Publicidade:

7 dicas de liderança que precisa conhecer

Conheça as nossas dicas de liderança e desenvolva as suas competências profissionais para gerir com sucesso uma equipa de trabalho.

7 dicas de liderança que precisa conhecer
Seja um líder de sucesso

São várias as competências que podem ser treinadas e a liderança é uma delas. Continue a ler e conheça a nossa seleção de dicas de liderança para desenvolver as suas competências profissionais nesta área.

O sucesso de uma empresa depende do sucesso das suas equipas e, esse sucesso, depende da forma como as pessoas incluídas nestas equipas são geridas. Ou seja, as empresas procuram, cada vez mais, profissionais preparados para assumir estes cargos de liderança.

As dicas de liderança que vamos mostrar servem, essencialmente, para o ajudar a desenvolver as caraterísticas próprias de um líder – como, por exemplo, capacidade de planeamento e realização, poder de decisão e visão estratégica, comunicação interpessoal, equilíbrio emocional, humildade, e resiliência.

Preparado para investir nas suas competências? Siga as nossas dicas de liderança.

7 dicas de liderança para uma melhor gestão de equipas


dicas de liderança

1. Faça um planeamento

O plano estratégico define metas e prioridades. É este planeamento que vai guiar o trabalho da equipa e garantir a coerência de todas as ações e decisões que envolvem os colaboradores.

2. Seja um bom comunicador

Saber comunicar bem é uma das dicas de liderança fundamental para uma gestão eficiente. Saiba expressar-se de forma assertiva e sucinta, garantindo que a informação chega a todos. E, não se esqueça, manter os canais abertos para o diálogo é essencial para o desempenho da equipa, servindo para esclarecer dúvidas, estabelecer prioridades e incentivar a integração.

3. Aceite sugestões e ideias

Abra espaço para a troca de ideias, sugestões e opiniões. Ouça o que os outros têm a dizer e disponibilize-se para refletir sobre essas ideias e sugestões. Não se esqueça de dar feedback mesmo que a ideia não seja implementada. Em conjunto, é mais fácil encontrar alternativas para a otimização de processos e desempenhos.

4. Saiba o que a equipa espera de si

Precisam de formação? Reuniões mais frequentes? Comunicações mais claras e objetivas? Querem mais autonomia e que lhes delegue tarefas? Converse e tente perceber o que falta para melhorar o desempenho dos colaboradores.

5. Conheça os colaboradores

Identificar talentos é uma missão de líder, é fundamental conhecer cada elemento da equipa e perceber as suas capacidades, competências e ambições. Perfis diferentes correspondem a melhores desempenhos em tarefas e funções diferentes. É possível identificar 4 perfis básicos:

  • analíticos – são influenciados pela lógica e dados objetivos;
  • empreendedores – são motivados pelo desafio;
  • expressivos – pretendem alcançar um ideal criativo e querem inspirar outros;
  • integradores – adoram integrar as pessoas e cultivar ligações.

6. Seja o exemplo

Esta é uma das dicas de liderança mais importante. Se exige pontualidade, seja o primeiro a chegar. Dê o exemplo para as exigências que faz, conquiste assim a confiança da sua equipa para que o respeitem como líder.

Naturalmente, não domina todos os assuntos… Mas, por isso é que existe uma equipa e um bom líder sabe delegar tarefas.

7. Celebre e recompense

A motivação e o reconhecimento são essenciais para a gestão de equipas. Os sucessos e objetivos atingidos merecem ser festejados e recompensados. Mantenha desta forma a sua equipa motivada.

Veja também: