Publicidade:

4 dicas de segurança para Android que deve conhecer

Com os smartphones sempre ligados à internet, é preciso ter cuidados relativamente à segurança do dispositivo. Descubra dicas de segurança para Android.

4 dicas de segurança para Android que deve conhecer
Dicas de segurança que deve conhecer se tem um Android

O Android é um sistema operativo para dispositivos móveis muito eficiente, mas não é perfeito, tendo falhas de segurança. O smartphone é um gadget usado com frequência não só para assuntos pessoais, como também para trabalho. Fique a conhecer 4 dicas de segurança para Android para conseguir usufruir ao máximo deste sistema operativo sem sofrer ameaças externas.

Dicas de segurança para Android: 4 que tem de adotar


dicas de seguranca para android

1. Ter cuidado com redes públicas de Wi-Fi

Existem tarifários com uma quantidade generosa de dados móveis, mas nem toda a gente tem este tipo de tarifários (havendo também quem os esgote). Isto significa que, muitas vezes, quando vai a um local público (café, restaurante, hotel, etc.), pede a password da rede Wi-Fi (ou nem é preciso porque, às vezes, as redes são abertas).

O problema é que estas redes são muito vulneráveis em termos de segurança, sendo fáceis de hackear. Ao aceder a estas redes está a pôr o seu Android em risco, uma vez que os seus dados ficam mais expostos. Uma dica para estas situações é usar uma aplicação VPN (Virtual Private Network). O VPN é um sistema que encripta os dados, fazendo com que navegue online de forma mais segura.

2. Fazer download de apps apenas da Google Play Store

De forma geral, as apps que estão na Google Play Store são seguras e, por isso, este deve ser o único local onde vai para descarregar aplicações. Caso use fontes não oficiais, arrisca-se a permitir que o seu gadget seja infetado com algum malware.

Para ter a certeza de que o seu dispositivo não aceita apps de fontes duvidosas, vá a ‘Definições’, ‘Definições Avançadas’, ‘Segurança’ e desative a opção ‘Fontes Desconhecidas’.

3. Não revelar a localização

Muitas funcionalidades de algumas apps envolvem revelar a localização. Estes dados são delicados, por isso deve pensar duas vezes na sua privacidade quando permite que certas aplicações acedam à sua localização.

Algumas apps como o Google Maps requerem mesmo a partilha da localização; outras nem tanto e pode estar a dar a dados privados sobre a localização sem necessidade. Pode gerir que apps acedem à sua localização indo às ‘Definições’, ‘Aplicações’ (escolher a app) e, depois, a ‘Permissões’, desativando o acesso à localização.

4. Fazer atualizações

Muitos utilizadores não gostam de fazer atualizações porque têm receio que o smartphone fique mais lento. Mas as atualizações são importantes não só porque corrigem bugs que podem comprometer a performance do telemóvel, como também corrigem falhas de segurança. É por isso que deve sempre fazer atualizações de sistema operativo (e de apps também).

Veja também:

Ana Duarte Ana Duarte

Jornalista e gestora de comunicação no projeto Patient Innovation, Ana Duarte é mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto. A sua paixão pela escrita começou cedo, quando aprendeu a escrever e começou a criar os seus próprios jornais. Interessa-se por tecnologia, desporto, cinema e literatura.