9 boas dicas para super donas de casa

Das básicas às menos óbvias, existem algumas dicas para dona de casa que fazem, no mínimo, muito jeito. 

9 boas dicas para super donas de casa
Gestos que fazem diferença na lida diária

Quando falamos em dicas para dona de casa não nos dirigimos apenas às mulheres que tratam, mais comummente, de grande parte das tarefas no lar; elas são válidas para todos os membros da família, pois cada um deles deverá ser, à sua maneira e no seu grau de responsabilidade, uma dona de casa.
 

Pequenos truques para facilitar as tarefas domésticas

 
 

Cozinha

Começando pela cozinha, já aqui falámos de alguns truques para melhor limpar e organizar esta divisão da casa aos quais deve acrescentar estes:
  • Tenha sempre vinagre à mão como auxiliar da ação do detergente, acrescentando a este último algumas gotas. O vinagre potencia o poder desengordurante e proporciona um brilho extra às louças. 
  • Se nunca consegue que o arroz fique soltinho, experimente acrescentar uma colher de vinagre na água do arroz ao cozer. Se, mesmo assim, ficou empapado, coloque-o num coador e passe-o sob água fria, como se fosse esparguete.
 

Roupa

Na lavandaria, é importante ter sempre 3 tipos de detergente: em pó ou líquido para roupas claras, neutro (ideal para as escuras) e um específico para as roupas delicadas. E, claro, nunca misturar peças claras com escuras na lavagem. 

As camisas são o seu maior pesadelo? Esta é a maneira certa de as passar a ferro
  • Comece pelo colarinho, de fora para entro. Encaixe os ombros da camisa na parte mais estreita da tábua, seguida da parte superior de trás.
  • Passe os punhos, mangas e as duas metades da frente.
  • Finalize passando a parte de trás e pendure a camisa num cabide imediatamente, guardando-a no armário apenas quando o tecido estiver frio. 

Desenrascar uma bainha que se descoseu é uma das dicas para dona de casa que todos devemos saber colocar em prática. No caso de umas calças, por exemplo, e enquanto não tem tempo de dar uns pontos mais fortes ou coser a bainha à máquina, a solução de emergência passa por: 
  • Marcá-la com alfinetes. colocar as calças sobre a tábua de passar, retirar os alfinetes e passe um ferro quente por cima da marcação.
  • Alinhavá-la, ou seja, passar a agulha e linha em ziguezague pelo avesso da peça no limite da bainha.

Se puder deixar o cesto da roupa suja na lavandaria ao invés de na casa de banho, conseguirá menos maus cheiros.

 

Limpeza

Para além do vinagre, o limão e bicarbonato de sódio, também usado para limpar o frigorífico, são excelentes aliados para uma limpeza e manutenção mais rápida, mais barata e igualmente eficaz da casa de banho.

Por último, algumas das dicas para dona de casa igualmente importantes: como tirar as manchas e cheiros mais difícieis. 
  • Manchas de café: Esfregue um cubo de gelo sobre a mancha, de preferência assim que o problema ocorrer. 
  • Manchas de vinho: Deixe a peça de molho em água bem quente antes de a colocar na máquina. 
  • Manchas de baton ou graxa: Esfregue um pedaço de sabão branco antes de colocar a peça na máquina.
  • Manchas de gordura ou molho de tomate: Esfregue um pouco de detergente da loiça neutro antes de colocar a peça na máquina.
  • Cheiro a tabaco: Deixe a peça ao ar durante pelo menos 12h.
  • Cheiro de alho e cebola das mãos: coloque as mãos apenas sob água corrente por alguns minutos e seque-as bem. 
  • Cheiro a fritos: ponha um pouco de canela em pó aquecer numa frigideira ou ferva alguns pauzinhos de canela e cravo-da-índia.
 
Veja também: