5 dicas de gestão para iniciados

Como ninguém nasce ensinado, aqui ficam algumas dicas de gestão para iniciados que o vão ajudar a lançar a sua empresa com sucesso ao ajudá-lo a evitar erros comuns

5 dicas de gestão para iniciados
Melhore as suas hipóteses de vir a ter sucesso

Criar uma empresa não é fácil, pois ter um negócio não é para todos. Se faz parte da minoria e está pronto para se lançar no mercado, há então algumas dicas de gestão para iniciados que precisa de ler. Afinal, não quer que o seu sonho vá abaixo logo após ter começado- seria uma desilusão e um desperdício de dinheiro.
 

5 dicas de gestão para quem ainda agora começou

 

1. Certifique-se de que tem uma ideia de negócio viável

Por muito bom gestor que possa vir a ser, certamente não vai ser capaz de vender mel a abelhas. Como tal, vai precisar de saber se tem uma ideia de negócio viável, ao descobrir se existe mercado para o seu produto ou serviço, e ao descobrir como funcionará o seu negócio – terá de saber, por exemplo, como vai ganhar dinheiro de forma viável.

 

2. Conheça o seu público-alvo

Uma das melhores dicas de gestão para iniciados, que infelizmente é ignorada por muitos empreendedores, é a de conhecer o público-alvo do negócio. Ter um produto ou serviço que agrade a Gregos e Troianos é quase impossível, e como tal é preciso saber em quem se deve focar, para que os seus esforços valham mais a pena. Quantos mais detalhes tiver, melhor.

 

3. Seja um mestre da negociação

Apesar de não se aprender a negociar como deve ser do dia para a noite, esta é das dicas de gestão para iniciados que não deve ignorar, pois vai conseguir poupar dinheiro em tudo e mais alguma coisa, desde que seja um mestre da negociação. Se conseguir fazer com que os seus fornecedores baixem os preços conseguirá poupar dinheiro e aumentar a sua margem de lucro, apenas por saber como negociar. Esta dica é útil, independentemente da empresa em questão.

 

4. Separe finanças pessoais e empresariais

Gerir uma empresa não é fácil e muitas vezes há empresários que acabam por usar dinheiro das suas empresas para fins pessoais, o que acaba por ser um grande erro, pois está a prejudicar a empresa que, provavelmente, teria bom uso a dar ao dinheiro. O melhor é tirar um valor fixo dos lucros, e reinvestir o resto para que a empresa possa crescer.

 

5. Mantenha-se organizado

Terminamos as nossas dicas de gestão para iniciados com uma simples, mas crucial: a paixão pelo seu negócio não deve impedi-lo de manter tudo organizado, seja a nível financeiro ou operacional. A desorganização pode conduzir a erros, que por sua vez podem fazer com que venha a perder grandes oportunidades de negócio. Tendo tudo organizado, poderá facilmente encontrar pontos a melhorar e manter-se a par de tudo o que se passa.


Veja também: