10 Dicas de motivação para empreendedores

Descubra algumas das técnicas de motivação para empreendedores, recomendadas por alguns deles. 
 

10 Dicas de motivação para empreendedores
Até o mais dinâmico dos empreendedores necessita de um pouco de motivação de vez em quando.

Sim, é verdade, até os empreendedores precisam de alguns truques para se manterem motivados. Eles são dinâmicos, interessados e apaixonados pelos seus projetos, mas por vezes, isso não é suficiente. Até porque – sejamos francos – mesmo os mais “bravos” empreendedores enfrentam períodos menos bons. É nessas alturas que precisam de alguma inspiração. Se é o seu caso, as dicas de motivação para empreendedores que se seguem podem ajudar.

Dicas infalíveis de motivação de empreendedores e para empreendedores

Leu bem. Afinal, quem melhor do que os próprios empreendedores para saberem o que os motiva? As dicas que lhe vamos apresentar já de seguida foram compiladas pela página Tech.Co e dadas por alguns empreendedores que – também eles – precisaram de uma boa dose de motivação. Ora veja.
 

1. Faça uma pausa

Pode parecer óbvio, mas a verdade é que funciona. Uma pausa no ritmo de trabalho, não só ajuda a libertar o stress, como ajuda a “limpar” a mente. O resultado não podia ser melhor: mais criatividade e produtividade. Tire uns dias ou umas horas para descansar ou então faça exercício, por exemplo. Só lhe vai fazer bem.
 

2. Pense nos seus clientes

Enquanto empreendedor vai trabalhar para satisfazer as necessidades dos seus clientes. O problema é que para muitos empreendedores a interação com os clientes se limita (na grande maioria das vezes) a contactos virtuais, o que pode facilmente gerar um sentimento de desmotivação. Para evitar que isso aconteça, pense que os seus clientes (virtuais ou não) são essenciais para a sua empresa/ startup, já que são eles que consomem e beneficiam dos seus produtos ou serviços. Analise os números das vendas ou as opiniões (positivas) dos seus clientes e deixe que os bons resultados o inspirem e motivem.
 

3. Pense na sua equipa

Tal como os seus clientes, a sua equipa é parte essencial do seu sucesso. Lembre-se disto: o seu projeto, a sua empresa não se construiu apenas consigo, contou também com a sua equipa (colegas, sócios ou colaboradores, por exemplo) e eles certamente sentem-se motivados por fazer parte de algo novo e desafiante. E mais. Eles decidiram acompanhá-lo na sua aventura e sentirem que você está motivado vai ajudar a que eles se sintam mais motivados ainda.
 

4. Relacione-se com outros empreendedores

Para elevar a sua moral mantenha-se socialmente ativo. Ou seja, contate com outros empreendedores, esta socialização com pessoas que têm as mesmas preocupações e vivências podem ajudá-lo a encontrar a solução para o seu problema.
 

5. Organize-se

Por vezes o caos faz até as tarefas mais simples parecerem impossíveis. Para evitar entrar numa espiral de desespero e desmotivação é imperativo que se organize. Uma dica simples: crie uma lista dos seus objetivos e das tarefas a cumprir, respeitando a ordem de prioridade definida.
 

6. Faça algo novo

Uma vida demasiado rotineira pode fazer com que se sinta desmotivado. O segredo é agitá-la um pouco. Estabeleça um novo desafio para si ou para o seu negócio, algo que o obrigue a sair da sua zona de conforto. Vai ver que ajuda. Um bom desafio faz sempre bem.
 

7. Assuma a responsabilidade

Se pensa que ser empreendedor é apenas ser dono do seu negócio está redondamente enganado. Ser empreendedor implica assumir as responsabilidades pelo seu projeto. Pense que – em última instância – está tudo a seu cargo (seja para o sucesso ou para o fracasso), verá que a motivação não tarda a surgir e a ajudá-lo a “levar o barco a bom porto”.
 

8. Relembre as suas conquistas

Quantas vezes não ambicionou ter o seu próprio negócio? Quantas vezes disse que detestava o seu emprego anterior? Pois bem, se chegou até aqui, não só deixou esse odiado emprego como deu asas ao seu sonho. Quando se sentir desmotivado é nisso que deve pensar: nas suas conquistas e no caminho que percorreu até aqui e no que isso significa para si e para as pessoas que trabalham consigo.
 

9. Redescubra a sua inspiração

No fundo, tudo se resume a isto: redescobrir a sua inspiração inicial, o que o motivou e levou até onde está hoje. 
 

10. “Aguente-se à bronca”

Quando nenhuma das nove dicas anteriores resulta, dizem os empreendedores que deve que (isso mesmo) “dar a volta por cima”. Mentalize-se que estar desmotivado não é opção, nem tão pouco a solução para os seus problemas. Esta foi a sua escolha, este é o seu projeto e a decisão sobre o que fazer a seguir – em última instância – será sempre sua. Antes de desesperar, pense que tudo tem solução, só precisa de a procurar e uma boa dose de persistência e criatividade pode ajudar, portanto, deixe a desmotivação de lado e “mãos à obra”.

 

Junte-se ao clube dos empreendedores motivados

Já aqui falamos das características dos empreendedores de sucesso e, claramente, a motivação a não pode faltar. Use os conhecimentos de quem já esteve na sua posição e soube como ultrapassar a situação. Quem sabe daqui a uns tempos não é você a aconselhar outros empreendedores.  


Veja também: