As 5 melhores dicas de saúde no inverno

Evite os lenços e medicamentos. Fique a par de algumas das melhores dicas de saúde no inverno.

As 5 melhores dicas de saúde no inverno
Afaste as doenças e os vírus!

A estação mais temida e fria ainda nos faz companhia e com ela fica também presente o desconforto das gripes e constipações. Mas afinal, porque é que isto acontece? Ao contrário do que se pensa, não é o frio que causa os problemas de saúde: o que se passa é que as pessoas acabam por frequentar em massa espaços interiores e este é o ambiente ideal para troca de bactérias.

Para além disso, se a imunidade estiver um pouco em baixo, os ambientes húmidos são excelentes espaços para a proliferação dos vírus. Existem, no entanto, algumas dicas de saúde no inverno que pode pôr em prática para turbinar a sua saúde e conquistar o desejado bem estar.

Ainda vai a tempo de fugir dos males da estação mais fria do ano! Tome nota das nossas dicas.

5 dicas de saúde para o inverno

Beba muita água

beba-agua

Sim, a água também é muito importante no inverno e não pense que se livra dela. Além de ajudar a hidratar a pele (que resseca com as temperaturas baixas), ajuda na circulação sanguínea e na drenagem dos resíduos do organismo, atuando como um verdadeiro detox.

A meta dos dois litros de água por dia é uma das dicas de saúde no inverno. Não guarde a sede só para o verão!

Hidrate a pele

hidratar-pele

É verdade que com o frio, depois de um banho quente, a última coisa que queremos é estar a colocar creme hidratante no corpo. Mas não esqueça que a sua pele é um órgão que precisa de cuidados.

Se não consegue estar ao frio depois do banho, aposte nos produtos hidratantes que podem ser aplicados ainda no duche, com o corpo molhado. Agora já não há desculpas, certo?

Casa arejada

woman looking out of window

Outra das principais dicas de saúde no inverno tem a ver com a circulação de ar na sua casa. Como está frio, as pessoas têm tendência a fechar tudo para o calor “não fugir”. Erro crasso! Ao fazê-lo, está a criar um verdadeiro lar para os ácaros e outros bichinhos que gostam de viver confortavelmente na sua casa e no seu corpo.

Antes de sair, de manhã, aproveite para deixar a janela um bocadinho aberta e faça circular o ar pela casa. Bastam 30 minutos para renovar o ar do ambiente. Lar arejado, vírus expulsos!

Têxteis de cama em dia

quarto-familiartirol-t3

A cama é um dos locais mais queridos pelos ácaros. Se utiliza os tão fofinhos e quentinhos lençóis de flanela e as mantas felpudas, a situação é ainda pior. “Agite” os lençóis todos os dias e faça a troca – pelo menos – uma vez por semana.

Além disso, quando for buscar os cobertores de inverno, coloque-os ao sol antes de usá-los. Isso é eficaz para eliminar qualquer vestígio de bolor ou outra substância menos positiva.

Lave as mãos

lavar-maos

As mãos são um dos principais focos infeciosos e de doenças que existem. Sempre que for à casa de banho, antes de cozinhar, antes de tocar em artigos de higiene e até mesmo em intervalos no trabalho, aproveite para lavar as mãos.

Leve este hábito de higiene para os objetos da sua casa e não esqueça que eles também devem ser limpos. Cortinas do duche, carteiras, almofadas e computadores são alguns dos exemplos de coisas que tem em casa e são fontes de micro-organismos nocivos. Fique atento!

Esta é uma das dicas de saúde no inverno que pode poupar alguns dias de baixa médica!

Está pronto para despedir-se do inverno com saúde?

Veja também: