso é um bom elemento para potenciar as boas energias, tornar o ambiente mais acolhedor e calmo. Além disso, ainda ajuda a perfumar a casa.

Outras dicas de Feng Shui


Deixamos ainda umas dicas de Feng Shui adicionais para potenciar as boas energias e harmonia do seu espaço:

1. Coloque um espelho na entrada da casa, preferencialmente na zona mais estreita, para criar a ideia de um espaço mais amplo;

2. Na entrada, coloque objetos associados à água (como quadros); segundo a filosofia do Feng Shui atraem a prosperidade;

3. A zona do duche deve ter uma porta, que deve estar sempre fechada;

4. Inclua materiais naturais como a madeira, a pedra e o metal na decoração.

Veja também:

Limpeza e Arrumação