9 dicas de saúde para 2017

Selecionamos algumas sugestões para que 2017 seja um ano com mais benefícios para a sua saúde, mas não se preocupe: são mudanças simples e fáceis de adotar.

9 dicas de saúde para 2017
Ideias saudáveis para um ano novo com muito mais saúde

Se acha que para ter uma vida saudável vai ter de comer mais vegetais e correr para fazer a inscrição no ginásio mais próximo, está enganado. Temos boas notícias: é possível estabelecer mudanças simples, fáceis de executar e eficazes. Comece o ano decidido a alterar os antigos hábitos e descubra que, aos poucos, também pode sentir os benefícios disso e ganhar mais energia e bem estar. Conheça as nossas dicas de saúde para 2017 e comece o ano com o pé direito.

Tome nota das 9 sugestões que listamos e confie: elas vão turbinar a sua disposição física e preservar a saúde do seu corpo.


9 dicas de saúde para levar a sério em 2017

 

1. Varie na dieta

Esqueça o hábito de comer sempre mais do mesmo e aposte em experimentar sabores variados. Que tal incluir novos alimentos no cardápio e excluir a rotina do seu prato? Pare de comer as mesmas coisas, descubra o colorido dos alimentos saudáveis e enriqueça as suas refeições. Escolha uma novidade todos os dias: sopas, saladas, legumes grelhados, suflês e tudo o que a sua imaginação permitir. Não esqueça de abusar das frutas na hora da sobremesa.
 


2. Hidratos de carbono? Sim, obrigado.

Não exclua os hidratos de carbono da sua dieta, afinal eles são mesmo deliciosos. A regra de ouro é optar pelos alimentos mais saudáveis, como pães, bolachas, arroz e massas integrais. Para além de saborosos, esses alimentos são fonte natural de fibras e fazem muito bem ao funcionamento dos intestinos, para além de ajudarem a prevenir problemas relacionados ao mau colesterol e aos altos níveis de triglicéridos.
 


3. Sal? Troque por especiarias

Eliminar o sal das suas refeições é um passo mais simples do que pode imaginar, principalmente porque os seus pratos vão ficar ainda mais saborosos se optar por incluir especiarias nas receitas. Esta é uma dica valiosa para quem precisa reduzir o consumo de sódio, que está diretamente relacionado a doenças crónicas como a osteoporose e a hipertensão arterial, e ainda a problemas cardiovasculares, renais e ao Acidente Vascular Cerebral (AVC). De bónus, ainda vai melhorar todo o funcionamento do sistema digestivo.
 


4. Faça dois/três lanches saudáveis por dia

Esqueça os petiscos entre as principais refeições e faça uma troca por snacks saudáveis. Coma uma peça de fruta, beba um iogurte, descubra os sabores das bolachas integrais, experimente os queijos magros ou simplesmente deixe-se seduzir por um chá adoçado com mel. Se não saltar a hora do lanche, vai reparar que é possível ter menos fome ao almoço e ao jantar.
 


5. Não seja radical

Ninguém pode ou consegue mudar de hábitos de um momento para o outro, e é preciso ter paciência e sabedoria para adotar mudanças positivas duradouras. Comece por substituir alguns alimentos aos poucos e faça uma coisa de cada vez. Numa primeira semana, troque os sumos industriais pelos naturais ou pela água, e na semana seguinte faça a opção por alimentos grelhados ou assados. Deixar de comer doces, abandonar os refrigerantes e negar os fritos pode ser desestimulante a longo prazo. Seja flexível consigo.
 


6. Ginásio? Não vá já.

Sejamos honestos: quem nunca decidiu fazer mudanças saudáveis na rotina e, em pouco tempo, desistiu de tudo e voltou ao mesmo? Já se sabe que ninguém fica com o corpo em forma da noite para o dia, por isso dê tempo ao seu corpo para entender as alterações benéficas que está a conhecer. Não vá de imediato ao ginásio e escolha começar pelas caminhadas, por exemplo. Está é uma mudança simples que ajuda a aumentar a disposição física, a resistência do organismo, a oxigenação e a circulação sanguínea - e ainda faz perder peso.

Dica: 30 minutos por dia é o ideal para quem está a começar. Pouco a pouco, vai começar a sentir os efeitos benéficos da prática regular de atividade física, e em seguida, vai procurar por novas experiências para mexer o corpo.  
 


7. Durma mais e torne os dias produtivos

Comece a respeitar o seu corpo e a priorizar o horário de descanso. O sono é essencial para garantir que o organismo recupera do desgaste diário e recarrega as energias para continuar a trabalhar mais e melhor. Entenda: o sono perdido não é mais recuperado. A dica para conseguir ter noites de descanso é apostar em hábitos relaxantes, como tomar um banho quente ou ir para a cama 30 minutos mais cedo.
 


8. Crie bons hábitos de vida

Se ainda tem hábitos pouco saudáveis, como o álcool e o tabaco, está na altura de abandoná-los. Diga adeus ao vício e previna-se contra doenças do coração, cancro e cirrose. Reduza também a ingestão de açúcares e gorduras saturadas, e evite o sol em excesso.

 

9. Cuide de si... E seja mais feliz

Felicidade e saúde estão intimamente relacionadas, e uma depende da outra para estar bem. Para promover uma melhoria na sua saúde física, que tal investir tempo e dedicação para cuidar da saúde emocional? Para isso, a dica é simples: faça mudanças para ter um estilo de vida mais saudável e dedique tempo livre a si mesmo. Faça uma massagem, decida uma viagem, leia um livro, vá ao cinema, esteja com amigos. Desfrute de momentos felizes e veja a ansiedade e o stress desaparecerem da sua vida.
 
 
Os hábitos, quando adquiridos com cuidado e respeito pelo corpo, têm tendência a ser mais duradouros, o que também faz com que os seus efeitos e benefícios seja prolongados.  Mude com calma, dê um passo de cada vez e veja que preservar o seu corpo é muito mais fácil do que pensava até hoje. Lembre-se: se cuidar de si não faz parte do dia a dia, de pouco servem os excelentes tratamentos ou remédios que inclui na sua rotina.

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