As 3 mais importantes dicas de networking

Ainda não sabe como o fazer? Estas são as 3 mais importantes dicas de networking, que deve ter sempre em mente.

As 3 mais importantes dicas de networking
Não perca mais nenhuma oportunidade de negócio.

A ajuda que precisa para o arranque do seu novo negócio está aquiSaiba mais
O networking tem vindo, ao longo dos últimos tempos, a ganhar importância, pelo simples fato de ser algo extremamente positivo, quer para indivíduos, quer para organizações.

Como funciona? É muito simples. O networking baseia-se na criação de uma rede de contatos, e na gestão e manutenção da mesma. Em termos práticos, a busca por novos contatos para a sua rede de networking pode ajudá-lo a conseguir o emprego dos seus sonhos, bem como a atingir as pessoas certas, que o poderão ajudar a impulsionar a sua carreira ou simplesmente agarrar novas oportunidades de negócio.
 

3 dicas de networking que não pode esquecer

 

1. Crie laços

O primeiro passo para ser bem sucedido no networking é assumindo-o como a criação de ligações pessoais e não comerciais. Esta é a 1ª das dicas de networking a ter em conta e que fará toda a diferença no seu sucesso.

Procure relaxar e fazer com que os outros indivíduos relaxem também. Não se preocupe demasiado em vender algo ou em ganhar uma discussão, pois, no que diz respeito ao networking, essas atitudes não o irão beneficiar. Respeite os outros indivíduos e dê-lhes a oportunidade de se exprimirem. Aprenda a ouvir, seja paciente e verá que, mais cedo ou mais tarde, as oportunidades irão surgir.

Não force conexões, não tenha vergonha em admitir que não conhece algo e, o mais importante, demonstre interesse verdadeiro por aquilo que os outros têm para lhe dizer. Caso o seu interesse não seja sincero, mais cedo ou mais tarde as suas ligações irão aperceber-se, ficará mal visto e perderá, obviamente, mais do que aquilo que poderia ganhar com o networking.

 

2. Avalie o seu próprio valor

No networking, as relações não são unilaterais. É certo que determinados indivíduos o podem beneficiar em diversos aspetos, mas não se esqueça de que você também os pode beneficiar a eles, por isso, o seu mantra no networking deve ser “sou uma pessoa que vale a pena conhecer”.

Não sabe qual o seu valor? Pergunte a si próprio: o que é que consegue trazer, de relevante, para esta interação? Identifique a necessidade que consegue colmatar aos olhos da pessoa com quem está a interagir e faça uso disso para potenciar o seu valor.

 

3. Possua uma estratégia

A 3ª dica de networking relaciona-se com a necessidade de uma estratégia para potenciar o networking. Foque-se no networking estratégico em vez de procurar ligações ao acaso.

Procure criar uma rede de contatos que consiga gerir e nutrir, pois criar contatos para os utilizar apenas quando necessita de favores vai fazer com que estes se sintam usados e consequentemente, vai fazer com que os perca.

Procure canalizar a sua energia para construir relacionamentos de longa duração, que importem e não qualquer tipo de relacionamento. O importante, no networking, é a uma rede boa, não uma rede extensa de pessoas que, muitas vezes, nem conhece.
Precisa de dinheiro para começar um novo negócio? Agora é fácil! >>
Veja também: